terça-feira, 15 de julho de 2008

À TOA...

OAT!!!

- Depois de ler todos os comentários ao post anterior, fiquei completamente à toa e não sei mesmo por onde começar este texto. Não sabendo por onde começar, vou acabar:

- Continuo sem fumar (média de 3 cigarros/dia a seguir às refeições e sem inalar o fumo). Estou francamente melhor dos pulmões e esta semana será de exames.

- Vocês são Únicos, escolhidos a dedo pelo Universo. Únicos.

BEIJOS E ABRAÇOS,

Salvador

865 comentários:

«O mais antigo   ‹Mais antiga   601 – 800 de 865   Mais recente›   Mais recente»
Andre Moa disse...

Cara Susana,
apesar deste não ser o meu blogue, mas porque continuo a considerá-lo como o nosso blogue, o blogue de todos quantos por aqui vão habitando, desejo-lhe as boas vindas e ofereço-lhe toda a minha solidariedade. A dor une mais que o próprio amor. Pode não ser verdade, mas rima.
Abreijos
André Moa

paula machado disse...

olá Salvador
olá Catedral

Salvador espero que as suas férias estejam a correr da melhor maneira

Susana está a fazer os tratamentos no I.P.O de Coimbra?
porquê é de cá de Coimbra?
eu sou de Coimbra, se quiser entrar em contacto comigo é só dizer, no meu mail ou blog

Laura, a sua mãe está tudo a correr bem, espero que sim

para todos uma boa semana de trabalho ou de férias

beijinhos para todos do tamanho do Mundo

To e Li disse...

Olá a todos !!!
Não tenho deixado rasto, mas venho cá todos os dias,
Não vos esqueço
Deixo beijinhos para todos e força para quem precisa

Linda

Elisabete disse...

Boa noite a todos!

Passo por cá, para deixar um beijinho e dizer a todos os amigos que estão no meu coração.

Susana, também já passei pelo que está a passar. Se precisar de colinho, tem aqui uma amiga. Ok?
O meu mail está à sua disposição.

Beijinhos para todos

Elisabete

P.S. Pedro, continuação de boas férias.

SQMA disse...

Olá a todos

Como sabem estou de férias, mas dei uma escapadinha para matar saudades.

Fico muito feliz por ver os nossos amigos Jorge e André, estão cada dia melhores de saúde e disposição.

Estão todos no meu coração e nas minhas orações.

Beijinhos

Daniela

Elisabete disse...

Bom dia a todos!

Passo, para deixar um beijinho cheio de força, principalmente para os que mais precisam.

Fiquem bem!!
Até breve!!

Elisabete

Mrs. Sea disse...

Cheguei às Portas do Mar e um mar de gente decidida a mergulhar na multidão [está mais que visto que o palco lá existente não foi feito para grandes concertos! Mais uma "bronca" de quem fez aquele recinto!]... Eu, como é óbvio inclusivé, queria vê-la, estar mais perto dela, ver o que de especial aquela mulher tinha para chamar tanta atenção...

Estive praticamente todo o concerto em cima de um muro alto [eu tenho vertigens], mas era o local mais agradável pois sempre levava com um ventinho para refrescar o calor que saia daquela multidão!

Não ouvi o Cavaleiro Monge, mas ouvi Oh Gente da minha Terra, cantado no meio da multidão [literalmente desceu do palco e andou a cumprimentar as pessoas enquanto cantava]... Ela tem uma voz potente a cantar, mas doce, muito doce no falar... E tem uma postura digna, angélica, em palco... Ela é mesmo um "anjo" e agora compreendi o quanto ela é especial para ter sido a escolhida para escrever o perfácio da CATEDRAL!


O concerto dela numa palavra?!
Emocionante!


Deixo aqui um excerto da última música que ela cantou e que muitas palmas se fizeram ecoar...

Quem tem, quem tem
Amor a seu jeito
Colha a rosa branca
Ponha a rosa ao peito

Mrs. Sea disse...

