sábado, 15 de março de 2008

DO LIVRO CATEDRAL

OAT!!!

- Começo por abrir mais uma excepção à minha regra de não particularizar os posts, mas é por uma boa razão: para desejar à Elvira e a seu pai as melhoras. Acredite sempre, Elvira, porque as coisas acontecem quando as queremos intensamente, e esta Catedral é um Hino à Fé e à Esperança de todos quantos circulam por aqui. Força!!!

- Quanto ao Livro: foi ontem assinado o contrato de edição e a previsão do editor é lança-lo em Abril próximo!!! O seu nome, ainda provisório embora eu não vislumbre razão para o alterar, é CATEDRAL.

- Eu vou doar os direitos de autor que me possam caber ao IPO - espero reunir com um responsável de lá esta semana que entra - por duas razões essenciais: porque, por um lado, o livro descreve uma luta contra uma doença cancerosa e, por outro, porque o meu bisavô Prof. Francisco Gentil foi o fundador dessa Instituição.

- Por seu lado, o editor tambem vai doar uma parte dos seus proventos ao IPO, razão pela qual teremos o livro CATEDRAL a apoiar uma das mais reputadas instituições na luta contra o cancro.

- O prefácio do livro será, em principio, escrito pela Mariza, e vou pedir ao meu médico para escrever um prólogo de teor mais médico-cientifico.

-Estou convencido que para Abril será complicado lançar o livro, mas o editor diz que sim...a ver vamos.

- Técnica: Esta semana farei as análises para ver se os valores de plaquetas etc. estão bem para se fazer a nova quimio e, sendo esse o caso, segunda feira a seguir à Páscoa lá vou para o que será, se tudo correr bem, a ultima quimio dos próximos tempos!!!! Pobre Inimigo...

Por agora é tudo,

BEIJOS E ABRAÇOS,

Salvador

27 comentários:

Anónimo disse...

Ora ai tá!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Que bonito gesto, Salvador!
Para além das receitas para o IPO, o próprio livro poderá funcionar como uma ferramenta de apoio para outras pessoas nas mesmas circunstâncias, transmitindo-lhes força e ânimo!

Um beijinho
Paula

Anónimo disse...

Mano e Catedral

Tudo bate certo conduzes tu não tenho duvida este autocarro sem nunca te desviares meu Querido Mano do caminho certo.

Estava a escrever no teu outro Post e tenho esta novidade.

Obrigado Mano.

Locomotiva/TGV/Mar/PV

iw disse...

Querido Salvador,

És um ser maravilhoso!

Boa noite, vou-me agarrar às almofadas.

Beijinhos
Isabel

Branca disse...

Salvador,
Este seu post alegrou-me e comoveu-me ao mesmo tempo.
Não consigo dizer mais nada, porque as suas palavras dizem tudo...
Correndo o risco de atrapalhar aqui as lágrimas e as palavras numa mistura muito parecida com a do nosso querido PedroMar, acho que ele já disse tudo atràs no primeiro parágrafo do seu comentário.

P.S. PedroV, aquele nome acima foi uma brincadeira, mas uma brincadeira com muito significado pois o "menino" gosta de Mar e ao mesmo tempo foi pela ternura que me despertou com o seu comentário que também me comoveu, tal como o post do Salvador "..conduzes tu...sem nunca te desviares meu Querido mano do caminho certo."
Há lá afirmação mais bonita que esta?!

Beijinhos.

elvira disse...

Obrigada Salvador. Pelas suas palavras, para mim e meu pai. Eu graças a Deus estou melhor, meu pai também e eu tenho fé que com a graça de Deus, vença mais esta batalha, mas está difícil, pois ele vai fazer 90 anos em Abril.
Eu não quiz falar da razão da minha ausência, porque eu entendo que o Amigo precisa de toda a sua força para a sua luta, e não queria desviar a sua atenção para outras coisas.
Muito bonito o gesto de doar os direitos do livro, para o IPO. Bonito, e digno do seu grande coração.
E me desculpe, não consigo escrever mais. Muito e muito obrigada.
Um abraço

Anónimo disse...

