terça-feira, 15 de abril de 2008

CONTINUANDO

OAT!!!

- Uma vez que o VG, com toda a sua graça, revelou o segredo de quem me esperava há bocado, digo-vos que fiz hoje por sugestão da Flávia uma massagem de esfoliação, seguida de duche para tirar as areias que ficam na pele e de uma nova massagem hidratante. Uma maravilha!

- A "nova" pele com que fiquei assenta perfeitamente no estado de espírito com que estou: novo por dentro e agora tambem por fora :)

- Por ter visto algumas baralhações quanto aos tratamentos que me faltam, repito-os aqui: a GK foi mudada desta 5ª feira para a próxima 2ª feira, para poder estar presente tambem a meu pedido a Dra. Julieta, responsável pela unidade de radioterapia da CUF descobertas (que me fez o primeiro ciclo de rádio com o sucesso que se viu). Assim sinto-me mais seguro e confortável. O nefrologista não sei quando será, uma vez que só dá consultas à 2ª feira e na próxima não pode ser por causa da GK, que me obriga a dormir no hospital de 2ª para 3ª feira.

- Quanto às novidades do livro e do almoço da Catedral:

. O livro será, tal como eu suspeitava, lançado só em Maio - mesmo assim acho de uma rapidez espectacular - e já está metade paginado!! Confirma-se que o prefácio será escrito pela Mariza e o prólogo pelo Dr. Carlos Carvalho, que nele dará a sua visão, numa linguagem não técnica, desta doença e da sua evolução.

- Quanto ao almoço da Catedral, ainda sem data certa mas que gostaria que fosse brevemente, peço a TODOS os que por aqui passaram, tenham ou não escrito comentários, que no dia marcado se apresentem cheios de boa disposição. Há que dignificar nesse dia a Catedral, e mostrar ao vivo tudo o que aqui dizemos que Ela é e representa...Para podermos ir começando a organizar a festança com tempo, peço mais uma vez a TODOS que vão começando a confirmar as suas presenças para o endereço do blog Paróquia (catedral-poemasenegocios.blogspot.com) para não aumentar o volume deste blog, e consequentemente do livro, com confirmações de presenças. O almoço será num sábado. Compreendo que sem data marcada seja difícil a confirmação definitiva, mas preciso de ir sabendo desde já quem tenciona vir para ter uma ideia de como e onde será o nosso almoço e de quantas pessoas virão em principio. Agradeço antecipadamente as respostas.

- Quanto à "continuação" da Catedral neste blog tenho a seguinte opinião:

. em primeiro lugar, é para mim claro que a Catedral, entendida como o conjunto de pessoas que a fizeram nascer e crescer ao participarem neste blog, e nela criaram e autonomizaram laços de diversas naturezas, tem de continuar. Deste conjunto de pessoas podem nascer realizações maravilhosas e importantes, mas penso que é necessário um projecto aglutinador para lhe dar sentido e um propósito. Até aqui foi a minha doença, mas daqui a pouco tempo, se Deus quiser, deixará de o ser na medida em que entrarei num regime de prevenção que apenas me obrigará a fazer exames de controle de x em x tempo.

. em segundo lugar, penso que o projecto aglutinador deveria ser pensado e dirigido a outras pessoas doentes que tenham perdido a Esperança e a Fé que se vive aqui. O Zé Tomaz falou numa associação ou similar, será um primeiro ponto de partida para irmos reflectindo sobre a forma de continuar. Sugiro que vão dando opiniões.

. em terceiro lugar, julgo que quando esta ronda final de tratamentos acabar este blog deverá acabar tambem, seja pelo nome que tem - o meu - seja porque se esgotará então a sua razão de ser: relatar a evolução da minha doença. Cumpriu (brilhantemente) o seu papel e a sua função, mas tudo tem um fim quando se alcança o objectivo proposto. Sugiro que a Catedral, enquanto realidade autónoma, se transfira em peso para outro espaço (porque não a Paróquia criada pelo VG?) onde realizará um novo projecto, iniciando-se um novo ciclo não dependente de mim mas antes de todos nós, onde a responsabilidade de impulsionar o projecto será partilhada por todos os que quiserem, em iguais condições.

