terça-feira, 27 de maio de 2008

BENDITA CATEDRAL

OAT!!!

- Vindo do jantar dos 50 anos de um amigo, estive mais de 3 horas a ver blogs de outros participantes nesta Catedral e a ler com enorme atenção todos os comentários que uma nova vaga de pessoas aqui nos trouxe.

- É impressionante o clima de solidariedade e de entreajuda que aqui se vive - cada pessoa é um par de braços abertos para acolher e ajudar os outros nas suas dificuldades.

- Talvez agora percebam a verdadeira dimensão da Graça que me foi dada através deste blog ao longo dos passados 7 meses: centenas de pessoas a abrir os braços para mim e a dar-me amor, carinho e amizade, numa onda imensa de fé e esperança, sem nada receberem em troca excepto, talvez, o resultado de terem aberto os seus corações espontaneamente e a alegria de saberem que foram fundamentais no meu caminho recente.

- Estou profundamente contente por verificar que a mensagem de Esperança que aqui se vive está a ter eco junto das pessoas que a recebem, porque a continuação da Catedral só faz sentido acolhendo quem precisa da nossa força e apoio.

- Este espaço parece que cria nas pessoas que o visitam - vejam a Catarina Rebelo, com quem me correspondera anteriormente por mail - um estado de alma de tranquilidade, de confiança e de verdade que propicia a partilha dos temores e das preocupações que nos assolam...e partilhar é fundamental para nos libertar da ansiedade, para nos ajudar a pensar de outra forma. Traz-nos informação nova e valiosa, compromissos de amizade para com quem está ao nosso lado e enorme satisfação por passarmos a ser parte de um todo que leva às pessoas o Bem. De repente deixámos de estar sozinhos, de olhar para baixo quando andamos na rua, de fingir que não vemos os outros e as suas necessidades: pelo contrário, paramos para olhar as pessoas nos olhos e perguntar-lhes se podemos ajudar, percebemos a enorme diferença entre a postura apressada da indiferença perante os outros e a postura de quem efectivamente se lhes dedica por convicção.

- Mas a Catedral não é um projecto meu, é um projecto NOSSO. Não me parece que faça grande sentido continuar a desenvolver-se neste blog com o meu nome pessoal. Sou de opinião de que devíamos criar um novo chamado Catedral - para o qual poderíamos passar os comentários feitos neste espaço nos últimos tempos - no qual um núcleo "duro" de participantes se encarregaria de ir propondo posts a partir dos quais tudo o resto se passaria. Mas parece-me também que deve existir previamente um projecto minimamente estruturado e pensado no sentido de aproveitar os nossos recursos com a maior eficiência possível.

- Já é muito tarde (04.35h da matina) mas quero ainda agradecer todas as novas visitas que foram feitas e que já deram dimensão internacional ao nosso blog :) e ainda, principalmente, dizer a todos que são benvindos e pedir que se sintam em casa.

- Ao percorrer hoje vários blogs de terceiros que mencionavam o nosso, verifiquei que quase sempre a origem era uma de duas: Branca ou Zé Tomás. Por isso, um sentido obrigado a ambos.

- Raul, quero dizer-lhe que me parece um procedimento perfeitamente normal esse de fazer rádio e quimio antes da intervenção cirúrgica, com o objectivo de diminuir (ou quiçá eliminar de vez) o tumor que tem. É preciso, para vencer esta doença, acreditar e confiar verdadeiramente nos médicos que nos tratam. Se não confiamos num devemos procurar outro. Este depósito da nossa confiança num médico é a única forma de termos paz interior e, consequentemente, deixarmos de viver envoltos numa eterna nuvem de duvidas que só nos consome e nos tira energias e a concentração necessárias para vencer a luta.

- Para a Catarina, Raul, e todos os demais que estejam a viver a fase da luta, uma palavra de confiança: com determinação e partilhando com os outros é mesmo possível vencer!!!

- Aos que aqui vieram trazer o seu testemunho de cura peço que o divulguem - pode ser o inicio da recuperação de outra pessoa.

- Obrigado a todos, viva a Catedral e que o seu espírito se fortaleça cada vez mais.


BEIJOS E ABRAÇOS,

Salvador

77 comentários:

Bébé disse...

Catedral,
Agora só para dizer Bom dia para todos
Baralhações
Bébé

Branca disse...

Bom dia Salvador,
Que texto maravilhoso, a provar o ser humano fantástico que é!
Tem razão quando diz que seria bom abrir outro espaço, só não concordo consigo que se chame Catedral, Catedral há só uma, esta! O Lourenço de certeza que o pode mais uma vez ajudar a fazer isso. Pode fazer aqui um post a anunciar-nos o novo espaço e o seu endereço.
Obrigada pela referência e pela visita mas sou apenas uma pequena peça num mundo de amigos que já tinha e nisso acho-o o homem mais afortunado do mundo.
Gostaria de dizer muito mais, mas apressa-se a hora de partir para um dia de trabalho.
Volto.
Beijinhos

Jose Tomaz Mello Breyner disse...

Caro Salvador

Mais um excelente post. Concordo com um espaço novo, e sugiro que seja um forum em vez de blog

Um abraço

Zé Tomaz

iw disse...

Bom Novo Dia, Salvador
Que texto iluminado!
Muitos beijinhos, de braços bem abertos!

Bom Novo Dia, Catedral
Adoro-vos
Beijinhos
Isabel

n3x1_n3x1 disse...

Bom dia Salvador!

Eu sendo um novato por aqui, como também na idade, onde apenas venho para dar uma opinião que tal um forum? Aí poderão abrir varios topicos e etc. Bem, isto é apenas uma pequena opinião no meio de tanta gente.

Abraço

n3x1_n3x1 disse...

Desculpem, volto apenas para dizer que não tinha reparado no comentario do Zé Tomaz, onde também parece que partilha da mesma ideia que eu.

Abraço

Anónimo disse...

Vamos para onde tivermos de ir! Abra-se o Forum, mude-se o nome ao blog do Man, seja qual for a solução escolhida, a elas, foniquesse!!!

Um Bom Dia para tudo e todos!

Anónimo disse...

Bom dia Salvador
Já me sinto uma favorecida pela sorte. A Isabel respondeu-me de imediato e é tão bom sentirmos que não somos esquecidas. Obrigada pelo reencontro
Seja o que for que decidirem ... contem comigo. Tenho disponibilidade de tempo. Ter onde o "gastar" bem é óptimo.

ana cortez de lobão disse...

Bendita Catedral!
Querido Primão! Tu és especial, e a ti foi-te concedida esta Graça de chegar a tantos e anunciar que é possivel alcançar quando se acredita. A vida vale sempre a pena.
Um beijo a todos os que por aqui passam de coração aberto a deixar o verdadeiro Amor.
ACLobão

Anónimo disse...

Gostava de saber se chegou a ir ao estrangeiro ou não?

Um grande beijinho e continue com toda essa força, pois tem sido um grande exemplo para a minha mãe.
Qua já luta pela cura à aproximadamente 3 anos.

Unknown disse...

O Blogue Catedral é uma emanação quase expontânea de um caso, dedicado a uma pessoa, por causa de uma pessoa.

Foi ganhando raízes, sendo que cada uma destas raízes foi um dos seus participantes escritores ou, simples leitores.

Este Bolgue,realizado que está no cumprimento da sua essencia, como teve uma génese, assim deve ter um fim.

Pedir ao Salvador -- depois de tudo o que passou e tanto nos deu -- que continue como seu mentor espiritual e activo e municiador, é algo que devemos saber evitar.