VascoG disse,

Boa noite NMV,
Boa noite Rapaziada,

Claro que não podia deixar de começar este comentário sem mandar um abração ao meu querido Mano Zé Thomaz que me deixa mesmo embaraçado com as suas palavras tão simpáticas e pelas constantes demonstrações de amizade... Custa ler ou ouvir o que me mandaste mais ainda porque, vindo de quem vem a coisa fica ainda se complica mais... Fico muito contente, como é óbvio, que o meu trabalho seja reconhecido mas, não me estragues com mimos... e é verdade o que o Duarte Calvão diz, apesar de nunca lho ter dito... todos os que entraram para a cozinha, entraram sem sequer saber fazer uma omelete em condições; aliás, era mesmo condição ter pouca ou nenhuma experiência de cozinha, para evitar aqueles artistas cheios de vícios e que proliferam por aí a pontapé... e aquilo a que me propus foi tão simplesmente o fazer um local onde as pessoas se sentissem bem, o ambiente/decoração fosse muito simpático e onde a comida fosse simples mas honesta e que nunca desiludisse quem lá fosse... e... muito importante - o preço fosse o justo, e onde a relação qualidade/preço fosse imbatível - A receita pareceu-me a adequada para os tempos de então (há 14 anos) e o resultado parece dar-me razão; Nunca, mas nunca me quis bater com os grandes cozinheiros deste País, nem nunca pensei sequer fazer-lhes frente; Tinha a perfeita noção de que sabia 10% ou menos, daquilo que eles sabiam... Infelizmente, e pelo facto de o XL estar sempre a deitar por fora, criou-se uma onda, grande parte dela com origem nos media, em que, por solideriedade para com aqueles que de facto sabiam "a rodos" da poda, de tentar denegrir ou mesmo arrasar com o XL (cheguei a ler um artigo escrito por um conceituadíssimo jornalista, que até essa data me fazia comprar o jornal onde saía o seu artigo tal era o prazer que tinha em ler os seus artigos, em que dedicava grande parte do seu artigo para, pura e simplesmente criticar o tipo de pessoas que frequentava o XL... Nunca me tinha passado pela cabeça que isto fosse possível, mas foi-o de facto... não me esqueço que nesse dia acabei por bater um record de número de couverts servido numa noite... Parecia de propósito... cheguei a pensar se toda a gente que lá tinha ido nessa noite não teria lido o artigo e se não seria esta a forma de eles mostrarem a sua indignação pelo escrito... Enfim, como diz o outro: - o cão ladra e a caravana passa - . Uma vez, em conversa com o grande cozinheiro Joaquim Figueiredo, por quem eu tinha e tenho uma enorme admiração (para mim o melhor cozinheiro que alguma vez tivemos em Lisboa), ele dizia-me que eu tinha uma fórmula incrível, e que eu de facto é que entendia os Portugueses (ele tinha vivido até pouco tempo antes, e desde que era criança, em França) ao que lhe respondi que me fazia alguma confusão o que muita gente ligada à restauração dizia ou comentava àcerca do XL, que tinha a perfeita noção dos meus limites culinários; mas achava também que os meus limites eram os limites para muita gente... muita gente, quando a fome aperta pensa como eu penso... Nem queria saber se em vez de cebolinho deveria pôr gengibre, ou se deveria fazer uma redução de baunilha com chocolate para fazer o molho das boxexas de porco preto... o que me lembro, foi de lhe ter dito no final da conversa que não tinha dúvida alguma de que todos os outros sabiam seguramente muito mais de cozinha do que eu saberia... No entanto eu sabia uma coisa que talvez eles não soubessem fazer tão bem quanto eu fazia – encher restaurantes - ... enfim, histórias, esta engraçada porque se passa com uma pessoa por quem tenho uma grande admiração...
Mas , Grande Zé Thomaz, para a história ficar bem contada, conto contigo para jantarmos no XL com o Duarte Calvão, que adoraria conhecer... certo???
Obrigado mais uma vez, Obrigado Joana, Obrigado Branca, Obrigado PV e todos os que tiveram paciência para me mandar uma palavra simpática...