Por agora é tudo, durmam com os anjos e agarrem os sonhos,


BEIJOS E ABRAÇOS,

Salvador

30 comentários:

Anónimo disse...

Mano Salva e Catedral

Li com atenção e quanto à continuação do nosso blog ainda hoje falava com o Mais Velho e comentavamos vamos aguardar pelo Salva.

Mas diziamos porque não seguir o nosso caminho no blog criado pelo Vasco :A Paróquia - Poemas e Negócios.

Mudava-lhe o nome para A Paróquia.

Sabem Salva e Catedral detesto despedidas, mas esta quando se realizar vai ser uma festa, pelos bons motivos que nos conduziu esta Catedral..

Vou repetir o que disse anteriormente e pensar em tudo o que disseste.

Anónimo disse...
"Meu Deus...."

Dás-me liceça Mano de hoje começar como tu.

É isso Mano Salva os comentários foram fora do normal muito mas muito especias e sabes já estão a ser novamente.

Somos realmente uma Familia unida eu já lá vão tempos dizia sentados á beira duma fogueira, acrescento perto do mar adorando esta Catedral que todos fazemos parte.

Existe o denominador comum esse és tu, eu repito viajo nesse autocarro único no Mundo com lotação ilimitada.

Mano Salva estavas a pensar em alguns, mas em mim também estavas quando dizes:

"são os bons sentimentos que estão no coração que se libertam e se exprimem, perdendo-se a vergonha e o embaraço de falar deles, de expressar por escrito o que nos vai cá bem no intimo."

É isso aí Mano a vergonha trai-me ás vezes,mas agora Mano sabes bem que aprendi com um Professor Salvador Gentil Vaz da Silva, e la vergonha foi-se de vez.

Mano Vasco estamos cada vez mais parecidos sabes já tu dizias no anterior .

É lá a vossa Locomotiva hoje está certeira com menos erros.

Adoro-os vocês são Muito Bons Bons sim Bons as vezes que puder direi BONS

V/Locomotiva

Anónimo disse...

marcai lá essa almoçarada e trazei jolas com fartura que vai ser de advertir!!

Já imagino o Vasco no Karaoke com a Branca....

Vai ser só advertir!

Até la deixo abraços e deixo beijos e agarrem os sonhos!

A elas, foniquesse!

Anónimo disse...

vascog disse,

És o Maior... Tou no iphone mas já esxrevo mal chegue a casa...

Anónimo disse...

Man, volto só para te dar um abraço a expresso pedido do Manel do Monte-Mar.

Anónimo disse...

Querido Salvas
Deves ter ficado um espectaculo, maciozinho e cheiroso que se farta!!!
Dorme bem, até amanhã.
Um beijo
Petit

Joana Freud... disse...

Salvador!
Catedral!
Manos!

Hoje estou feliz (mais). Conheci a nossa Mana Paula em pessoa!!! Na despedida de solteira (imaginem...) duma queridíssima amiga que temos em comum. Julgava eu que ia para um cabaret e, afinal, estive a ouvir os Santos e Pecadores. Isto a vida nem sempre nos corre como desejaríamos. ;)

Cá por mim, já fui à Paróquia escrever EU VOU!!! e não é ao Rock in Rio, é ao NOSSO ALMOÇO.

Um soninho descansado e beijinhos.
Joana

Branca disse...

