quarta-feira, 7 de novembro de 2007

SÓ TÉCNICA DE TODOS OS LADOS

OAT!!!!!!!

- Sai hoje de casa para a rádio por volta das 11.30h e, dessa altura em diante, só estive fora de hospitais entre as 12.30 e as 14.30. Sai da Cruz Vermelha às 21.30h, depois aviar receitas e chegar a casa para jantar, ver os vossos comentários - que confessei ao enfermeiro Miguel, da CVP, quando me disse espontaneamente que uma disposição como a minha encontrava ele uma num milhão, que ela vem do blogue, ou seja, de TODOS vós - e finalmente escrever este post que é só técnica vinda de todos os lados...

- A Rádio correu bem, a horas e com a intensidade necessária para que ao Inimigo não ocorra sequer que causou mossa ontem...continuo sem sentir, vindos daqui, efeitos secundários dignos desse nome.

- À partir das 14.30 fiz um raio X ao tórax (pulmões) tendo-se constatado que as dores de ontem, que ainda se arrastaram ao longo do dia de hoje, são provenientes de uma infecção do sistema respiratório (principio de pneumonia, mas a realidade é bem menos assustadora do que o nome indicia). Que fazer? Simples: mudado o antibiótico para um mais potente, que logo levei pela veia adentro, que se espera trate do problema em 2-3 dias em conjunto com as panaceias normais de uma constipação, como não apanhar frio nem muito sol, descansar mais um bocadinho, etc. Caso não se resolva já nos próximos dias - O QUE NEM PONHO COMO HIPÓTESE - poderá ser necessário um internamento de 1 ou 2 dias para aplicação de um antibiótico por via endovenosa, potente para dar cabo desta infecção e de outras quejandas e oportunistas que possam querer surgir, porque é disto que se trata: pequenos problemas sem relação com a doença que constitui o meu combate com o inimigo. O que aconselha um pouco mais de cuidado com esta constipação é o facto de ter feito há 15 dias a broncoscopia e, exactamente à 8, a intervenção cirúrgica da Luz (tirei hoje os agrafos respectivos :)) o que terá fragilizado um pouco mais a zona da infecção. Mas por aqui no worries, só mudança de antibiótico e acrescento de Tramal RETARD e Clonix à lista das minhas armas secretas;

- Feitas também análises para confirmação do diagnóstico surgiu uma surpresa no valor da glicémia - vulgo diabetes - que, de tão alto, pareceu impossível à médica da urgência da CVP. A impossibilidade afinal era possível mas lá tive de repetir a análise com mais uma tomada de sangue e para ai uma dúzia daquelas picadas no dedo próprias para diabéticos, feitas por uma maquininha de testes que, devido ao meu valor ser um bom bocado alto, não conseguia reproduzir os valores correctos - eram para alem da sua escala de medição :)

- Estive de seguida a levar com injecções de insulina nas "pregas" de gordura deste meu nobre corpinho e também por profusão endovenosa, na mira de descer os níveis pelo menos até ao máximo do "normal", o que veio a acontecer. Aprendi a dar injecções de insulina em mim próprio, já tenho mais 2 gadgets que adoro - a maquina de teste dos níveis de glicémia e a caneta de administração da insulina, e sou, TRANSITORIAMENTE, diabético.

- Porquê transitoriamente? porque a origem desta situação tem que ver com a administração intensiva da célebre Dexametasona misturada com outros comprimidos e, como não a posso parar durante os tratamentos de rádio, há que controlar até ao fim destes os níveis de glicemia 2 vezes ao dia, manhã e noite, procedimento que pode ser feito por mim e é fácil e indolor. Também por aqui no worries, confesso que estou um bocado ansioso por ver tudo isto a funcionar - Gadgets é comigo!!!!

- Da noticia anterior pode decorrer uma outra excelente - é que a pequena limitação que vinha sentindo na visão, cuja melhoria esperava a cada dia ido de rádio, pode afinal ter a sua explicação neste alto teor de glicémia e não na própria doença - amanhã tenho oftalmologista indicado pelo incansável Dr. Carlos Carvalho que, lá para as 8 da noite, apareceu na CVP para me explicar toda esta técnica que agora vos estou a passar. Em conjunto com o Santo A Lopes Ferreira, que não me largou no hospital um segundo das 14.30h em diante, sossegaram-me o espírito e a alma e ensinaram-me a distinguir bem estas maleitas oportunistas e sem importância da doença que constitui o meu Inimigo real.

- Finalmente quanto aos resultados da composição "finíssima" dos bichos, obtidos através da cirurgia, espero ter novidades amanhã. Destas e das outras, do oftalmologista, sabem? Aquele? Hein? OI?