... e agora, passando à frente e debruçando-me por cima desta gente fantástica e deste novo Post do NMV, cá vai mais um abração para todos sendo que o mais apertado como não poderia deixar de ser vai para o Nosso Salvador pelas notícias fresquinhas do livro e pela beleza da atitude quanto aos ganhos do livro, que como sabemos serão muitos, como não poderia deixar de ser... tenho o problema dos próximos aniversários e do próximo Natal resolvidos... Vai ferver práí Catedrais caté dói...

Era suposto ter escrito este comentário ontem, mas o estado de cansaço (vulgo “poço” pró nosso MT) aliado ao da emoção do comentário do Meu Mano Zé Thomaz, impediu-me de conseguir carregar na tecla enter... Ficou para hoje, embora hoje, daqui da Barrage, o estado não seja muito melhor... Amanhã volto, mais descansado, com menos dores nas costas (que me tem desesperado de dores)...
Love you All
Yours,
VG/BM

Anónimo disse...

Mano Salva li agora com mais calma o teu Post e que transcendente ele é.

Sabes apetecia-me agora estar com a minha jola na mão e tu com a tua e fazermos aquela saúde e partirmos para mais uma conversa longa, jogarmos à moeda,rirmo-nos no fundo o que fazemos sempre.

Hoje fiquei por casa e antes de me deitar vim despedir-me.

Branca "ela" escorreu novamente.

Branca é verdade e o Mano Salva bem sabe o que eu gosto do Mar , e a Branca percebeu bem a minha trapalhice,mas era mesmo o que queria dizer.

Tenho orgulho em mim também porque não dizê-lo , em ter conseguido já dar-lhes um pouco de mim próprio.

Aprendi que na vida para sermos felizes temos que nos entregar em todos os sentidos, e Mar de Gente Tão Boa recebo todos os dias lições de amizade de vocês todos.

Adeus até amanhã PedroMar

Anónimo disse...

Querido Salvador
Acho lindo o teu gesto de doar os direitos da Catedral ao IPO e, como diz a Paula, vai dar força e ânimo a muita gente. Sabes que não pensei que fosse uma realidade, achei que era mais uma ideia a pôr em prática "um dia".
Uma boa noite para todos
Petit

Anónimo disse...

Está tudo calmo, que bom..o V G, na barragem, contou um episódio triste pelo qual passaram ele , e o XL, mas, de facto, a caravana passa não obstante o latir de alguns canitos...

O teu restaurante é fantástico, em todos os aspectos.

Agarrem os sonhos e até ao Novo Bom Dia de amanhã.

iw disse...

E cá está mais um Novo Dia!

Fico muito feliz por saber que a Elvira está melhor e rezo pelo seu pai.

VG, como o MT muito bem disse:
"... o ladrar de alguns canitos..."
e o que é isso comparado com o exemplo que se dá? A casa cheia, os comentários magníficos que se ouvem por todo o lado... esse mérito é seu e da sua equipa, do vosso trabalho e o resto é ruído!!!
Keep up the good work!

Como diz o PedroMar, entreguemo-nos em todos os sentidos!

Beijos
Isabel

Anónimo disse...

Confirmo, a cada dia que passa, a importância dos grandes valores humanos.
Ao ler este "post" nada me surpreendeu. Acreditem.
Porque entendo quem é e o que é o Salvador.
Publicar o livro? Desde cedo percebi que a ideia era para avançar. E aí está.
Oferecer os royalties ao IPO, uma ideia com a excelência que reflecte o que se passa dentro de um ser humano com a dimensão do Salvador.
Que arrasta sem favor, tenho a certeza, a conivência do editor.
Um prefácio escrito pela Mariza.
Pouco menos que divino, aposto.
E com aparte técnica ao cuidado do dr. Carvalho, enfim. O que dizer?

O que tenho aprendido e/ou confirmado neste blogue ... só eu sei.