Susana,

O meu irmão também está em Coimbra desde Abril a fazer QT! Mas ele não está no IPO, está na Ortopedia!

O seu sarcoma é onde?!

Bjins e muita força...

Andre Moa disse...

Olá, amigo Jorge Henriques,
O meu comentário anterior etá a seguir ao seu, mas juro que, quando o escrevi, o seu ainda não aparecia. Simultaneidades!
Agora será apenas para lhe dizer que estou consigo e que concordo inteiramente com o que escreveu. Até que o Salvador assim o queira, cá viremos marcar o ponto, que é uma forma de lhe reconhecermos tudo quanto fez por cada um de nós, por este grupo e por nos ter proporcionado ete lugar de convívio saudável, agradável e solidário. E porque rir faz bem, aqui fica uma gargalhada das suas eheheheheheheheheheheheheheheh.
Um abraço.
André Moa

Explicações Inteligentes disse...

Oláaa bom diaa....

..quase boa tarde...

Obrigada por perguntar Paula, a Mammy está assim assim...não sei se é da Radioterapia, mas ela não tem andado lá muito bem, desencadeou-lhe um ataque de fungos na boca e na pele do corpo...incrivel não é??!!

Agora não come bem, não consegue beber bem...nem dormir bem...isto está complicadissimo!

Enfim...já foi a 3 médicos e já tem isto á 5 dias! Estou para ver...só sei que isto não é nada humano.

Beijinhos***cá continuo...

Branca disse...

Olá amigos,

Não tenho escrito, mas tenho estado sempre por aqui.
Só para dar uma forcinha à Susana venho dizer-lhe que enquanto o seu sarcoma fica em observação e uma vez que já acabou a quimio descontraia, o medo não é bom conselheiro, viva a vida entretanto, possívelmente essa quimio foi uma consolidação pós-operatória, digo eu...
Hoje, a pensar em si, lembrei-me de uma amiga do Salvador que teve que extrair um lóbulo de um dos pulmões e que teve toda uma série de complicações antes disso, mas a partir daí venceu o inimigo e está aí linda e com um ar saudável, já fez um ano em Janeiro que tudo se resolveu e continua muito bem, tanto quanto sei.
Assim, não há que ter medo, apenas vigiar, mas estou convencida que se a puseram apenas nessa situação de controlo, tudo correrá bem daqui para a frente.

Quanto à Laura sinto-me impotente para lhe dar conselhos, uma vez que é médica e para mais no campo da investigação, é como se estivesse a "ensinar o padre nosso ao vigário", mas compreendo que afectivamente se sinta mal, este espaço é como um hospital da alma, será que conseguimos fazer o papel de médicos?
Espero que sim.
Se assim fôr, então passe sempre para receber e para dar...
Para o nosso amigo Pedro, peço desculpa por ontem me manter silenciosa, estou viva, descansada também, embora ainda não tenha ido de férias, mas tenho-me encontrado comigo o que é óptimo.

Amigo António (Observador) ontem reli os seus últimos comentários e corroboro uma afirmação muito importante que deixou e que cada vez me parece mais evidente:

"É ele, Salvador, que deverá tomar uma decisão.

Na minha perspectiva já a devia ter tomado.

Compreendo a sua provável hesitação. Mas, mais tarde ou mais cedo, vai ter que ser."

Aguardemos.

Será egoísmo exigirmos demasiado do Salvador, mas por mim sempre me mantive aqui pela amizade que lhe tenho, dando o melhor que pude e sei um contributo ao projecto que ele se propôs perante o país e as câmaras da televisão e que trouxe toda esta gente boa até nós, mantive-me muitas vezes na tentativa de lhe evitar uma maior carga. Fiquei aqui por esse projecto com a alma que a amizade pelo Salvador me ditou.
Compreendo que por vezes é humanamente impossível acompanhar todos os que precisam de ajuda.
Criei outros laços, outros amigos que vieram, que de forma nenhuma abandonarei, por isso vos digo que mesmo que nem sempre escreva, ando por aqui e pelo espaço de todos, como sabem os que os têm.
Muita saúde e alegria.
Beijos
Vossa Branca

Explicações Inteligentes disse...