- Voltei da CVP animado, tranquilo, sem dores e pronto para, convosco ao lado, enfrentar um novo dia de amanhã. Pois é Miguel...Dia. Novo.

- Vou-me chegando porque agora, com pequenas doenças oportunistas que mais não são do que manha fatela do Inimigo às costas, não há que facilitar.... muito!

Obrigado a todos os que dão aos Outros com esta Humildade e Alegria Gloriosa que tenho vindo a constatar sucessiva e crescentemente. Este Blogue é muito muito muito Especial. Muito Especial. Cuidemos dele e estaremos a cuidar-nos a nós também, no que de mais Bonito existe dentro de cada um.

ATÉ AMANHA, BEIJOS E ABRAÇOS,

Salvador

8 comentários:

Branca disse...

Mas, que bom, estar aqui a lê-lo em primeiríssima mão, a saber estas novidades todas! Já tinha vindo cá, julgando eu que chegaria cansado e hoje não haveriam novidades, que se deitaria cedinho.E deitou concerteza, depois deste longo relato.Eu é que me estou a portar mal, mas já ia para a caminha, só que não desliguei esta máquina sem vir cá espreitar o seu sítio, já se está a tornar um hábito.Mesmo que já não tenha forças para ir a outro lado, o seu blogue e o de outro amigo são sempre visitados antes de me deitar.
Vejo que apesar de tudo o saldo dessa luta continua a ser positivo e nós cá estaremos todos até à vitória final.
Um grande abraço.

Anónimo disse...

Acordei, de repente.

" Não posso deixar que te leve, o castigo da ausência.
Vou ficar a esperar e ver-nos lutar, para que esse mar não nos vença.."

( P Abrunhosa ..falta a pta da música que é magnífica )

Abração Man!

iw disse...

Acordei e vim saber como estás.
Espero que consigas descansar depois da estafadeira de hoje.
Um beijinho e até mais logo
Isabel

Anónimo disse...

Bom dia Salvador,
Cada amanhecer é algo maravilhoso.
Hoje é um dia inédito! Nunca o vivemos antes e jamais voltaremos a vivê-lo. Cada dia que Deus nos oferece é uma nova chance para fazermos melhor o que não fizemos ontem.
Nunca percas a motivação para viver um novo dia.
Nunca percas a simplicidade e a facilidade que tens para te encantares com o nascer e o pôr-do-sol e com todas as coisas belas da natureza.
Conserva sempre a ternura de um abraço, de um beijo, de palavras amáveis, de um sorriso, uma gargalhada, uma brincadeira.São coisas tão pequenas mas tão grandes na sua essência e somente quem as valoriza é realmente feliz.
VIVA O NOVO DIA!
Bébé Sousa

VascoG disse...

Mano,
Um abração do tamanho do Mundo (ou deste blog... tanto faz) e que tenhas o acordar mais que merecido e que ontem te atraiçoou... Pelos vistos temos que mudar, ainda que temporáriamente, a nossa sede (sede... de estabelecimento principal ou de encontro, e não sede... de beber, ou o que quer que seja que vos passe pela cabeça)... De facto há que ter cautelas acrescidas a tratar esse palerma desse bicho e não facilitar... é que ele, ao contrário dos Manos, não dorme!!! Não dorme e dá-se bem demais em condições da treta...
Bom, grande MANO, um abração e até já...LOVE YOU!!!
Mano Gallego (o gordo..., do XL)

Anónimo disse...

grande salva,

vou estar hoje no concerto da nossa Mariza, um dos poucos orgulhos nacionais, ja que o sporting ontem pregou-nos uma partida ao cair do pano. se tiveres tempo durante a tarde ha ensaios a partir das 16h. pede ao ventura pedro o meu telefone e da-me uma apitadela se estiveres com disposiçao para aparecer durante a tarde que eu arranjo-teum passe para estares la comigo. senao espero ver-te à noite no concerto.

um abraço e ate ja

tavares, nao confudir com o pescadinha

Bébé disse...

Salva,
Mas que dia!
Mas um Santo António sempre a teu lado, não é para todos.
Embora extenuante, foi muito bom ter-se detectado, corrigido e controlado tudo o que descreveste: a bicharada nem vai acreditar no que vai levar por essas trombinhas todas!
Resguarda-te agora e descansa bastante.
Até logo, abraços
Bébé

Anónimo disse...

Mas ... esses anormais e acéfalos bicharocos aida não perceberam que estão a lidar com uma força da natureza?

A luta continua. A bicharada para a rua!

Um abraço muito grande, caro Salvador.