Meu Deus!
Hoje só nos apetece dizer Meu Deus!
Chega uma pessoa tarde ao pc, todo o dia não pude olhar para ele e já cá encontro dois posts e comentários bem giros a planear a festança.
Vou já ali à Paróquia marcar a minha presença.
Quanto ao Karaoke...não sei não mt, diz isso porque nunca me ouviu, sou capaz de pôr a Catedral a fugir e lá se vai a comemoração.
Agora para o PedroV,como eu gostei daquela sua frase em que fala de nós sentados à beira de uma fogueira e junto ao mar, isso até parece um ambiente de África e assim parecíamos "os meninos à volta da fogueira", não acha João, mano mais velho?...Sempre sonhador o Pedro e que bom é sonhar e ir realizando sonhos!
E parece que o nosso próximo sonho é a solidariedade.
E porque não então através da Paróquia organizarmos pequenos núcleos por todo o país que visitando os doentes oncológicos nos hospitais lhes levem esta esperança e fé que nos uniu aqui?
Amanhã continuo, é muito tarde e já estou a dormir de pé.
Beijinhos.
Branca

Anónimo disse...

Salvador e Catedral:

Parece-me que vou ser eu a fechar o portão hoje! (Eu não lhe disse Joana, estive a organizar o «lavoro» de amanhã e por isso sou a última....)

Pois, tal como a Mana Joana disse no seu comentário, hoje tivemos oportunidade de finalmente nos conhecermos «in persona», e de conversar um pouco (leia-se berrar um pouco) apesar do ruído de fundo.

Quem diria, um grupo de mães de família, entre as quais algumas já avós, num antro de perdição de seu nome MAXIM'S!!!!

Mas a actuação dos SANTOS E PECADORES valeu a pena e o motivo que ali nos reuniu também: a despedida da nossa grande amiga comum RPL, que 6ª feira passa a engrossar a fileira das casadas.

Nota curiosa da noite: o criado, que mais parecia o cangalheiro do Lucky Luke, só lhe faltava a fita métrica, muito maçador, a pairar qual ave de rapina em redor das mesas com medo que nos fossemos embora sem pagar!!! Se bem que a festejada ainda sugeriu que fizessemos isso mesmo....

Vá, já é tarde, vou fechar a porta devagarinho para não acordar ninguém!ZZZZZZZZ
Sonhos felizes!
Até manhã

Paula
E isto agora é o quê?
ywwchmwww, e ainda por cima num formato ondulado
....

Anónimo disse...

Mano Salva e Catedral

O ritmo não pára hoje a correr mas a deixar Muitos Abraços e Bjs

Até logo

V/Locomotiva

Anónimo disse...

Grude morningue!

Sou franco. Estou com uma lanzeira que nem vejo.
As pálpebras meio abertas(ou meio fechadas?), pareço um zombie.

Mais logo, decentemente, apresento-me ao "serviço".

Catedral, abraço-vos.
Ena pah! Que sonooooooooooooooo

iw disse...

Bom Novo Dia, Salvador
Bom Novo Dia, Catedral
Tenham todos um muito bom dia!
Beijos
Isabel

Bébé disse...

Salva,
Bom dia.
Abração
Bébé
P.S: eu vou

amelia assis disse...

Olá Salvador ...mais uma vez Passei aqui e fico feliz do fundo do coração por te saber a caminho de estar completamente bem...sempre te vi aqui com uma atitude positiva eu diria mesmo com uma atitude super positiva e tenho a certeza que essa tua virtude te ajudou imenso neste processo de cura...é uma vertente espritual que tambem faz parte do pacote da cura...atitude...boa atitude...encarar o bicho e pega-lo de frente,numa pega de caras...aprendi...ou pelo menos espero ter aprendido...Meu Querido resta-me dar-te um abraço apertado...continuo aqui torcendo por ti...Amelia Assis

Anónimo disse...

Bom dia Salvador e Catedral,

O sol brilha, os pássaros chilreiam (em particular os meus «inquilinos» que resolveram fazer coro com os da rua...) vamos lá trabalhar cheios de energia positiva! (Se bem que a meteorologia avance umas previsões pouco simpáticas, excepto para o VG/BcaaM - que está sempre a mudar as siglas conforme o nível, voltou a cpa?....)

