domingo, 22 de junho de 2008

APELO

OAT!!!

Recebi no meu mail o apelo que a seguir transcrevo, mas não verifiquei a sua autenticidade. Sugiro portanto que o façam antes de iniciar qualquer diligencia que possa ajudar:

URGENTE

AJUDEM-ME

Reencaminhem ao maior numero de pessoas.. eu por ti faria o mesmo! Eu sou a Andreia, tenho 22 anos, sou Educadora de Infância recém formada e moro em Lisboa. Até há pouco tempo a minha vida decorria normalmente e feliz até que me foi detectada Leucemia do tipo Mieloide Crónica. Poderei ficar totalmente curada se receber uma transplantação de medula óssea. Constatamos que tanto os meus pais como irmã não são compatíveis para o efeito, e... como tal procuro um dador.
Todos os esclarecimentos podem ser obtidos no site do CEDACE - CENTRO DE HISTOCOMPATIBILIDADE DO SUL http://www.chsul.pt O meu nome é Andreia Margarida Morais e Mota. Poderá contactar-nos através do 966886302 ou motaandreia@hotmail.com
O possível dador não correrá qq risco. Ficar-lhe-ei eternamente grata se me puder ajudar! Caso não seja possível, agradeço na mesma a sua atenção e desejo-lhe toda a felicidade que eu gostaria de ter.
Um beijinho Andreia Por Favor, Não ignorem a minha mensagem. Ler e reencaminhar não custa nada e pode ajudar-me. Obrigada.

BEIJOS E ABRAÇOS,

Salvador

9 comentários:

Branca disse...

Olá Salvador,

Vejo que o seu correio electrónico está a ficar sobrecarregado e até ao Domingo trabalha.

Em relação a este apelo tenho a dizer o seguinte:
Já o recebi no meu e-mail há mais de um ano, recebi-o mais tarde uma segunda vez. Devo dizer que na primeira vez que o recebi liguei imediatamente para o número de telemóvel que estava na mensagem, nunca ninguém me atendeu, até que desisti. Também liguei para o CEDACE e não me souberam dizer nada sobre a veracidade desta mensagem. De qualquer forma o CEDACE - CENTRO DE HISTOCOMPATIBILIDADE quer do Sul quer do Norte está aberto a todos os potenciais dadores, não custa nada, é como fazer uma análise de sangue, os dados ficam registados e as pessoas só serão chamadas se em qualquer parte do mundo houver alguém que precise e com quem sejam compatíveis.
Para saber mais consultem:

http://www.chsul.pt/ e

http://www.chnorte.min-saude.pt/cedace.php

E já agora peço desculpa ao Salvador por mais uma vez utilizar este espaço para responder a estes posts de forma que não sei se é a que ele gostará, mas queria apelar a uma ou outra pessoa que pontualmente passe por aqui de ânimo leve, que reflita sobre a grandeza deste espaço e da maior parte dos que por aqui têm passado e que não sobrecarregue estes amigos e sobretudo o Salvador que ainda está a consolidar as suas conquistas no âmbito da saúde, com mensagens menos realistas.
Não acredito que alguém seja capaz de aproveitar o facto de o Salvador se expôr publicamente de uma forma tão generosa para brincar com coisas menos sérias.
De qualquer forma e neste caso que ninguém sabe se é verídico fica a nota positiva da divulgação do CEDACE.

Bom Domingo a todos.
Muitos beijinhos
Branca

Anónimo disse...

A Branca está sempre atenta e "dispara" na direcção certa.

O que ela escreveu, ia eu abordar, quando li o "post" do Salvador.

Quando alguém precisa de transplante da medula não fica certamente sentada numa cadeira à espera que alguém o(a) descubra.
Essa situação leva a que os pacientes se inscrevam numa entidade de transplantes.

Se a Andreia não está inscrita no CEDACE estará noutro local que o próprio CEDACE procurará.

Vem aí mais uma semana.
Toca a viver. O melhor possível.

paula disse...

boa noite a todos
Queria mandar um beijinhos muito grande a todos e um muito especial à careca loira. vai estar nas nossas orações e com a sua energia positiva tudo vai correr bem...jesus trá la ao colo...
beijinhos de luz...cura vida e alegria para a Marina

Anónimo disse...