O Salvador e o Bolgue foram um exemplo fantástico, para que outros Blogues e outras Catedrais sigam também os seus passos e atinjam com o mesmo sucesso, os seus objectivos.

Independentemente da solidariedade que cada um tem para dar a todos os que dela precisam, é tempo de deixar o Salvador iniciar, finalmente, a sua recuperação na santa paz do sossego.
Bem o merece!

João Elvas

Bébé disse...

Olá Gigantão,
Bonito texto, que exprime bem o que te vai na alma e que eu subscrevo.
Olá a todos,
Venha o fórum, seja blog, seja em pombos-correio, agora não inventem nada muito dificil que seja preciso ler 100 páginas de instruções.
Um bj para a Srª D. Catarina, perdão para a Catarina que começa a sacudir a sua timidezzzzzzzz, e quanto mais sacudir menos z tem. Como bem vê aqui o pessoal está mesmo consigo e com todos e com tudo!
Riu: que bom! Não custa nada e rende muito!
Parabéns pela sua disponibilidade em acompanhar o Raul. Que grande chapelada!
Oh manada: vamos a elas e toca a abrirrrr!
baralhações
abração para o Gigantão
Bébé

Icas disse...

Olá Salvador, OAT,
Grande post Salvador, e não posso estar mais de acordo contigo.
Também concordo com a Branca com a questão do nome (Catedral há só uma!), mas não deixa de ser verdade que este novo Fórum surgirá na sequência do Blogue Catedral. Por isso, e até pela força que esse facto acarreta, porque não chamar ao Fórum "Nova Catedral"? Deixo a sugestão, que é só isso, uma mera sugestão.
A todos os que aqui têm vindo e atravessam problemas ou estão em fase de recuperação, um enorme abraço de esperança, de força e de solidariedade.
Icas

Anónimo disse...

Sr.Salvador
Catedral,
eu peço desculpa, mas o sr e o voçe,nao é por mal, é feitio. assim nunca dá confusão e esta sempre correcto. um dia la farei delete o sr e a senhora, pode ser o BEBE?,JÁ o fiz com a Branca, nao sabia pois não, mas já o fiz. É questao de tempo sr. Tomaz
hoje, ainda estou deitada muito cansada, e com algum medo do cansaço, porque quero acabar o curso,educaçao infancia. parei na recta final, e detesto, mas com o cansaço que tenho,nem a porta da universidade chegava, e quando vi-seo professor, dormia concerteza. beijinho a toda a sra(O) Catedral
catarina Rebelo.

Anónimo disse...

Sr.Salvador
Catedral,
eu peço desculpa, mas o sr,sra e o voçe,nao é por mal, é feitio. assim nunca dá confusão e esta sempre correcto. um dia la farei delete o sr e a sra, pode ser o BEBE?,JÁ o fiz com a Branca, nao sabia pois não?, mas já o fiz. É questao de tempo sr. Tomaz
hoje, ainda estou deitada muito cansada, e com algum medo do cansaço, porque quero acabar o curso,educaçao infancia. parei na recta final, e detesto, mas com o cansaço que tenho,nem a porta da universidade chegava, e quando visse o professor, dormia concerteza. beijinho a toda a sra(O) Catedral.
catarina Rebelo

Anónimo disse...

Peço ajuda! Estou de rastos! Não aguento mais estou já cheia de taquicardia. Desde as 07h45 que ouço o cão dum vizinho a ganir com intervalos concerteza para retemperar o canto!! Não consegui dormir mais nem descansar durante o dia. Isto é normal sempre que a senhora sai a porta seja pelo tempo que for. Telefonei já 2 vezes hoje para a GNR. Não podem fazer nada. Telefonei para a Camara (fiscalização) Como é ruido de animal nada podem fazer mas para falar com a GNR. Desculpem mas ajudem-me a encontrar solução. Estou nun stress e num nervoso que não me está a ajudar em nada

Branca disse...

Olá Salvador!
Olá Catedral!

Sensato conselho o de João Elvas, também acho sempre achei, que o Salvador tem direito ao seu descanso. Abra-se o chat, o site, seja o que fôr já! Por lá passarão todos os que quiserem ajudar e todos os que quiserem entrar de novo.

E feche-se esta Catedral com chave de ouro, com muita pena nossa e saudade, mas sempre haverá uma forma de sabermos do nosso "Cavaleiro Monge".
Até sempre amigos.
Mil beijinhos.
Branca

Joana Freud... disse...

Eu vou para qualquer lado...
desde que vá convosco!!!
É só dizerem.

Para que todos saibam, a minha irmã Sofia vai um fds por mês a Barcelona, pelo que vai levar o livro da Catedral para a Genoveva no dia 6 de Junho.

Ainda dá para mandar beijinhos quentinho.
Joana

Anónimo disse...

sempre adorei o tio desde que o conheci ,
tenho imensas saudades do tio
tenho pena que o tio se tenha afastado de nos há cerca de 3 anos
tenho saudades das ferias na balaia juntos e dos fim de semanas juntos...
Grande Abraço tio , tenho orgulho em conhece-lo

Jose Tomaz Mello Breyner disse...

Quem é este nosso sobrinho tão querido que não assina o nome?

Meu Querido o Tio Salvador pede que nós todos assinemos sempre o nosso nome, e este seu comentário que já apareceu no outro post pela 2ª vez não está assinado. Assim o Tio Salvador não pode agradecer-lhe

Tio Zé Tomaz

Anónimo disse...

Queridos amigos:

Não sou de todo fã da monotonia mas vejo-me obrigada a repetir aqui um post que deixei quase no início ao Salvador… desta vez, para outras pessoas, gente nova que por aqui se depara, que de alguma forma procura neste blog, uma qualquer motivação, orientação, busca de fé ou apoio para se porem em equilíbrio, e consequentemente em saúde. Assim, e por considerar que ninguém é suficientemente maluco para ler o blog de “fio a pavio”, esta mensagem pode ser importante e ficou algures perdida lá atrás…

Volto portanto a “enfiá-la” aqui, no original, tipo ctrC ctrV, pois não se justifica alterá-la… e também dá menos trabalho...:):)

Não me posso alongar, sob pena de ser acusada de testamentária:), e também para não correr o risco do meu amigo Vasco me passar a recusar os seus maravilhosos hamburgers, sem contar com a sua amistosa companhia e claro, com umas tantas beatas recuperáveis no fundo do cinzeiro :):)… Ao passar o texto para aqui, confirma-se que pela “breve” citação do início, já se notavam as minhas boas intenções… o pior é pôr o dedo no teclado…:) Aqui vai:


Quero ser breve :)
Hoje, em conversa com uma amiga minha, com um tio em situação pior... e uma amiga já recuperada... disse-me que há um suplemento alimentar natural - BioBran - que se compra por exemplo no celeiro - que faz o milagre tão esperado por todos nós. Não tem efeitos secundários, aumenta a capacidade imunológica e diminui os efeitos colaterais da radio e quimio terapias em cerca de 90%. O melhor - combate brutalmente essas células inimigas de que falas quereres aniquilar no ring.. Os médicos deles ficaram abismados com a mudança daqueles valores que, a nós pouco nos dizem mas que eles olham como se fossem o resultado ilucidado de anos e anos de estudo e investigação :)
Como tratamento de choque aconselham 4, 4, 4 no fim do peq. almoço, almoço e jantar… Andei na net a averiguar e entre tantos envio-te este site como exemplo para ires ver… www.natura.org.uk/biobran.htm de qualquer modo se puseres Biobran no motor de busca conseguirás descobrir mais alguma coisa… convém no entanto, falares ao teu médico, que creio, te dirá que não choca em especial com os métodos dele, sem descurar a hipótese, que estes médicos tradicionais em nada acreditam que saia das tais horas a fio que levaram em frente aos livros… e quando os resultados aparecem atribuem ao inexplicável e ao acaso – disto, posso falar…
Beijokas enroladas em força e boa disposição, com molho de fé, esperança e amor.
Lena