Um mar de gente fantástica que diz o que sente. Que ri e que chora.
Que ama o seu semelhante, sem favor e sem pedir nada em troca. Comme il faut...

Adoro-vos. Creiam que este termo nada tem de exagero.
Já aqui disse que não conheço "ao vivo" a maioria de vós. Mas habituei-me a fazer um simples exercício que me leva a entender quem aqui passa e deixa a sua marca, nem que seja pelo que escreve.

Quero agradecer o muito que aprendi e vou continuar a aprender.

Catedral em livro. Uma justa homenagem a todos quanto, de uma forma simples, têm preenchido este espaço.

Uma justíssima homenagem ao homem que tanto, mas tanto, tem dado a todos. Um exemplo de Força e de Fé.
É impossível passar ao lado de tudo isto.

Parabéns e ... muito obrigado.

Abraço-vos

Elvira Carvalho disse...

Me desculpe Salvador, mas porque ontem apenas lhe agradeci a si e não a todos os outros amigos da catedral que se têm preocupado comigo e com o meu pai, voltei hoje para agradecer a todos, pedindo desculpa, não fo por ingratidão, mas a cabeça anda um bocado cansada. Um obrigada do coração a todos vós. Eu volto sempre que puder. Para si amigo, a continuação da jornada que a meta final já se avista.
Um grande abraço cheio de gratidão.

Anónimo disse...

Mano Salva e Catedral Bom Dia

Mano Vasco os nossos comentários ontem cruzaram-se ou seja estavamos os dois a escrever ao mm tempo.

Sabes Mano na vida existe muita inveja pelas pessoas como tu que conseguem ter sucesso na tua actividade.

É assim as pessoas são mázinhas, mas sabem, como sou muito confiante não tenho dúvidas esta geração e acho Mano Vasco que já falámos sobre isso (os n/ filhos são grandes amigos têm 16 anos)vai ser muito melhor.

Acredito muito nesta nova geração que está aí para começar a vida.

Mano tu és na 1ª linha, os empregados a seguir, o charme do resturante em si , constituem uma realidade que é o XL impar em qq parte do Mundo.

Elvira bom saber das suas noticias e melhoras aguardadas por todos nós do seu Pai

Amigo Observador pois tocaram as campainhas o seu comentário tocou-nos a todos de certeza.

Isabel é isso mesmo que eu queria dizer, obrigado sabem eu estou orgulhosos volto a dizer vocês acho com o tempo que percebem a minha trapalhice ou então estou menos trapalhão

Como diz o PedroMar, entreguemo-nos em todos os sentidos!

Gosto Muito de Vocês vamos tirar partido do dia e até logo

V/ Locomotiva/TGV/PV/Mar fico o PVMar?

Branca disse...

Bom dia Salvador,
Venho desejar-lhe a si e à Catedral um Bom Domingo de Ramos.
Animados por este espírito de generosidade e por estas amizades que vão sempre crescendo vai ser concerteza um Bom Domingo.

PV, o menino é que deve escolhar o nome que mais gosta, acho eu. A decisão é sua, mas não deixa de ter muita graça esse comboio de nomes que usa..

ana cortez de lobão disse...

Querido primão Salvador!

Só me ocorre dizer que realmente DEUS ESCREVE DIREITO POR LINHAS TORTAS...
A angustia que pode representar um desafio tão grande como este de enfrentar um cancro que aparece assim de rompante na tua vida (e na de tantos outros como sabemos)transforma-se em coragem, em fé, num caminho de vida com a determinação de quem acredita que a missão neste mundo é muito mais do que esta luta contra um inimigo diabólico...
A ajuda ao IPO será preciosa para tantos e uma honra Enorme ao Gigante no seu tempo, o teu bisavô Prof. Francisco Gentil.

E nós que já não passamos sem vir aqui saber de ti, deixar um bocadinho de nós, e tu é que nos dás tantas vezes ânimo!?

Um beijo da tua prima lobona

ana cortez de lobão disse...