Boa noite CATEDRAL.
Acerca deste apelo da Andreia, não sei se será verdade ou não, mas andam aí muitos que é mentira.
Um amigo meu veio de Coimbra ao IPO de Lisboa, porque uma criança de 5 anos precisava de uma transfusão de sangue B-, o qual é bastante raro, era tudo mentira.
Recebi uma sms, que falava num jovem de 19 anos, que precisava urgentemente de sangue B-, pedi a quem me enviou se podia saber se era verdade, ligou-me no dia a seguir a pedir desculpa a dizer que era mentira, e que desconhecia a origem da mesma.
Um abraço.

Ruben Naia

Anónimo disse...

PEDIDO DE DESCULPAS

Meus Caros Bloguistas,

Fui eu que enviei a Salvador Vaz da Silva a mensagem que O fez logo editar este pedido urgente neste Vosso blogue!

Enviei-Lho tal como o recebi e pesasse embora a dúvida que também me assaltou o espírito quanto à sua verosimilhança!

Escrevo-Vos e em primeiro lugar para ilibar o nosso Amigo Vaz da Silva que mais não fez do que, provavelmente assaltado por igual dúvida, achar por bem editá-lo!!

Estes casos são, verdadeiramente, problemas que nos interpelam quando confrontados com este tipo de mensagens e sobretudo quando estando por fora como é o meu caso, não nos damos conta da sua própria inconsistência!!!

Fiz o que a minha consciência, na altura, me impeliu a fazer, a saber, que, em caso de dúvida, o que deveria fazer era passar a mensagem e não me ocorreu melhor do que o nosso Amigo Salvador ...!

Peço-Vos desculpa mas agora, a dúvida que fica consiste em saber o que fazer no futuro quando me confronte com casos semelhantes!?

Se para mais não valer, então que este caso ajude a prevenir e a ensinar o que fazer em situações semelhantes e Vós já o estais a fazer, isto é, despistar as fontes antes de reencaminhar o que quer que seja!!!

Uma vez mais, as minhas desculpas!

Jaime Latino Ferreira
Estoril, 23 de Junho de 2008

Anónimo disse...

Olá Salvador, olá a todos,

Relativamente ao apelo da Andreia, não sei se é ou não verídico, mas uma coisa é certa, permitiu-me conhecer o processo a seguir para ser dador de medula. Acabei de imprimir o inquérito do CEDACE, e tenho intenção de preenche-lo, envia-lo e tornar-me assim um possível dador de medula.

Se um dia quisermos ser ajudados, temos de começar a ajudar hoje.

Até breve…

João Gonçalves
joaoc_goncalves@clix.pt

Anónimo disse...

Ola Salvador, olá a todos.Um olá especial hoje á Branca é realmente fantastico como foi de imediato ver a veracidade do apelo,é pena que estas coisas circulem com tanta ferquência não tendo qualquer fundamento,eu tb já recebi este mesmo email a muito tempo. mas tal como já aqui foi dito pelo menos estas coisas têm o mérito de mais umas quantas pessoas ficarem a conhecer realidades que de outra forma não lhes passava pela cabeça. E é tão importante que as pessoas se inscrevão nos centros de Histocompatibilidade, existe tanta mas tanta gente á espera de um dador.Será possivél alguem me dizer se a Marina é do Norte ,e se for onde vai ser operada? se o não quizerem fazer aqui o meu mail é ,mnunes81@hotmail.com ,Obrigada
o Melhor do Mundo para todos

Joana Freud... disse...

Olá Salvador! Se é que ainda voltas a este post...

Também eu há vários anos tenho vindo a receber este APELO da Andreia. Há já uns anos, tentei confirmar pelos contactos que aparecem e nenhum deles existe. Aliás, como desde aí faço antes de reenviar apelos deste género, crianças desaparecidas e coisas assim. É óptimo quando me respondem: «Obrigada, mas o meu filho já apareceu».

Se estes emails servirem para alertar as pessoas para a necessidade de se inscreverem como dadores de medula ou de sangue (URGENTÍSSIMO E AFLITIVO!!!), é bem bom.
Mas, para quem não sabe,os bancos de medula estão interligados a nível europeu, pelo menos (não sei se mundial). Quando alguém precisa de um dador e não há em Portugal, a procura é feita nos outros países e vice-versa. E não é a Andreia que vai à procura. É o hospital ou onde o doente estiver a ser tratado.

Beijinhos para todos.
Joana

Anónimo disse...

em relaçao a este mail, posso dizer que á anosssssss que conheci o caso e incluso tenho esse contacto no meu msn.
pk ainda mandam? nao sei. disseram-me uma vez que tava a correr bem...apenas.