Nem nós nem ninguém à excepção do “Altíssimo” sabe a que se deve a cura do nosso amigo. Acredito, como ele, que foram um conjunto de circunstâncias muito bem sincronizadas, das quais ele foi um exímio maestro… e também porque, quando se acredita, as respostas vêem ter connosco…

Posso adiantar-vos que o nosso rapaz, apesar das minhas enormes insistidas, não levou a prescrição à letra, inventou a que lhe apeteceu, dizia-me que tinha diminuído a prescrição para 2, chegava perfeitamente, mas pelo que eu o conheço, andou a rondar a prescrição mínima, ou seja 1! Ou o que a batuta mandava…

Quanto à continuação do blog, já eu te tinha “visto” a sondar soluções… :)

Quanto aos cães :) - troco já - por uns cretinos e prepotentes sinos de igreja - uma penitência que me chega diariamente aos ouvidos… e, não sabem vocês as voltas que este tema já deu… até o nosso mano velho já andou às voltas com isto :)… ahhhh como eu adoro a Igreja…!!! Se na Idade Média tivessem trocado as bruxas pelos padres, hoje teríamos concerteza um mundo melhor… :), xissa… esta foi forte…:):)

Vou-me já embora, juro, sem antes deixar aqui aquela célebre resposta do Agostinho da Silva… mais ou menos assim - “...neste momento não estou tão preocupado com os projectos que tenho para a vida, estou mais preocupado com os projectos que a vida tem para mim…” - é que a consciência deste diálogo com a vida é o que nos faz andar em harmonia… e esse, pode ser o primeiro passo… sim, bem sei que não é fácil... e também não se esqueçam que... "quando agente pensa que sabe todas as respostas... vem a Vida e muda todas as perguntas...”

Abraços alargados, e bejuj imensos,

Lena

Anónimo disse...

Boa noite Salvador!
Boa noite a todos!
Cá estou novamente, porque agora vou andar sempre por aqui...seja ele blog, forum o que lhe queiram chamar, tenho esse dever, de ajudar animar quem precisa, esta s/ideia de usar as novas tecnologias, foi excepcional, assim pode-se apoiar inúmeras pessoas. Eu e Ana temo-lo feito, mas confinado ao círculo de amigos,, isto é pouco, por este meio chega-se a muitas mais pessoas que passaram o mesmo que nós.Para a n/família foi importante falarmos c/outras pessoas que tinham passado pelo mesmo, está na hora de retribuirmos. Eu como mãe tenho o dever de encorajar as outras mães, é verdade que não temos as dores fisícas porque passam os nossos "guerreiros" assim lhes vou chamar, mas temos dores piores, acho eu, doi-nos a alma, o coração a dôr da nossa impotência...nós que tentamos proteger os nossos filhotes de tudo e de todos e depois....não há palavras, vem a revolta, por vezes nem 2 pegadas via na areia (que lindo poema o do Ruben, através dele percebi agora que Ele estva lá, e realmente pegou-lhe ao colo! Um grande beijo para Si, tudo de bom)Recebi ontem o livro, e na contracapa li uma frase do Zé Tomaz"Jesus nem sempre põe á prova todos nós, apenas os eleitos". Se assim é Salvador, este espaço tem que continuar, temos que demonstrar que essa "eleição" não foi em vão, nem que seja só um espaço para os n/guerreiros venham "lavar a alma" e nós estaremos por aqui para os apoiar, já vi que há aqui muito bons voluntários. O Salvador tem que ir descansar, é mais que merecido esse descanso, mas deixou a semente, haverá sempre outros a dar continuidade e já vi que por aqui há ótimos voluntários...
A m/Mãe teve um problema muito similar ao do Raul, estive sp a seu lado, a ele menti-lhe muito, ocultei-lhe a verdade por muito tempo (mas foram mentiras por amor...) na altura ela estava muito fragilizada pela morte recente de m/Pai, por isso mto negativa, fez os tratamentos todos e hoje dá gosto vê-la, 5 anos passados, no jardim de s/casa, no meio das flores (a s/paixão) a vê-las desabrochar e a observar os passaritos que por lá vão fazer os seus ninhos. Por isso Raul força e vai vêr que tb daqui a uns tempos isto não passou de um sonho mau. Um beijo para todos e outro especial para os n/Guerreiros.

Agora para a Catarina duas palavrinhas: Quando era necessário picar a m/filhota e as veias estavam um pouco "saturadas" das picadelas, as enfermeiras enchiam com água quente uma luva de borracha(as que se usam nos hospitais)davam um n´na abertura, que para além de ficar uma botija de água quente bem divertida...as veias dilatavam e amenizava a dôr, deixo-lhe aqui a dica (para Si e para quem precisar)pode sêr que a ajude. Tenho a impressão que li algures que costuma ir a Sta. Maria, na próxima 2ª feira (dia 2), pela manhã, estarei lá com a Ana e 4ª feira (dia 4) Ana para análises e consulta, se estiver por lá diga que combinaremos teremos muito prazer em estar consigo. É linda a s/disponibilidade para o Raul!
Os estudos tem tempo, tudo a seu tempo o mundo não acaba amanhã e há muito tempo para co9ncluir o seu curso.
Um grande beijo para Si
Desculpem a minha tagarelice....
Alda Maria

Anónimo disse...

Ai tá Lena, que continuas impagável e imparável!!

Abraços e beijos!

Branca disse...

Olá Salvador!
Olá Catedral!

Joana gostei de saber de si e da Genoveva. Estava um pouco preocupada com ela, fiquei mais descansada quando disse que a menina tinha o contacto e mais agora que a Joana vai dar resposta ao pedido. É bom verificar que conseguimos ir tratando de algumas situações que se nos vão deparando neste espaço, sem que o Salvador tenha que se cansar com isso.
E quando eu estou a pensar, porque não me acho no direito de ser intrometidas, vocês já resolveram, quer pelo espírito cavalheiresco do Zé Tomaz ou pela genialidade da Lena.
Joana espero que tenha recebido as fotos que lhe mandei ontem, pois parece que li em qualquer lado que estava com problemas na net.
Hoje vou fugir mais cedo.
Um grande beijimho de boa noite para todos vós.
Branca

Anónimo disse...

Olá Salvador.
Quero felicitá-lo em primeiro lugar por esta barreira que ultrapassou na caminhada da sua vida. Só hoje tive conhecimento da sua situação e deste blogue que me chamou especialmente à atenção porque desde 12/05/08, ouvi pela 1ª vez a palavra cancro diagnosticada a uma pessoa tão próxima, meu marido.
Embora esteja localizado, neste caso no palato,é extenso e profundo, ainda que numa fase inicial , mas dada a localização, o médico que o observou nas urgências de um hospitl civil, e na duvida entre ser operado ou começar por tratamentos de quimio, optou e graças a Deus por o reencaminhar para o IPO e em dois dias foi ali consultado e examinado, estando agora na fase de exames, alguns já feitos outros ainda por fazer e com 2ª consulta já marcada para breve, para saber a decisão tomada. Como sabe, ao ouvirmos este diagnóstico, o mundo caiu sobre nós, embora esteja a fazer um esforço para começar a racionalizar e tentar aprender como lidar com esta situação completamente nova para mim, para conseguir encontrara força e a coragem necessárias para ajudar e transmitir àquele que agora mais precisa dela. Sou católica e como tal agarro-me à minha fé a acredito que Deus e Nª Srª de Fátima não me vão abandonar e por isso me ensinarão a ajudar o meu marido. No entanto, e dado que viveu esta experiência e consigo todos ao seu redor, pedia-lhe o favor de me dizer qual a melhor forma de ajudar alguém que sendo extrovertido, alegre, foi pedir ajuda psiquiatra, se viu de um momento para o outro confrontado com esta situação e ainda em fase de ansiedade por não saber que decisão vão tomar os médicos. O meu obrigada e Deus abençoe todos os que viveram ou vivem esta luta bem como todos aqueles que diáriamente cuidam de uma forma ou outra destas pessoas.