Permito-me citar as seguintes passagens do seu post, que me parecem o embrião de um projecto fantástico:

«.....Deste conjunto de pessoas podem nascer realizações maravilhosas e importantes, mas penso que é necessário um projecto aglutinador para lhe dar sentido e um propósito....»

«...O Zé Tomaz falou numa associação ou similar, será um primeiro ponto de partida para irmos reflectindo sobre a forma de continuar....»

Coadjuvadas pelo comentário da Branca:

«...E parece que o nosso próximo sonho é a solidariedade.
E porque não então através da Paróquia organizarmos pequenos núcleos por todo o país que visitando os doentes oncológicos nos hospitais lhes levem esta esperança e fé que nos uniu aqui?..»

É, de facto, uma ideia muito interessante e meritória!

Em relação ao almoço, gostava muito de ir desde que não seja a 19ou 26 de Abril, porque como já referi anteriormente, não estarei cá.

Salvador e Wonderful people

CARPE DIEM!!!

Um beijinho
Paula

Anónimo disse...

Salva e Catedral

BOM DIA a TODOS.

Salva estes posts teus quase diarios é um prazer para todos os frequentadores deste espaço, e é um espectaculo ver-te a comandar com inteligencia, bom senso, visão e sentido de oportunidade esta Catedral.
Estás de parabéns mais uma vez e faz todo o sentido canalizar a energia deste espaço em prol de outros mais necessitados.
Que bom este espaço terminar desta forma ( final feliz), com uma personagem principal deste calibre, a força de todos e a benção D'ELE. E agora, como diz o MT, venham as jolas e começe a festa....
Abraços

Tomazini

ana cortez de lobão disse...

Bom dia manhã!
Querido primão aqui continuamos tão bem impressionados com o teu estado fisico e psicológico, com a tua força, paciência e persistencia, com o facto de esta Catedral com o teu nome ter atingido o seu pico e, subitamente, tornar-se no ponto de partida para uma coisa bem maior, que te suplanta a ti e a todos nós que por aqui passámos...
Há-de ser um enorme contributo à obra iniciada pelo teu avô Francisco Gentil e, não posso deixar de o dizer, ocasião para lembrarmos a tua mãe, uma GRANDE MULHER, Helena Vaz da Silva.

beijinho da prima lobona

VascoG disse...

Boa noite Mano Velho,
Boa noite Rapaziada,

Pois é Mano, lá ficou a Rapaziada a saber que a gente divide a Flávia... mas como já disse, não dou o telefone dela a ninguém...

Parabéns pelo teu maravilhoso Post... Tudo faz muito sentido... Mesmo... e tenho o maior prazer do Mundo em entregar a Paróquia aqui à Rapaziada... No almoço farei questão de entregar a chave de acesso a alguém capaz de a dirigir... adorava ser eu, mas não tenho a menor das hipóteses, querendo levá-lo com um mínimo de dignidade... como diz o outro "no time... no funny!"

Grande alegria a minha de ver a Nossa Branca de volta com mais ânimo que aquele que lhe tenho visto nesta última semana... Não gosto mesmo nada de a ver em baixo... Você não foi feita para andar em baixo... As forças da natureza olham-se de baixo para cima... (atreva-se a não arranjar forma de estar no almoço... nem que peça o avião do Papa emprestado só para a ir buscar... e já agora trago a Elvira a Miss Opeiney e mais todas as Manas e Manos que bibem do norte...) ... aconteça o que acontecer, temos mesmo que estar juntos nesse dia... Vai ser o Nosso dia... Branca, tá? Elvira, tá? Oppeney, tá? Rapaziada, TÁ?

Já deixei um Post na Paróquia, só para as inscrições... Vá, agora trabalhem, seus mandriões...
Beijos e abraços
VG/BM

Anónimo disse...

BOM DIA SALVADOR
BOM DIA CATEDRAL

Salvador
Mais uma vez penso ter entendido a tua mensagem e por isso dei por terminada as minhas intervenções neste blog, pois para mim felizmente pela razão inicial já não fazia sentido.

