terça-feira, 20 de novembro de 2007

DA NOSSA CATEDRAL-IMPRESSIONANTE!!!

OAT!!!!

IMPRESSIONANTEMENTE IMPRESSIONANTE é a expressão que me vem à cabeça depois de reler todos os Vossos últimos comentários.

Oh pá, é que vocês não me deixam mesmo ter um minuto de desanimo só para saber what if feel's like pá...:)

Chove neste momento torrencialmente, furiosamente, como se a água tudo quisesse renovar e fazer renascer e, de alguma forma, soubesse que este ano veio um pouco atrasada e que há que recuperar o tempo perdido. À minha frente em cima de uma cómoda tenho, em grande evidencia, o poema do Pessoa "A Felicidade exige Valentia", lá posto pelo Martim - que dorme a uns metros daqui o sono dos justos - na TV, sem som, exibe-se um filme James Bond, por uma janela aberta vejo e ouço a chuva que violentamente tomou conta dos outros "barulhos" da noite. Com um galão a ferver ao lado e um cigarrito (aiaiaiaiai) li e reli todos os vossos últimos comentários e achei...IMPRESSIONANTEMENTE IMPRESSIONANTE!

Não só os comentários afinam, de forma geral, pelo mesmo tom (a mudança de clima e o seu significado de uma nova fase que coincide com um novo round que ai vem para o Inimigo e para mim) como são, todos eles sem qualquer excepção, verdadeiros hinos de Apoio, Força, Fé e Esperança neste empreendimento que já habita esta Catedral de forma autónoma e livre.

- A verdade é que a Catedral responde, em cada segundo de cada dia, a todas as apreensões e estados de espírito em que me encontre, dando-me Animo quando o estou a perder, Força quando ela me falta, Esperança quando a sinto mais distante, mais Fé lembrando-me constantemente que a minha Fé é a soma e aglutinação de todas as VOSSAS Fés, e que é justamente essa a garantia e a certeza da Vitória Final sobre o Inimigo.

É para mim fundamental que TODOS vocês percebam o verdadeiro significado que esta Catedral assumiu para mim, a um ponto de ser a unica fonte e origem de toda a gana e coragem que me vão dentro para encarar os próximos tratamentos que ai se perfilam. Chemotherapy, com todos os efeitos colaterais que são conhecidos, mal-estar generalizado, doenças oportunistas etc, mas que encaro agora com uma tranquilidade que desconhecia em mim, com uma inevitabilidade de quem sabe que é só mais um passo necessário para a Vitória.

Esta capacidade de aceitação e de adaptação às novas circunstancias que cada NOVO DIA me põe à frente é, seguramente, uma das mais importantes dádivas que recebo diariamente de TODOS VÓS através desta Catedral e isto, ISTO eu não podia deixar de vos dizer e agradecer do mais fundo do meu coração.

Se em todo este empreendimento há um herói é o BEM ele próprio, que se autonomizou de mim e de cada um de nós para passar a ser o Nosso Alimento diário e constante, entrando nas nossas Vidas para lhes trazer tudo aquilo que a cada um faltava. Ora pensem lá, cada um para si, nas coisas boas (satisfação, alegria, felicidade, serenidade, etc) que já daqui tirou e ficarão, provavelmente, surpreendidos. Eu atrevo-me a dizer muito surpreendidos porque a muito muito tenho assistido E SEI que assim é...

Quando se dá do Coração a Vontade de o continuar a fazer vai aumentando sucessivamente porque é desse "material" que se faz a Felicidade e se constroi um Mundo melhor para as Pessoas que o Habitam.

- Pedras no Caminho? Guardamos todas porque estamos hoje, estivemos ontem e estaremos amanhã a construir uma Catedral - a NOSSA Catedral de Fé e de Esperança, o nosso reservatório do Bem, o nosso contributo diário para um Mundo Melhor.

Por isso OBRIGADO A TODOS.

Tenham um BOM DIA, UM ÓPTIMO NOVO DIA. MAIS UM.

-A técnica fica para outro post...

BEIJOS E ABRAÇOS,

Salvador





26 comentários:

VascoG disse...

Bom dia Mano...
VascoG

Anónimo disse...

Bom dia meu caro,

Pois é, também já acordado, ou melhor, ainda acordado...

Chove, troveja, o vento uiva e tudo sacode num tempestuoso nascer do dia...são os deuses loucos gritando por amor, pelo bem, pela amizade, pelo cuidado de cada um nas estradas, por tudo o que vai mal neste país… e não creio sinceramente que queiram saber do futuro Aeroporto ou do ditador que não se cala e que a propósito da sua breve passagem por Lisboa, nós como províncianos espanhois, dedicamos um programa de televisão de 3h a uma questão que para além da ameaça do Petróleo a 200 dollars pouco nos pode importar....mas porquê isto agora??!! Ah porque não interessa aos deuses e eles gritam por outros valores... e certamente estarão a evocar a nossa catedral como exemplo de fé, de esperança, de energia positiva, do que realmente nos torna melhores pessoas...e melhores pessoas fazem um melhor país...