Jose Tomaz Mello Breyner disse...

Minha Senhora

Não sei como a hei-de de tratar pelo que lhe peço desculpa de um tratamento tão formal, mas como se esqueceu de assinar tem de ser assim.

A melhor maneira de tratar com o seu marido é ser o mais natural possivel e encarar o cancro como uma doença naturalissima. Falar abertamente sobre o assunto ( não há nada pior do que as conversas pararem quando entramos numa sala)e sobre os tratamento e as prespectivas de cura.

Não o mimar demais, nós homens somos "maricas" na doença, e quando tiver de lhe "dar para trás" não hesite. Lembro-me como se fosse hoje que nos meus momentos de fraqueza e de queixumes, meu Pai dizia-me " És um previlegiado, já pensaste quantos afegãos dariam tudo para estar aqui no teu lugar" E fazia-me sempre pensar que havia muita gente pior que eu, pelo que não tinha o direito de me queixar. Esta posição marcou-me muito e "picava-me" para enfrentar o próximo tratamento. Estou disponivel caso queira para transmitir experiências pessoais, e explicar ao seu marido que há coisas muito piores do que a que ele tem.


Um abraço


Zé Tomaz
jmbreyner@gmail.com

Anónimo disse...

Salva

Mais uma vez um grande post, ao nivel dos que nos tens habituado.

No meu entender o nome não é o mais importante, ou se é blogue ou forum, o importante é que esta corrente não perca esta energia positiva que apoia e ampara os nossos amigos mais precisados da sua força.
O teu exemplo Salvador é o maior gerador da energia positiva de que esta gente transborda.
Para quem está a passar por uma experiência dolorosa parecida com a tua, relembro o que escreveste "Peço-lhes que acreditem intimamente que se podem vencer as adversidades que surgem na vida,por piores que sejam ou pareçam.Lutem. Reajam.Partilhem as dificuldades com quer ajudar". Palavras de esperança que se aplicam a muito boa gente.
Uma boa noite a todos

Tomazini

Carecaloira disse...

Boa noite Salvador,

Deus só nos dá a cruz que somos capazes de carregar
Por isso vai conseguir levar a sua, tal como eu espero ser capaz de levar a minha.
Tenho 33 anos e cancro da mama, uma gota de água ao pé de si mas espero que ambos superemos esta batalha.
Fiz um blog para expressar o que sinto e ajudar outras pessoas na mesma situação. Gostava que o visitasse www.careca-loira.blogspot.com

Atrevo-me a dizer:
um beijo grande
de alguém solidário

carecaloira

Carecaloira disse...

desculpe, só mais uma coisa:
o Biobran é mesmo eficaz?

Beijinhos

Anónimo disse...

boa noite Sr Salvador
boA noite Catedral,
quero agradecer a disponibilidade da senhora Alda Maria,(sim bébé eusei o que está apensar),mas so fico em Lisboa,no mes de junho.De qualquer modo obrigada.As veias aguentam-se. eu é que nao sei,estou desmoralizada, setembro esta já ai o esgotamento é fortissimo,e nao me matricular, e terminar é frustrante, sei que náo devo pensar nisso, tento focar-me em ficar bem,nao sei,hj éum dia nao.
boa noite a toda a catedral,
Catarina Rebelo

Joana Freud... disse...

Força, Catarina!
Estamos todos consigo!
E Jesus também!
Um beijinho.
Joana

Anónimo disse...

Bom Novo Dia a tudo e todos! Tudo vai correr bem, estou seguro.

Deixo nota de queo nosso VG faz anos e aqui lhe deixo um abração daqueles..

iw disse...

Bom Novo Dia, Salvador
Bom Novo Dia, Catedral
Lena, foi óptima ideia voltar a colocar aqui a informação sobre o Biobran.
Alda Maria, que carinho se nota nos conselhos que dá...
Catarina, coragem!
Beijinhos
Isabel

Branca disse...

Bom dia Salvador!
Bom dia Catedral!
Hoje este comentário é propositada e especialmente para o Vasquinho. Muitos, muitos parabéns. Que tenha sempre tudo o que merece, que é muito.
Beijinhos da sempre amiga,
Branca

Bébé disse...

Olá Catarina,
Hoje vai ser um dia sim!
Força, estamos todos consigo.
Você agora está matriculada na Catedral e é neste seu (per)curso actual que tem que estar focada. Sei que é fácil dizer mas dificil de fazer: desligue um pouco dos seus estudos. Quando estiver melhor - e vai estar - então pensa-se nisso. Mais estudo, mais ou menos cábulas, vai ser trigo limpo farinha amparo.
Veja o nosso Salva, o nosso Zé Tomás, o Raul e outras pessoas amigas que têm aparecido neste blog: pensamento positivo é essencial para dar a tal porrada que a bicharada merece.
Então vem para Lisboa: sff de dizer onde está que a Catedral aparece.
1 bj para a Srª D. Catarina
1 abraço para o Raul
baralhações para a Catedral
abração para o Gigantão
Bébé
P.S: gostaria de parabenizar o mano VascoG.

Branca disse...

Bom dia Salvador!
Bom Dia de Novo Catedral,
Agora para vós.
Como é bom começar assim o dia com boa disposição lendo o bébé.
Desejo a todos tudo de bom, especialmente ao Raul, que se não me engano anda em consultas e exames esta semana.
Visitei o blog da careca loira, é lindo, vejam que vale a pena, mulher de coragem, com uma filhotinha linda.
Beijinhos a todos.

Salvador,já tenho saudades.
Tal como dizia a nossa Locomotiva: elas ontem caíram.
Beijinho grande para si e família.
Que Deus vos proteja

Anónimo disse...

Bom Dia Sr. Salvador,

Infelizmente debato-me neste momento com a mais pura e dura das tristezas. Tenho meu pai, melhor amigo, companheiro com o mesmo problema que o Sr também enfrentou ( e enfrenta ). Foi-lhe descoberto há cerca de 15 dias, após se ter queixado com dores de cabeça, um cancro no pulmão que já tinha infectado a cabeça ( 6 tumores neste momento ). Foi um choque de morte, pois até esse dia o meu pai era o mais saudavel dos homens.Foi imediatamente internado a fim de fazer exames e tomar umas injecções ( desculpe a ignorancia de não saber o nome )para diminuir o inchaço das raizes no cerebro para precaver que o meu pai tenha convulsões ou entre em coma. Já fez biopsia, ressonancia magnética e neste momento estamos num periodo de espera a ver que tipo de tratamento ( se é que vão fazer algum )o meu pai se vai sujeitar. Os médicos apenas me dizem que é muito grave e que a esperança de vida é de poucos meses, apesar de o meu pai continuar a ser o mesmo lutador que foi sempre e não se ter ido abaixo...ainda.
Eu por outro lado, tento não pensar em mim,sorrir e brincar com ele como sempre fiz, mas a dor é profunda. Não deixo de pensar que a culpa é minha. Durante os 29 anos de vida, sempre pedi a Deus para me levar tudo mas não me levar o meu Pai, pois o pouco que sou o devo a ele, e a minha vida é ele. Não me imagino sem o meu Pai, pois toda a vida esteve sempre a meu lado.Não há palavras para descrever o profundo amor, admiração que tenho pelo meu Pai. Apenas lhe sei dizer que no dia 13 de Maio, aquando do diagnóstico, eu não morri mas sem duvida toda a minha alegria partiu sem volta.
Por ultimo, e depois deste desabafo, quero-lhe desejar a melhor das sortes e que o Vencedor desta batalha seja o Sr.
Peço-lhe desde já desculpa, por este comentário ser um pouco egoista pois nele falo mais de mim do que contribu-o com algo de util para o Sr.