Obrigada pelo coliinho Brancamar...

Sim vocês conseguem fazer perfeitamente o papel dos médicos...meus colegas...

Há muitos deles, que não sabem o que estão a fazer na vida...

Beijinhos...

Carecaloira disse...

Boa noite,

tinha decidido não voltar a escrever, aliás até já me despedi, mas o depoimento da Susana não me deixou indiferente.
Susana, vivo em Coimbra, também tive um inimigo que despejei o mês passado. Se quiser conversar um bocadinho comigo visite o meu blog ou escreva para carecaloira@gmail.com

Beijocas para todos
Trago-vos no meu coração

Branca disse...

Pois é Marina, também tinha decidido o mesmo, pelos vistos voltamos pela mesma razão.
Beijinhos.
Branca

Anónimo disse...

Bom Dia

Nao me esqueço de voces estou de ferias e quando posso apareço para saber de todos .

Bjs e Abraços

PV

sofia disse...

Olá viva!!
Ainda bem que voltaram a escrever,como já vos escrevi gosto muito das vossas palavras,enquanto Salvador permitir virei sempre aqui.
Continuo de férias estou muito bem,neste momento até vim visitar a minha familia,mas não passo sem vir aqui vos visitar.
Gostaria de partilhar estes meus dias com voçês,ficará para outra fase,quando estiver no Porto terei muito gosto em vos mostrar as minhas fotografias novas.
Desejo que passem os dias da melhor maneira .
Bem vou aproveitar o colinho da minha mãe.
Voltem sempre,muitos beijinhos.
Sofia.
Mem -Martins

Andre Moa disse...

Caras amigas e amigos,
todos em sintonia, todos em rede, todos irmanados na solidariedade, na esperança, na certeza de que há vidas a proteger, a prolongar, a consolar, a tocar para a frente. Inteiramente em sintonia com os últimos comentários, se não mesmo com todos os deste blogue. Quase todos, na sua esmagadora maioria.
Estive estes dois dias em silencio forçado. A indisposição e as dores não me permitiram veleidades nem distracções. Até que há uma da manhã, acabei por ser levado (pelo meu irmão, arrancado à cama do seu doce lar, quando a cama sabe melhor) à urgência hospital. Apenas saí dali às sete e meia da manhã. Depois de me virarem do avesso e do direito, de trás, da frente e de lado. Ele foi apalpação ao recto, ele foram análises, ele foi entubação naso-gástrica (tudo em busca de eventual perda de sangue). Felizmente não se registou qualquer hemoragia. Nova apalpação rectal e... Eureka! O novo dedo intrometido (de cirurgião experiente e habituado a estas andanças de caganças entupidoras) acabou por detectar a causa de tantos espasmos e dores horríveis e anunciar fecalomas (as bem conhecidas fezes duras, em torcida, empedradas). Há que prescrever, portanto, Enema de Limpeza. Lá fui submetido ao velhinho e eficiente clister da avozinha. Saíu caca até dizer já basta, que não há mais no armazém. Quando me preparava para voltar à médica para ter alta, dei em chamar pelo Gregório. Vomitei suco-gástrico, que àquela hora matinal já não havia mais nada no estômago. Uma injecção metalopromida 1 F e lá fui serenando. Passei por casa para tomar uma banhoca e, assim limpinho, tomar um yogurt e um chá verde para a seguir tomar a dose matinal diária de químio e ala para a sala de chuto, que se faz tarde. Regressei a casa por volta da uma da tarde, almocei e depois um sessão extraordinária de yoga ibérico, apenas interrompida às dezanove horas pelo meu neto, entretando regressado da creche. Foi bater-me à porta do quarto, muito suavemente, e, docemente, acordar-me. Como costuma fazer esta gracinha todos os dias de manhã, acordei a pensar que já fosse novo dia. Demorei um pouco a situar-me no tempo. Agora estou aqui a conviver um pouco, mas não tardará que regresse a vale dos lençóis, que eu preciso bem de descansar.
Abreijos.
André Moa

paula machado disse...

olá a todos

só passei para desejar um bom fim de semana
e para quem estiver de férias umas boas férias
e quem estiver acabar as férias um bom começo de trabalho

Andre não devia ser nada fácil nem imagino as dores que devia ter

as melhoras para todos aqueles que mais necessitam
que DEUS e NOSSA SENHORA vos acompanhem

beijinhos para todos do tamanho do Mundo

Explicações Inteligentes disse...