Ah, ó Vasco, ao teu longo comentário ao geito de "post"...
Deixo aqui a minha sincera homenagem e admiração pelo que és, pelo que tens feito desde que o xl era um restaurante onde cabiam poucas pessoas na rua de S. Bento...Só te posso dizer que o que a gente gostava de ir lá nessa altura, há anos...gostamos com a mesma intensidade agora, passados estes anos todos sem nunca nos decepcionares: são muito poucos os que conseguem ter esse mérito...

um beijo para ti também
Lobona

Anónimo disse...

Salvador

Fiquei encantado com a tua ideia. Espero que esta acção que vais praticar, encorage muita gente a encarar o futuro com esperança.

Um forte abraço

Filho de Egas

Anónimo disse...

Boa tarde Salvador,
Boa tarde Catedral,

Espero que tenham passado um excelente Domingo!

VG - Não tinha lido o seu post e não sabia que um crítico tinha tentado denegrir o XL. Por isso interpretei a informação do TMB como mais um dado positivo.Creio que a lotação do mesmo fala por si e o facto de continuar a ser uma referência há tantos anos!
Invejosos infelizmente há muitos! Nesse ponto não concordo com o PV. Acho que a nova geração ainda vai ser pior, vejam só o exemplo dos «atropelamentos» para subir na carreira, tipo «facada nas costas e salve-se quem puder»...

Mas que leque de comentários bonitos e inspirados se seguiram ao post do Salvador!

Uma noite descansada para todos
Um beijinho
Paula

iw disse...

Boa Noite, Salvador
Boa Noite, Catedral

Durmam bem e entreguem-se aos sonhos!

Beijos
Isabel

Anónimo disse...

Mano Salva e Catedral

Vamos então a uma nova semana esta mais curta.

Páscoa altura de estarmos mais perto da família, e esta catedral também para todos nós é já uma granda familia.

Pois Força e Mano Salva as análises tudo indica basta olhar para ti com valores bons para na próxima 2ª partires para a goleada.


Até amanhã abraços e Bjs para todos da V/Locomotiva

Anónimo disse...

Uma noite sossegada e cheia de bons sonhos e bons pensamentos!
Estamos a chegar à etapa "final" do combate do Man!

Hold on to dreams e até ao Bom Novo Dia de amanhã.....

Anónimo disse...

Acabei de ver a reportagem que passou na RTP. Absolutamente fantástico.
Um hino á humildade, simplifcidade e coragem.
Um bem haja, muito obrigado por o partilhar com todos nós.

Alvaro Moreira

Anónimo disse...

Acabei de ver a reportagem que passou na RTP. Absolutamente fantástico.
Um hino á humildade, simplifcidade e coragem.
Um bem haja, e obrigado por o partilhar com todos nós.

Alvaro Moreira

Anónimo disse...

Acabei de ver a reportagem que passou na RTP. Absolutamente fantástico.
Um hino á humildade, simplifcidade e coragem.
Um bem haja, e obrigado por o partilhar com todos nós.

Alvaro Moreira

Anónimo disse...

Acabei de ver a reportagem na RTP.
E de um grande coraçao e humildade dar força a quem está em luta por esta doença que nos quer derrubar a cada um de nós.Obrigada pela sua coragem e pela força e liçao de vida porque enquanto á vida á esperança esse é o caminho para a vitória.
abraço
celina

Anónimo disse...

Devo dixer-lhe com franqueza que as palavras me faltaram ao ver o seu lindo gesto ser transmitido a pelo menos 10 milhões de pessoas. É realmente algo louvável e espero que um dia a ciência possa decifrar todos os mistérios da nossa mente. A nossa capacidade de acreditar em algo move montanhas! Ao mesmo tempo que escutava atentamente a sua entrevista, a minha mãe estava também a meu lado sentindo cada palavra sua como um refugio, um animo no meio de tanto sofrimento e dum mar de esperanças perdidas.
Espero que com este livro consiga transmitir o carinho especial àqueles que todos os dias têm uma batalha a travar. Grande iniciativa para o IPO.
Muitos parabens, e muito obrigada.