Com os maiores desejos de rapidas melhoras

Joana

Anónimo disse...

^Você é simplesmente fantástica ,
e porque dos fracos não reza a História , a sua Históia de vida vai ser muuuito longa ,com esse PODER todo , pode crer !

OUTRA TOURO TEIMOSA

Anónimo disse...

Peço desculpa ,pelo meu comentário , que involuntáriamente introduzi neste Blogger, quando queria introduzi-lo no Blogger da CARECALOIRA !
No entanto , e calhar não foi por acaso este engano , aliás nada nesta vida acontece por acaso .
É que apesar de ter vindo a seguir toda a sua História , embora sempre em silência ,e sem qualquer tido de comentário , se calhar chegou a altura de lhe dizer Salvador , que também acho que você tem um PODER e uma CORAGEM tão grandes e tão fantásticos que só vai dar valor quando ,muito velhinho , vir o tributo que deu aos outros , por ser essa uma das funcões que Deus lhe incumbiu nesta Vida .BEM HAJA!

Anónimo disse...

sr. Salvador
Catedral,
hj, venho só mandar um beijinho a todos.
Catarina Rebelo

VascoG disse...

Olá Rapaziada,
Bom dia Mano Velho,

Além de querer desejar um bom dia a todos, hoje que ainda por cima não vai chover, gostaria de dar uma palavrinha à Joana Fôja... Minha querida Joana, você deverá repensar a forma como encarar a doença do seu Pai; Ao Salvador foram-lhe descobertos 16 tumores na cabeça, 7 no pulmão e, mais tarde, juntaram-se-lhes mais 2 no fígado... As previsões não podiam ser piores: de 3 semanas a, na melhor das hipóteses, 6 meses (pouco prováveis) de vida... Estávamos a 12 de Outubro... Hoje, já passaram 7 meses e meio, e o Salvador não tem 1 único tumor visível, devendo fazer uma última sessão de quimio apenas para erradicar qualquer pequeníssima célula maligna que não tenha querido sair com as outras... Sou Amigo do Salvador há muito tempo, e é incrível a sua forma física, hoje... Mas ele conseguiu o que conseguiu, porque sempre acreditou e porque todos os seus Amigos o fizeram acreditar que ele iria destruir o que não prestasse de dentro dele; Ora o seu papel, agora, terá de ser o mesmo... Além de ter a tarefa de o fazer acreditar que tudo vai correr bem, tem ainda a obrigação de ser a primeira a acreditar que este é apenas mais um episódio da vida do seu Pai... e a alegria não pode faltar... também não se pode sentir culpada de nada... Afinal, culpada de quê??? de não acreditar??? ACREDITE!!!! E FAÇA ACREDITAR!!! Um beijo grande, anime-se, e goze o seu Pai, porque ele está cá e ele quer sentir que é cá que ele faz falta... Perdoe-me a intromissão, mas achei que lhe devia transmitir aquele que foi o primeiro tratamento do Salvador...
Beijo grande para si, e um abraço forte ao seu Pai

à Rapaziada o abraço costumeiro e até logo, que isto não são horas de um guarda nocturno escrever...
Love You All
VG/BM/GN(hehehe)

Anónimo disse...

Aah gnda Vasco. Sábias palavras, sábio conselho!

Agarre os sonhos Joana.

Vasco passa um bom dia de anos, sff.

Icas disse...

Olá Salvador,
Só para aqui deixar um desejo de um Bom Novo Dia, extensível a toda a Catedral e, em particular, ao VascoG pelo dia de anos.
Icas

Bébé disse...

Olá Salva,
Olá Catedral,
Olá Joana Foja,
Olásssssssssssssss!
Joana, o nosso ganda mano VascoG que aniversaria hoje falou. E quando ele fala está falado.
É isso aí: tem que ser o reflexo do seu Pai: quer ver o seu Pai com força e determinação, então a Joana tem que transmirir alegria, acreditar, dar o amor que tem para dar e vender, isto depois cria vasos comunicantes que se alimentam uns aos outros.
Ora veja: o nosso Gigantão Salvador deu muito de beber à Catedral, ele bebeu de nós, a seguir fomos nós, depois bebeu ele, e assim sucessivamente, foi uma bebedeira de acreditar que nem imagina, e não é que fez bem a nós e bem ao Salva. Pois é: isto funciona mesmo. Vá Joana, força e dê um abraço forte ao seu Pai. O seu Pai precisa de si com todo o seu ânimo.
Catarina, isto faz-se? Só 1 bj a todos? podiam ser muitos bjs para todos.
baralhações
abração para o Salva
Bébé

Anónimo disse...

Catedral

Hoje não podia deixar de entrar nesta "Bendita Catedral" e desejar ao Vasco G um dia de anos com tudo do melhor para ele e sua familia.

Muitos parabéns Vasco e divirta-se

Abraço-vos

Leonor Antunes

Anónimo disse...

Para TODOS, mas mesmo TODOS, os meus cumprimentos.
Estou sem tempo, o que não significa que aqui deixe um abraço enorme a esta gente boa que encha a CATEDRAL.

Aos doentes ou familiares, o meu apoio moral, a minha FORÇA.

Aos outros manos e manas (já me habituei ao termo) aquele abraço!!!

Mas hoje, o maior abraço, se me permitem, vai mesmo para o grande Vasco Amigo/GN/Homem da barragem.
Dou-lhe os parabéns e desejo-lhe uma longa vida, com muita saúde.
Nunca nos abandone, homem! Você faz parte de nós.
Meu querido Vasco, um resto de dia feliz.

E agora vou andando.

Com licença...

Branca disse...

Olá Salvador!
Está tudo bem consigo?
Os rins estão a recuperar? Espero que sim.
Que tudo esteja a correr como até aqui e como deseja e que descanse mesmo muito para concluir com êxito o tratamento que lhe falta e consolidar a dádiva de todas as vitórias alcançadas.

Olá a todos!
É isso aí, grande força aqui anda nestas últimas intervençõe do Vasco e do Bébé.
Bébé anda com uma gasolina que só visto! Sempre a acelerar! E não sabia que também era amante da física, essa metáfora da lei dos vasos comunicantes aplicada aqui à vida real e à força do amor que aprendemos nesta Catedral é uma grande verdade!
E olhe que isto é contagioso Joana! Venha cá muitas vezes e vê como nunca mais se livra de nós.
Beijinhos para si e para o seu pai.
Tudo de bom.
Beijinhos a todos.
Branca

Anónimo disse...

Salvador,
Muitos parabéns pela força, coragem, boa disposição, resistência e amigos que tens, e pelo extraordinário resultado dessa misturada toda!
Um grande beijinho,
Margarida Ferreirinha

Anónimo disse...