Bom dia Gente Banitaaa...

Pois André não é fácil...isso de meter o dedo onde não é chamado...ui, não é nada agradavel para nós (médicos) e para os doentes que estão com dores, mas olhe que dá-nos ideia de um pré-diagnóstico que podemos actuar logo de seguida e fazer melhorar bastante.

Espero que esteja melhor...é o que mais desejo, que todos passem com tranquilidade estas fases de tratamento e que fiquem todos muito bem.

A minha Mammy, ficou internada ontem, fez uma reacção toxicológica a um medicamento pós-operatório...por acumulação de doses. E ela que nem um mês fez de operação, mas está a recuperar muito bem.

A pneumologista ontem ficou muito felizna cabeça, ela ainda não tinha visto a sutura, está mesmo bem.Só que diz que é normal estar assim (esta reacção), porque se o nosso objectivo é matar as "coisas más", ás vezes tambem afectamos as coisas boas. Mas a reacção consegue-s orientar, nada melhor que uns cuidados paliativos e a remoção da medicação,para vermos qual é o malandreco. =)

A quimio só deverá começar em Setembro, o plano será 1 vez por semana, 3 semanas...pausa de 1 semana entre as sessões. Serão 5 sessões. Ou seja só deveremos acabar a quimio em Janeiro do próximo ano, depois vemos como responde.

Beijinhos Beijinhos...
Vou papar...que ar não move carroça...

Explicações Inteligentes disse...

Peço desculpa pelo meu português volta e meia...mas é que não estive sempre em Portugal a morar e a estudar...

Quando quero deixar uma palavrinha, por mais rapida que seja...as vezes esqueço-me de alguns termos mais apropriados e formas de escrever...

Mi Fuiii...

To e Li disse...

Bom Dia
Bom feriado para todos...
Laura espero que a Mammy fique bem...
Não deve ser nada fácil passar isto, muita força para ela...
Obrigada faz bem trazer-nos noticias dela, nós cá estamos em corrente a pedir por ela...
Para todos os que neste momento estão menos bem muita força e já sabem Acreditar,Acreditar e Acreditar
Beijinhos para todos
Linda

Unknown disse...

Caro Salvador
carissimos amigos

BOM DIA A TODOS

Amigo Andre espero que neste momento esteja a sentir-se melhor .
Espero que o sol radioso que hoje temos seja motivador de boa disposiçâo ,pois para mim nâo há nada como um dia cheio de sol para me dar animo ,(enfim podia ser pior mas ele é assim vá se lá saber porquê ).
Ontem tambem fiz uma visita forçada ao bata branca mas afinal nâo era nada de grave a pernita junto com o pésito estava a ficar inchada mas nada que nâo se resolva com umas almofaditas hehe
Só partilhei convosco este episódio porque quero publicamente agradecer ao DR.Gil Morais pela forma como fui cuidado , felizmente ainda há muitos tecnicos de saùde que nos olham nâo como meros numeros mas como seres humanos com sentimentos .
Bom dito isto e por estar dito volto a dizer-vos que façam-me o favor de continuar a trabalhar para que fiquem bem!!!!!!
um abraço
jorge henriques

paula disse...

ola! gente boa...
passo para bos deixar um abraço cheio de luz...
força e coragem para o jorge,o andré, para a susana e para a mummy da laura
cura vida alegria
bjinhos
paula padinha

Andre Moa disse...