Vou a correr para a PAROQUIA afim de me inscrever para o almoço....

Por isso me despeço deste blog e desta maravilhosa multidão, pedindo desculpa por qualquer má palavra e os encontros por agora são na PAROQUIA!!!!!

BEIJOS E ABRAÇOS PARA O SALVADOR E TODA ESTA CATEDRAL, do mais velho agora mesmo muito chorão.

João Ventura

VascoG disse...

Mano João

ALTO!!! Olha o que o NMV disse:

- em terceiro lugar, julgo que quando esta ronda final de tratamentos acabar este blog deverá acabar tambem, seja pelo nome que tem - o meu - seja porque se esgotará então a sua razão de ser: relatar a evolução da minha doença. Cumpriu (brilhantemente) o seu papel e a sua função, mas tudo tem um fim quando se alcança o objectivo proposto.

Segundo disse também,:
- a GK foi mudada desta 5ª feira para a próxima 2ª feira, para poder estar presente tambem a meu pedido a Dra. Julieta, responsável pela unidade de radioterapia da CUF descobertas (que me fez o primeiro ciclo de rádio com o sucesso que se viu). Assim sinto-me mais seguro e confortável. O nefrologista não sei quando será, uma vez que só dá consultas à 2ª feira e na próxima não pode ser por causa da GK, que me obriga a dormir no hospital de 2ª para 3ª feira.


Pelo que Mano JV, temos de manter aqui a chama da Catedral acesa pelo menos até daqui a 1 semana... Certo?

portanto vai mas é buscar a caneta outra vez e bota práí escritura com fartura...

Abração
VG

VascoG disse...

Em conversa, agora mesmo, com o NMV e tentando conciliar as datas de todos os que manifestaram a falta de oportunidade em determinada data, foi designado o DOMINGO dia 4 de MAIO para o almoço da Catedral, pelo que a partir de agora poderão confirmar os que só demonstraram vontade bem como confirmarem o nº de pessoas de que se fazem acompanhar.
Como já informou o NMV o endereço é
http://catedral-poemasenegocios.blogspot.com/

Joana Freud... disse...

Domingo, dia 4 de Maio,é um dia muito bonito. É, por exemplo, dia da Mãe em Portugal.
EU VOU!

«Seduzo» que levamos «cráchás» com o nosso nome no picnicão... Ou quantas vezes vou ter de perguntar «O SENHOR É QUE É O MEU AMIGO OBSERVADOR?»?

Querido João,
Por mais que te emociones, o teu lugar ainda é também aqui, segundo as indicações do Salvador. Cada vez que dizes que estás chorão, eu fico também. O que não é de espantar para quem me conhece melhor. Havia quem dissesse que eu chorava a ver o «Dear John». Lembram-se dessa série?

Até logo e beijinhos muitos.
Estou entusiasmadíssima com a ideia do nosso encontro!
Joana

Unknown disse...

Meu Querido Salvas,
estou muito satisfeito com as noticias da tua guerra. Sei que as batalhas não têm sido faceis, mas tambem sei que és um "agarrado"............à vida, á familia e aos amigos. E no fundo é só o que é preciso para sobrevivermos nestes dias duros.
Vou aguardar pelas proximas noticias.
Fiquei intrigado - Catedral?!? o que é - não me vais obrigar a ler todo o blog ou vais?!?
Grande abraço do mano Lança + velho

Anónimo disse...

No dia 4, hélas, não posso, estando irritantemente fora do país.

Muito irritantemente também, sigo para a Bulgária amanhã à primeira hora. Deixo, portanto, irritado - que não irritantemente- abraços e beijos que terão de servir até ao meu regresso.

A elas, foniquesse!

Anónimo disse...