Carissimo Dr. Salvador Vaz Silva
Estou a comentar este post, não só pelo mesmo, mas também porque tive a oportunidade de partilhar um certo momento da sua vida que penso ter sido agradavél, para o melhor situar o meu nome pode não lhe dizer nada, mas a minha função como Director Financeiro da Anamig-Piscinas, se calhar já o melhor situa, de quem sou.
Como deve calcular, sendo eu assinante da "Sábado", não fiquei de modo nenhum indiferente ao que li, tomando conhecimento com a dura realidade da sua vivência nestes útlimos meses.
Apesar de não ter sido pessoa que privasse na minha vida particular, penso ter sido criada alguma empatia, pelo que levou inclusivé, á troca de contactos, visto eu estar de saída da empresa, na última vez que nos encontrámos, assim sendo gostaria de lhe poder dizer que neste admirável mundo novo que é o descobrirmos que podemos afinal nascer novamente de facto é maravilhoso, quando olhado de outro modo e condição.
Também não passou indiferente para mim o facto de que li, e penso que se mantêm essa situação da Diabétes, doença que me bateu á porta, como um caso raro, na minha idade condição fisica etc, e sobre isso infelizmente e obrigatóriamente obtenho alguma experiência.
Para finalizar gostaria de me poder pôr ao seu dispôr no que a minha pessoa o poder servir, e que o nome dado ao Blog, não poderia ser melhor, uma vez que CATEDRAL, será a casa de DEUS, seja ele que credo seja, e a casa do SENHOR, é de facto a casa de todos nós.
Se me permite o abuso, um abraço grande, e na eventualidade de ser possivél, gostaria de repetir as nossas curtas e amenas cavaqueiras tidas na Ericeira dentro de meu gabinete, onde de facto me ficaram retidos alguns clientes, de onde o Sr. está obviamente incluído, nesta minha memória.
QUE A FORÇA CONTINUE CONSIGO
Nuno Martinho
nuno.martinho@numart.pt

Anónimo disse...

olá Salvador, olá Catedral!

Antes de mais quero enviar o meus Parabéns ao Salvador pela força e coragem que demonstra na sua luta!

Sou a Ana, A filha da Alda Ferro.
Pois é, a "bicharada" entrou em mim aos 20 anos, mas não a deixei estar por muito tempo. Achei que era mais forte que ela, e que ia lutar custasse o que custasse.
Uma das primeiras armas que arranjei foi a boa disposição e o optimismo (claro que muitas vezes ia a baixo, mas paidamente dizia para mim: não vou deixar que a "bicharada" leve a melhor.)
Entrava no hospital para fazer os tratamentos de quimioterapia sempre com o mesmo pensamento: com este faltará menos 1 para me curar.
E assim aconteçeu, depois da quimioterapia e radioterapia o dia da cura chegou!!!
Sei que ao pé do caso do Salvador o meu é muito pequeno, mas quero deixar aqui o meu testemunho e dizer a todos que acreditem porque a cura é possível.
Vou deixar ainda a frase que me acompanhou durante toda esta fase e que ainda me acompanha. Pu- la em muitos sítios, para a que pudesse ler várias vezes ao dia:


SE A TUA VIDA FOR LUTAR...VENCE!


Beijinhos para a catedral

Ana Ferro

Anónimo disse...

Catedral, apenas para dizer que o Livro já vai na 2ª Edição...

A elas, foniquesse!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

sr Salvador
Catedral.
muitos beijinhos a todos e muitos parabens ao VascoG
catarina Rebelo

Elvira Carvalho disse...

Boa noite Salvador.
Boa noite Amigos.
Nem todos os dias posso vir aqui. Mas venho quando posso. E desejo que continue tudo bem consigo, vi as fotos do lançamento do livro e pareceu-me que estava bem.
Queria mandar uma abraço especial ao Raul, ao Ruben, à Catarina, e à Antonieta, que me apercebi que estão com problemas sérios de saúde. Para eles a certeza de que depende essencialmente deles, o sucesso dos tratamentos. Que ninguém se entregue ao desanimo e à dúvida.
Estamos cá todos para ajudar com os nossos pensamentos positivos, e as nossas orações.
Um grande abraço a todos.

Anónimo disse...

Parabéns ao VG por mais um de muitos, com o Salvador ao lado a limpar-lhe a baba (quando ele já não conseguir) e a mudar-lhe as fraldas.
O melhor presente para ele é a constatação diária da projecção que a CATEDRAL teve e tem, não seja ele um dos pilares.
Um muito obrigado generalizado pelas tuas fantásticas qualidades como homem e amigo.
Enjoy the day que amanhã vem ai mais um e vamos aproveitá-lo todo.
Para os novos elementos o Vasco já disse tudo, Força AÍ até á vitória final
Um grande abraço personalizado para o Vasco e generalizado para a Catedral
Tomazini

Branca disse...

Boa noite Salvador!

Está de parabéns, estou delirante com este sucesso em tão pouco tempo, 2ª edição de a Catedral,é também uma grande prenda para o VascoG no dia do seu aniversário. Mas que boa notícia!
Obrigada mt.
Dou aqui também os parabéns pela eficácia à Prime Book e ao amigo Jaime Cancela Abreu, os livros que pedi para pessoas de famíla e amigas chegaram de um dia para o outro, os C.T.T também funcionaram muito bem, parece que esta Catedral tem sempre uma mãozinha de Alguém a empurrá-la.
Beijinhos para todos.
Branca

Anónimo disse...

Em primeiro lugar apesar de já o ter dado pelo telefone aqui vai o abraço apertado de parabéns ao Mano Vasco.

Só faltou o mais importante o abraço fisico fica para perto.

Realmente a "Bendita Catedral" transcende tudo o que se esperava.

Parece-me que o possivel novo nome Bendita Catedral é uma sugestão.

Leonor a seguir ao Salvador pareceu-me teres sido tu quem terá referido esta Catedral como Bendita Catedral.

Leonor o poema de Pablo Neruda que está na Paróquia é um momento que é uma pena não o passares também para aqui.Parabéns e o capacete já deve abanar para 6º no rock in rio

Lena acho que és única já tinha saudades de te ler.

Amigo Observador aquele abraço e o Meu Amigo é também nosso.

Catarina por favor trate-me por Pedro ou Locomotiva e muita força e Fé.

Abraços e Bjs

Pedro Ventura

Anónimo disse...

Boa noite Salvador,espero que esteja bem ,por aquilo que li do seu blog acho que deve ser espectacular cheio de vida( para dar e vender)com esse entusiasmo todo acho que vence tudo e todos.
não pode deixar de escrever porque tem que ajudar ainda muitas pessoas mesmo não estando doentes,todos nós temos qualquer coisa em comum eu por exemplo tenho um filhote com 14anos que padeçe do síndroma de aspger (autismo)e desde que a minha amiga carecaloira tem o bog todos os dias passo por lá nem que seja para ler os comentários,porque dá-nos força para levar a vida para a frente com mais força e coragem.
Por isso força e que Deus proteja todos aqueles que por aqui passam

Branca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Branca disse...

Voltei,
Muito contente por o Pedro ter aparecido.
E adorei a sua sugestão, não tinha pensado nisso: "Bendita Catedral" é um óptimo nome para um novo projecto.
Uma boa noite para todos.
Beijinhos

ANA FERRO, achei admirável a tua força aos 20 anos e sobretudo a força que transmites aos outros.

Catarina, estás bem? Hoje não te estou a ver cá pelos meus lados.
Beijinhos
Branca

Anónimo disse...