Bem se me esqueço, por um instante que seja, o que aqui me trás, a mera divagação, sobre o que me vêm á cabeça a esta hora, assume níveis de interrogação alheia preocupantes!!!...e o que me aqui trás és tu Salvador e esta corrente fantástica que uniste á tua volta....

Um grandioso dia para ti...
Tomás MS

iw disse...

Querido Salvador,
Também dei pelo temporal,que me acordou a meio da noite, mas hão-de vir tempos de bonança.
Muita, muita Força e Coragem para estes tratamentos que se avizinham.
Um grande beijinho
Isabel

amelia assis disse...

Querido Salvador...mais uma vez passei por aqui para saber de ti...e torço por "ti"...para que não te falte a coragem e a fé...um beijinho e um abraço apertado...Amélia Assis

Anónimo disse...

Man! BOM DIA! BOM NOVO DIA!

e a elas, foniquese!!!!

Anónimo disse...

Volto aqui só para te dizer, Salvador, que vai corer tudo bem nesta nova etapa .

A Quimio representa, como bem dizes ( e disse Pessoa ) só mais umas quantas pedras no Teu caminho..

Vais usá-las para construir....

Anónimo disse...

Salva Bom Dia,

Um Bom dia e que lições que esta Catedral recebe todos os dias do nosso CAMPEÃO

Um Grande Abraço

Pedro V

Maria João Carido disse...

Bom dia Salvador,
A chuva e a falta de sol, parece que nos tira energia.... mas por outro lado dá-nos calma, aceitação, concentração para nos recolhermos em nós.
Tem um optimo dia.
Mtos Bjs
MJC

Jose Tomaz Mello Breyner disse...

Meu Caro Salvador

Penso que falo por todos os que aqui participam se disser que ao contrário do que tu dizes, tu é que nos dás força para enfrentarmos as pequenas dificuldade do dia a dia. Perante todos os problemas que enfrentas esta tua força e coragem são lições diárias de vida para todos nós.

Quanto à quimioterapia, Salvador como sabes sou "doutorado" nesta "cadeira" e posso dizer-te que há 25 anos era mázinha, há 15 era bastante melhor e há 5 era "piece of cake" devido a todas as drogas que entretanto apareceram para minorar os efeitos secundários. Assim Salvador posso dizer-te que acredito ser a quimio bastante mais fácil que a radio, e depois irás dizer-me se tinha ou não razão.

Desejo-te um bom dia e que corra tudo bem.

Até logo Cavaleiro


Zé Tomaz

Elvira Carvalho disse...

Bom Dia Salvador. Não tem que agradecer nada. Penso que já lhe disse uma vez. Só temos que agradecer aquilo que sabemos não somos capazes de fazer. E eu tenho a certeza que o Salvador faria o mesmo por qualquer um de nós que estivesse no seu lugar.
Força e coragem para a nova fase de tratamentos. A Quimioterapia não é pera doce, mas eu tenho uma prima que fez à dez anos e graças a Deus anda aí vivinha da Silva como sôe dizer-se.
Então um grande abraço e um bom dia.

Bébé disse...

Salva,
No caldeirão da Catedral os ingredientes já tu tens: fé, esperança, ciência e amizade. Que no 1º round resultaram na perfeição. A bicharada que o diga.
Neste round que se vai iniciar é usar os mesmos ingredientes, com dosagem apropriada e mexidos com a tua mestria.
Sentimentos, coragem, força, princípios, valores, é o muito que tens dado a todos nós: o negativo do quotidiano que nos rodeia.
Salvador: muito positivo!
Aquele abraço e um bom dia.
Vai tudo correr bem.
Bébé

Unknown disse...

Ola Salvador bons dias
Continua a ser muito bom ler te todas as manhas.
Mais uma vez parabens pela tua Grande Força e valentia que a nós nos ensinam a viver o nosso dia.
Um beijo grande
Palhá

Unknown disse...

Querido Salvador,
Partes na Pole-Position para mais um GP. Com pneus de chuva vais ganhar mais esta corrida. E no fim, claro, o campeonato. De resto, para todos nós, já és um grande Campeão.
Bem-Hajas, Mano!
Grande Abraço,
Sempre ao teu lado!
João Elvas

PS. Gostava de te ver. Dá um toque!

Ricardo W F disse...

Há muito que não chovia!

Há muito que desejo dizer que estou certo que desta luta não sairás vencido!
Existem pessoas que nos marcam e nos deixam referências e, apesar das poucas vezes juntos, és uma dessas pessoas. Quantas não foram as jantaradas em que pensei “Se eu fosse só um bocadinho como o meu primo Salvador isto seria muito mais animado”.
Sei que és e serás sempre um vencedor.