Mano Salva e Catedral

Entendi perfeitamente por isso regressado duma grande almoçarada com bons amigos supostamente ver o open não vi nada disso digo-lhes entendi perfeitamente não me tiram daqui ou seja ninguém me tira daqui até :

"Pelo que Mano JV, temos de manter aqui a chama da Catedral acesa pelo menos até daqui a 1 semana... Certo?"

Mais velho toca a voltar escrever mexer e é uma ordem fazes falta aqui ainda.

Fogo à peça eu hoje na rua sózinho pensei tem de se marcar uma data e todos fazermos por ir só razão mto forte impedirá a vossa ida ao vosso almoço

Vá façam todos por ir eu digo-lhes e respeitem-me só por um motivo mto forte não estaria presente.

Este encontro será histórico

V/Locomotiva

vera disse...

Dia 4?
Não, por favor. Não vou poder estar. Vou ter que estar todo o dia na campanha do Banco Alimentar, porque sou responsável pela do Pingo Doce da Lapa.
Sou eu e o Mtonnies. Já somos 2 incondicionais admiradores e participadores desta Catedral a faltar.
Também chamo a atenção dos organizadores para o facto de ser um fim de semana grande em que muita gente vai para fora. (No dia 1,2 e 3 há uma Peregrinação em que participo e se calhar mais alguns destes nossos amigos, porque vão 500 pessoas)
Bem, vocês é que sabem e não fico ofendida se não conseguirem mudar a data. Só fico com muita pena.
Mas compreendo que é muito difícil satisfazer a todos.

No dia 11 não daria?
Beijinhos
Vera

Branca disse...

OLá Salvador!
OLá Catedral!
Por tudo o que li aqui parece que a data é o maior problema, eu estava a pensar que seria mais para final de Maio, aí por 24, mas qualquer dia está bem, se fôr o 4 de Maio lá estarei, mas depois de ler o comentário do mt...uma peça fundamental e a preparar-se para o Karaoke, ah!ah!ah! não sei, não...vejam lá o que se pode arranjar.
Vasquinho fiquei muito comovida com a sua observação e com a sensibilidade com que me sentiu à distância. É mais uma capacidade que lhe descubro, a leitura dos silêncios...tem andado aqui muita falta de tempo por estes dias e um cansaço que se vem arrastando, mas nada que "uma força da natureza" não saiba sacudir.
Claro que estarei presente, seja de que maneira fôr, só não quero ir a pé...ih!ih!ih!
Já estou feliz mesmo antes do dia, é como dizia o Principezinho já estou a preparar o coração, a pô-lo em festa...já está em festa!
Mano João mais velho então que é isso de se querer ir já embora, queremo-lo aqui até ao fim, não vai embora que eu não deixo, tá?
Até logo Manos e Manas.
Abraços e Beijinhos.
Branca

PAM disse...

Salvador,

Como sempre tenho vindo aqui saber de ti, embora pela calada nos últimos tempos. E como sempre, daqui tenho ido rejuvenescido interiormente. Mas hoje, a propósito de “agarrar os sonhos”, não resisto a contar da minha filha mais nova, que agora, para adormecer, precisa de Ave-Maria do pai. Um ritual diário, iniciado há seis meses, por tua causa, tornado imprescindível quer para ela quer para mim. Compadre, um grande, grande abraço!

iw disse...

Boa Noite, Salvador
Boa Noite, Catedral
Voltou a chuva!
Durmam bem
Beijinhos
Isabel

Elvira Carvalho disse...

Sem tempo para mais deixo o meu abraço e a minha alegria pelo caminho que se apresenta na sua frente, de uma nova vida, conquistada com muita fé e vontade.

Joana Freud... disse...

PAM,
ainda não o conheço, mas com o seu comentário de hoje tenho de dizer:
OS MISTERIOSOS CAMINHOS DO SENHOR!!!
Que espectáculo!!! As coisas que ELE inventa para nos pôr a rezar, a falar com ELE, para nos chegarmos mais a ELE! E Nossa Senhora é o caminho mais directo, simples, eficaz até ELE.
Um beijinho.
Joana