Os meus intestinos estão a andar meio loucos:vão do oito para o oitenta com uma velocidade incontrolável e inalcançável. Assim, como acompanhar a par e passo a sua caminhada? Depois de uns dias entupido, há dois dias que não estanca a torneira. Já estou a ficar exaurido e com o rabinho a arder, que nem um bebezinho. Não sei o que tomar. Se estanco a diarreia, tenho medo que se formem novos fecalomas; se não tomo nada para estancar, estou-me a esvaziar. Porca miséria! Que cosa fare?
Aguentar que é serviço, a ver onde param as modas.
Para todos o meu bem-haja. Para todos, nomeadamente para o Jorge Henriques votos de boa recuperação.
Abreijos.
André Moa

Anónimo disse...

O seu admirável exemplo fez-me acreditar ainda mais que a cura é possível.
Tenho 34 anos, estava a tentar ter filhos e descobri um pouco por acaso que tinha cancro de mama.
Faço Quimioterapia há 3 meses e estou a aguardar neste momento a data da mastectomia radical com esvaziamento ganglionar.
Vi a entrevista na TV e reconheci as reacções e palavras descritas, todos os entendimentos que fazemos com o nosso "bicho", todas as portas a que batemos. Tudo vale, desde a medicina à oração.
Tenho dias bons e dias maus, mas mais serenidade que antes, mais humanidade também. Aprendi a dar importância ao que realmente importa.
Obrigado por partilhar.
É balsâmico ver a sua força e coragem. Continue!!!!

Liliana

Isa disse...

olá salvador, já tenho deixado aqui no seu blog, comentarios, mas vim ca hoje e vi que não tem escrito ultimamente, por isso pergunto, mudou de blog?onde o posso ler.
cumprimentos,

isabel

paula machado disse...

olá Mar de Gente Boa

espero que passem um bom fim de semana

especialmente para a Liliana, FORÇA
CORAGEM, FÉ, e ACREDITAR
que vai vençer essa batalha

para todos os que sofrem que DEUS e NOSSA SENHORA vos acompanhem

beijinhos do tamanho do MUNDO

Carecaloira disse...

Liliana,

passei por tudo o que está a passar á bem pouco tempo, a única diferença é que já sou mãe.
A palavra chave é acreditar, acreditar, acreditar.

Se quiser conversar um bocadinho ou até tirar dúvidas, no que eu puder ajudar estou à disposição:
www.careca-loira.blogspot.com
ou carecaloira@gmail.com

Beijos para todos
Marina

Elisabete disse...

Boa tarde gente boa!

Continuo de férias. Passo para deixar um beijinho a todos.

André, Jorge, Susana, Mammy da Laura... a todos desejo rápidas melhoras. Por cá, fico em Oração.

Liliana, tenho 38 anos e também há um ano atrás me foi diagnosticado cancro da mama. Fiz cirurgia, quimioterapia e radioterapia. A postura perante a doença, é fundamental para a cura. Tenha força e acredite. Vai vencer!!!
Se quiser conversar, use o meu mail : elisabete.94.98@gmail.com

Beijinhos para todos

Elisabete

Explicações Inteligentes disse...

Olaaa Buenas tardes gente banita!

Poijé, cá estou eu...incrivelmente cansada...

Sabem, não consegui o patrocinio que tanto precisava para o meu Projecto de Cardiologia do Enfarte do Miocardio... =( estou deveras desiludida.

Mas que é que posso fazer, rien, rien...

Era só para vos dar umas beijokas...volto ao trabalho!!!

P.S. Obrigada pela força Paulinha Padinha...

Alda disse...

OLá Salvador!

Olá a todos que por aqui passam!

Uma palavra para a Liliana:

Tenha coragem e lute sempre! Mesmo quando se sentir mais em baixo, acredite sempre na cura! Tanta gente que vence, a Liliana também vai vencer!

Eu também tive cancro da mama, fiz mastectomia radical faz dia 31 de Agosto 2 anos e sinto-me muito bem!