Boa noite Catedral,

Ao Salvador, foi muito bom saber que o seu livro vai na 2ª edição. Só de pensar na esperança e na coragem que ele vai dar a quem o ler, sim porque a postura que o Salvador teve perante a adversidade servirá a todos, não só aos que enfrentam doenças mas outras adversidades.
Ao Senhor Raul,à Catarina,ao Ruben, à Careca Loira e a todos aqueles que estão neste momento a lutar contra o Inimigo, partilho algo pessoal: quando estive doente todas as noites rezava a seguinte oração:
Oração à Nossa Senhora da Saúde
Virgem puríssima, que sois a sáude dos enfermos, o refúgio dos pecadores, a consoladora dos aflitos e a despenseira de todas as graças, na minha fraqueza e no meu desânimo apelo, hoje, para os tesouros da vossa misericórdia e bondade e atrevo-me a chamar-vos pelo doce nome de Mãe.
Sim ó Mãe atendei-me em minha enfermidade, dai-me a saúde do corpo para que possa cumprir os meus deveres com ânimo e alegria, e com a mesma disposição sirva o vosso filho Jesus e agradeça a vós, sáude dos enfermos.
Nossa Senhora da Sáude, rogai por nós. Amen.

Beijos para todos

Anónimo disse...

Boa noite Catedral!
A hora é tardia mas uma palavrinha de alento para a Joana, tem que sêr otimista de maneira a transmitir esse otimismo ao seu Pai para têr força para lutar, pense no Salvador se ele conseguiu, porque não há-de acontecer o mesmo convosco? Há que acreditar.
Outra palavrinha para a Menina Senhora Dona Catarina....não se preocupe agora com o curso, aulas, etc, vai têr muito tempo de acabar o curso, agora a vida deu-lhe, sabe-se lá porquê, outro curso para tirar , aprendemos que é um dia de cada vez, começamos a não nos "chatear" com coisas futeis, mas que antes nos aborreciam imenso, valorizamos muito mais a vida, por isso aprendemos a "gastá-la" melhor, aprendemos que o Sol a Lua, enfim a natureza que nos rodeia ainda é mais bela, aprendemos o verdadeiro significado da palavra amor, solidariedade, enfim tanta coisa, por isso 1º este curso, depois o outro, vai ficar com um ótimo curriculo. Por isso faz favor de se animar, está bem?
Um beijo para o Ruben, Raul, Antonieta, Careca Loira.
Também um beijo de parabéns ao Vasco, que não conheço,mas que tanto anima estes guerreiros e tanta solidariedade demonstra. Bem Haja!
Alda Maria

Isa disse...

olá, sou a a isabel, sou de beja,tenho 37 anos, cheguei aqui atraves de uma amiga que me deu o endereço deste blog, ainda n o li todo, mas ja me identifiquei com alguas palavras.
tive cancro da mama em 2006, fiz 8 quimios, fiz mastectomia radical e depois radioterapia.posteriormente e durante um ano ainda fiz um tratamento de quimio preventiva. herceptin.hoje aguardo que me chamem para a cirurgia de reconstrução.
a todos deixo uma mensagem de esperança, coragem e força...
tb tenho 2 blogs
o www.isabelguerreiro.blogs.sapo.pt e www.umaluznaescuridao.blogs.pt

Bébé disse...

Olá Salva,
Olá a todos,
Espero que esteja tudo a correr bem ao Raul.
A Catarina lá para o meio da tarde vai dar um arzinho da sua graça. O nosso Salva conseguiu, a Ana também. Bons exemplos de ir à luta e não desanimar, que é isso que a bicharada gosta. Com maior ou menor esforço, com altos e baixos pois a bicharada não escolhe alturas, vamos arrebitar o moral e ir em frente.
bjs e abraços especiais para quem está na luta
baralhações para a Catedral
abração para o Gigantão
Bébé
Vamos então para a 2ª edição de muitas outras.

Isa disse...

olá
o tiago http://t-i-a-g-o.blogspot.com), esta a precisar de miminhos assim como a sua esposa...a aninha (http://t-i-a-g-o.blogspot.com)

Isa disse...

errata o log da aninha é http://my-sweet-angel.blogs.sapo.pt/

Anónimo disse...

E perguntava-me um colaborador da "Prime Books", no dia do lançamento do livro, se os 200 que tinha levado para aquele dia não seria exagero...
Olhei para ele e disse: "vai ficar surpreendido, caro amigo".

Não fico admirado com a segunda edição da "Catedral".
Não me perguntem pormenores, ou em que baseio esta opinião.
Mas, de facto, não me admiro rigorosamente nada.

Meus amigos da Catedral, novos e menos novos. Acreditem como o nosso Salvador acreditou.
À vossa volta cá está este grupo de bem desejar e bem fazer.

Mas, a principal força está dentro de vós.
A mente tem uma força descomunal.

Abraço-vos.

Branca disse...

Olá Salvador,
Desejo que continue bem,que Deus lhe continue a dar tudo de bom a si e aos seus.
Venho à procura de duas musas que se perderam. Elas sabem quem são, é que lá na Catedral estamos todos com saudades e desejamos o vosso regresso.
Uma delas parece estar mesmo desaparecida, está tudo bem consigo, não tem tido problemas com os safaris?
Hoje estou um bocadinho para o enigmático PaulinhaC, mas estou deveras preocupada consigo.
Muitos beijinhos.
Branca

Branca disse...

Desculpem, no comentário atràs queria dizer "lá na Paróquia" e não na Catedral.
Foge-me a boca, neste caso a mão para o subconsciente, onde a Catedral anda sempre presente, pelo muito que me tem marcado e já tenho tantas saudades...antecipadas.
Beijinhos para todos.
Branca

Anónimo disse...

a toda a Catedral,
hoje as lagrimas cairam, inicialmente uma a uma depois em queda livre. acordei durante a noite varias vezes, toda ensopada em suores frios, a cama parecia piscina. e só me da raiva, o que raio é isto?tenho feito tods os exames,tudo o que me mandam, e esta m..., nao passa. eu nao sei o que é isso.sei que os sentimentos negativos sao maus, nao ajudam,nem os recomendo a ninguem. apenas acho correcto dizer o que se passa, pela minha cabeça.
quero agraceder aTODOS TODOS TODOS TODOS,TODA A força esperança,que me deram, e que continuem a dar a toda a Catedral, porque são FANTASTICOS.De momento vou fechar o pc uns tempos. um beijinho, alias, como diz e bem o bébé, muitos beijinhos a todos, quando passar a tempestade apareço.Até Breve p.s-Raul em junho se necessitar, irei consigo. e Salvador tudo ,mas mesmo tudo de bom
Catarina Rebelo

Anónimo disse...

Permitam-me que dedique esta intervenção à Catarina Rebelo, para lhe sugerir que passe, logo que possível, pelo meu blogue
http://reflexosnexos.blogspot.com/

Os dois mais recentes "post's" podem dar-lhe alguma ajuda.
Alguma.
Mas espreite, certo?

Ah! E não feche o computador.

Um beijinho para si e aquele abraço para a CATEDRAL.

Bébé disse...

Olá Salva,
Olá a todos outra vez,
Olá Catarina,
"Precisamos de 4 abraços por dia para sobreviver. Precisamos de 8 abraços por dia para nos manter. Precisamos de 12 abraços por dia para crescer."
(Virginia Satir)
Só da Catedral são para aí uns 126.
Força e não desanime!
Mais um abraço (já cá moram 127) para a Catarina
baralhações para a Catedral
abração para o Gigantão
Bébé

Anónimo disse...

sempre adorei o tio desde que o conheci ,
tenho imensas saudades do tio
tenho pena que o tio se tenha afastado de nos há cerca de 3 anos
tenho saudades das ferias na balaia juntos e dos fim de semanas juntos...
Grande Abraço tio , tenho orgulho em conhece-lo

NAO SOU SOBRINHO MAS SOU FILHO DE GRANDES AMIGOS DO TIO

SILÊNCIO CULPADO disse...