Há muito que desejo postar um forte abraço …

Há muito que não chovia, e foi a chuva que me fez vencer este feitio que teima em dificultar mostrar/demonstrar o que sinto.

Forte abraço do teu primo

Ricardo W

PS – Ainda tenho esperança de vencer este meu feitio e ser, nem que seja só um bocadinho, como tu. ;)

Branca disse...

Olá Salvador,
Se bem se lembra num dos últimos comentários falei-lhe de alguém que encontrei e que teve um problema no pulmão e ficou muito bem.Pois agora vou-lhe contar que essa pessoa me disse que fez quimioterapia e não teve nada dos sintomas de que muita gente se queixa.As pessoas são diferentes e os tempos também, os tratamentos vão evoluindo.Esse senhor conheci-o em Fevereiro, dono de uma empresa de Katering a trabalhar na cantina de um hospital do Porto, onde tive a filha hospitalizada, vi-o muito activo a comandar as "tropas" nas horas de maior movimento.Encontrei-o agora num outro estabelecimento,foi ele que me reconheceu e fiquei espantada quando me disse que naquela fase andava a fazer quimoterapia, foi então que me contou toda a sua história e acrescentou que podemos ter os melhores medicamentos e os melhores médicos do mundo,mas para vencermos temos que ser os melhores doentes...e isso o Salvador já tem, já é há muito, por isso a vitória está certa.
Que tudo corra pelomelhor.
Um beijinho

Anónimo disse...

Bom dia Salvador
Um grande abraço e muita força para mais esta batalha que não tenho duvidas, vais vencê-la.
Zé Pinto Basto

Anónimo disse...

BveLQSALVADOR
Não preciso de repetir a grande lição que nos estás a dar a todos.
Um dia precisei da tua FORÇA num momento dificil da minha vida e tu estavas lá.Agora sou eu que estou a teu lado e podes ter a certeza que não te vou largar....
Um grande abraço e força
João Ventura

Anónimo disse...

E podia ser de outra forma?
Não!
Tásseee bem.
A Catedral vai continuar ... ILUMINADA.

Abraço

Anónimo disse...

Grande SVS

Sabemos que a vitória final só é possível ganhando as várias etapas, até agora só vitórias vem aí mais uma para ser ganha, com esta força, com esta vontade e com esta fé de todos já está ganha. Estamos mais perto da vitória final. Só me apetece dizer uma palavra. Obrigado.
Um grande abraço
Carlos M. V.

Anónimo disse...

É engraçado "ler-te" e descobrir-te tão diferente...tão diferente daquilo que foi sendo a nossa convivência dos ultimos 20 anos!
Só posso mandar mais um beijinho enorme Xuxa

paulac disse...

Olá Salvador,

Só agora consegui entrar na net. Com a chuvada, aqui na «margem sul ribeirinha» volta e meia ficamos sem luz. Se o aeroporto vier mesmo para cá e não resolverem este problema vai ser bonito, ainda acordamos com um Boeing no quarto!!!!
Um resto de bom dia para si
Paula Cortes

São disse...

Meu caro, não sei quem dá força a quem...
Percebe?
É que se calhar há quem venha aqui buscar coragem para enfrentar os seus próprios problemas, pois toda a gente os tem de alguma maneira.
A minha gratidão!

Anónimo disse...

OLá Salvador
Apenas para lhe enviar um beijinho e dizer-lhe que continuamos a acompanhar diariamente a construção desta "Catedral" impressionante e que muito nos tem tocado.
Vai ver que logo, logo mais esta etapa foi ultrapassada com o maior êxito.
Maria João e Francisco Afonso

Bébé disse...

Salva,
Uma boa noite.
Até amanhã.
Bébé

Anónimo disse...

Boa noite Salvador

Estou em Abu Dhabi, desde o mês passado, e voltarei a Lisboa daqui a uns dias. De qualquer maneira, sempre que posso venho até aqui saber como vais ganhando as batalhas.
Força para que possamos, todos nós, ter a alegria de te ver erguer o estandarte da vitória.

UM GRANDA ABRAÇO
Joaquim Froufe

Anónimo disse...

olá!
Chamo-me Paulo e acabei de ler o Relato da sua doença na Revista Sábado.Tocou-me bastante, pois eu tenho uma irmã nas mesmas condições que o Salvador.
A minha irmã anda a fazer os tratamentos de quimioterapia e radioterapia,foi-lhe diagnosticado hoje(25/05/08) diabetes.
Não vejo melhoras,gostaria que o Salvador entrasse em contacto comigo atravês do meu email,para me poder ajudar com a sua experiência, visto ter conseguido vencer a doença.
os Meus contactos são: marcopereira_872@hotmail.com
Aguardo logo que possível um contacto seu.
Com os meus melhores cumprimentos
Paulo Pereira