Salvador

Cheguei aqui através da Brancamar.

Fiquei feliz por encontrar-te.

Abraço

Branca disse...

Boa noite Salvador,
Descanse muito e fique bem.
Faça os dias felizes, como aliás o Salvador sabe.
Até sempre.
Beijinhos

jogador disse...

Caro Salvador

...e a todos os que passam por este "consultório" de desabafos, de conselhos, de força, de VIDA

hoje vou contar-vos uma história de palmo e meio num local onde a maioria tem palmo e meio...e, aparentemente é isso que às vezes nos parecem ser os nossos "putos"

a minha filha anda num colégio, "bem", num daqueles colégios que vale a pena o que se paga por mês, quando deixou aos 3 anos o "colinho" das vóvós, pensei e repensei, um infantário e depois uma escola do estado, ou um colégio particular???

na altura tinha vida de rainha, mas já tinha sido plebeia, princesa e a vida já me tinha ensinado que "o destino tem muito mais imaginação do que nós"

...se um dia não pudesse pagar o colégio, como seria??? para ela???

resolvi aplicar aquela máxima "ontem já foi, amanhã ainda não aconteceu e a vida é hoje"

lá foi para o Colégio

hoje a "piquena tem 11 anos", mas ás vezes passa os meus 41 anos em grande estilo, pelas melhores razões...

é melhor passar a acção, senão daqui a pouco, vão começar a pensar, mas o que a filha da Ju e o Colégio tem a ver com o Salvador e a Catedral...

muito simples

todos as semanas, nas turmas são escolhidos "chefes de turma" e à meia-dúzia de semanas, calhou a chefe ser a minha filha, aliás tarefa que ela detesta, não pelo trabalho extra, mas por ter de controlar os colegas, escrever os nomes dos que se portam mal e etc...

à mais de 1 mês que o João (nome ficticio) andava diferente, não jogava à bola, andava triste, as notas dos testes tinham descido, andava pelos cantos do Colégio e uma ou outra vez tinha chorado quando recebera um teste menos bom

...os colegas rapazes começaram a chamar-lhe maricas, nhó-nhó, as colegas achavam que ele era um "tótó" e começou a ser marginalizado, por todos os colegas.

...e porque não há coincidências, na semana em que a minha filha passa pelo "João" no recreio ele estava a falar ao telemóvel e a chorar a um canto, bem escondidinho para que ninguem o visse, mas a minha filha viu e foi ter com ele

e disse-lhe, fala comigo "João", eu sou boa a guardar segredos, e para já fica descansado que hoje não te vi a chorar, viste já temos um segredo: O "João" de rajada disse-lhe, ACHO QUE A MINHA MÃE VAI MORRER, ELA TEM CANCRO, TIROU UMA MAMINHA E AGORA FICOU SEM CABELO, O MEU PAI ANDA SEMPRE NERVOSO, E O MEU PAI NÃO QUER QUE A MINHA IRMÃ SAIBA DE NADA, TENHO DE BRINCAR COM A MINHA IRMÃ, QUANDO A MINHA VONTADE ERA ESTAR A BRINCAR COM A MINHA MÃE, MAS O MEU PAI DIZ QUE ELA NÃO SE PODE CANSAR POR ENQUANTO, MAS QUE VAI CORRER TUDO BEM, E ELA VAI FICAR FORTE. EU ACHO QUE ELA VAI MORRER...

Resposta da minha filha: Sabes o que eu acho "João" que o teu pai tem toda a razão, vou contar-te um segredo, a minha avó vive comigo e com a minha mãe e tem cancro, desde que foi viver conosco, é o nosso castelo como diz a minha mãe só princesas, eu a minha mãe, a minha avó e a Sissi que toma conta da minha avó e vive conosco. A minha avó está assim desde que os meus pais se separaram, quase à 8 anos, e sabes uma coisa "João", estamos sempre felizes la no nosso castelo, juntamo-nos no quarto da minha avó e fazemos tudo o que seja divertido, dançamos, cantamos, vimos jogos de futebol, fazemos piqueniques no quarto. João dá-me o teu tel, logo ligo-te e a minha mãe fala com o teu pai, pode ser que ele fique mais calmo, a minha mãe fixe para essas coisas, à já me esquecia a minha avó tem cancro à 8 anos e tá fixe...

passado 2 semanas, um dia o "João" faltou, uma amigdalite.

a minha filha pediu licença à prof. de inglês para falar com os colegas acerca da mãe do João, os professores sabiam, o pai já tinha falado á algum tempo com a directota de turma, a prof. disse que sim que se calhar era bom para o "João"

a minha filha perguntou: ALGUM DE VOCÊS TEM A MÃE DOENTE, TALVEZ A MORRER?

todos responderam, que não

e a minha perguntou: E SE TIVESSEM, A VOSSA MÃE COM CANCRO, QUASE A MORRER, O QUE ESPERAVAM RECEBER DOS COLEGAS?

SILÊNCIO NINGUÉM DIZIA NADA

e a minha filha disse: ENTÃO PENSEM, QUANDO O "JOÃO" VOLTAR SE FOSSE A VOSSA MÃE, QUE ESTIVESSE MUITO DOENTE COMO É QUE VOCÊS ESTAVAM, SE A VOSSA MÃE ESTIVESSE A MORRER. O João é um puto fixe, não é maricas, nem tótó.

A minha filha sentou-se e até o João voltar ao colégio não se voltou a falar no assunto

No dia em que o João voltou, o chefe de turma pediu a professora para falar no incio da aula

contou 1, 2 e 3 e todos disseram ao mesmo tempo: DESCULPA "JOÃO" ÉS PUTO BUÉ-DA-FIXE.

a mãe do "João" venceu o carcinoma na mama

um fim-de-semana destes deu um almoço na casa dela a todos os colegas do "João"

ADORO-TE MINHA FOFA

Ju (a mami)

bem haja para todos

Anónimo disse...

Parabens Salvador e obrigado!Não estou doente, mas por vezes perdemos um pouco do brilho do olhar.. e agora vendo a sua entrevista na RTP1 e conhecendo a sua maravilhosa historia de alegria e força, foi como um sinal para rever a forma como encaramos a vida. Um dia de cada vez, fluindo com alegria,rodearmo-nos de amigos, sem pensar demasiado nos problemas e confiando sempre que amanha será um dia ainda melhor é realmente a melhor forma de viver e atingir a tão almejada Felicidade.Ou melhor, é viver, a cada dia, a Felicidade. Obrigado pelo exemplo, pelo brilho de criança no seu olhar e obrigado a todos os seres humanos excepcionais que existem no nosso mundo e nos fazem acreditar..:D

Unknown disse...

Bom dia Salvador,
Já tinha ouvido falar do seu caso e ontem fiquei a ouvi-lo com toda a atenção.
Parabéns pela forma maravilhosa como encara a vida e dá o seu exemplo.
Sou mais nova e com menos experiencia mas já passei por um carcinoma na tiroide há sete anos. Na altura com dois rebentos de 9 e 12 anos, confesso que me assustei mas como também procuro sempre ver a luz ao fundo do tunel achei que me competia ir á luta e vencer e foi o que fiz.
Se procurar-mos ser feliz tudo é mais facil.
Bem haja!