Visite o meu cantinho que encontra muitas amigas do peito que tiveram cancro, e que estão a vencer!

http://viveroutravez.blogspot.com

Alda

Beijos, e abraços para todos.

Alda disse...

Salvador,

Volto para lhe deixar um abraço, e dizer que o seu livro está quase no fim! Estou a adorar!
Que Deus o ajude sempre!

Alda

Andre Moa disse...

Olá, gente catedralícia! O poço está a ficar muito fundo. Para lá chegarmos leva um tempão. Eu tenho passado por aqui, embora não tenha deixado nada escrito, por me sentir fraco e sem disposição mínima para escrevinhar umas larachas. Uma diarreia de dias tem-me exaurido. Mas não vai ser uma diarreia, por maior que ela seja, e está a ser, que me vai deitar abaixo. Era o que faltava!
Abreijos.
André Moa

Explicações Inteligentes disse...

Boomm diaaa Gente Banita!!!

Força André, estamos consigo...

Um abraço.

Andre Moa disse...

Embora cansado, por aqui, pela Catedral, é que eu não deixo de passar.
Quanto mais não seja, como hoje, apenas para vos saudar e a todos desejar saúde e alegria.
Abreijos
André Moa

Andre Moa disse...

Caríssimas amigas e caríssimos amigos,
Quinta-Feira, lá fui eu uma vez mais até à Sala de Chuto. Correu tudo bem. Ontem tinha emborcado três imodiuns (loperamidas) e a diarreia lá estancou um tanto. Com uma fralda posta à maneira, não corri qualquer risco. Pelo sim pelo não, levava uma suplente na maleta. Não foi precisa. Cheguei a casa por volta das treze horas, a tempo de almoçar e assistir ao começo do grande bilharete do Nelson Évora. Às duas e meia da tarde voltei ao hospital, para uma consulta, devido à diarreia. Consulta de médico entendido. Espero eu, que aquilo foi como quem limpa o rabinho a um bebé. Dito e feito. Mal lhe disse por que estava ali, logo ele prescreveu: nada de leite, yogurte só líquido e simples, banana bem madura, maçã e pera cozidas. Lá tenho eu que interromper o sumo de beterraba que estava a tomar com regularidade, o aloé vera que também vinha tomando pendularmente. Fiquei com medo até de comer. E, por fim, os fármacos:Saccharomyces boulardii (UL-250, 250mg.Cáqpsula - 3 por dia. (penso que é o velho conhecido Ultra Levur); Sulfametoxazol+Trimetropim (Bactrim Forte, 800 - de doze em doze horas, durante dez dias. E imodium (loperamida) sempre a seguir a uma descarga diarreica.
Isto agora vai. Ou vai ou racha. Vai, que eu não me sinto com forças bastantes para rachar seja o que for. A seguir um prolongado yoga ibérico. Não dormi, mas descansei, que na horizontal é que eu me sinto menos mal. E agora, antes dos cremes na cara e no peito contra os vermelhões e o acne ( o tal que me está a rejuvenescer) antes das abluções nocturnas, estes sminutos breves de amena cavaqueira convosco, queridíssimas amigas e queridíssismos amigos.As forças não dão para mais. Mas isto vai. Até porque vou entrar na semana em que não tenho químio de casa.
Abreijos.
André Moa

Elisabete disse...

Olá a todos!

Passo para deixar aquele beijinho a todos.

André, Força parece que o seu problema esta a resolver-se, graças a Deus!!!

Beijinhos para todos.

E(Lisa)bete

P.S. Amigos, cliquem em: http://www.borasonhar.blogspot.com/

Explicações Inteligentes disse...

Oláaaa boa tarde...

André força com as amigas Saccharomyces boulardii...elas curam qualquer indicio de liquidez no intestino...=P se é que me entende...

Andar assim é horrivel, já anda á um bocado de tempo...desde que eu acompanho a sua escrita, que reparo que isso não anda famoso com efeitos 2os.

Espero que agora, fique bem melhor.


A Mammy acabou a radio...AREY!

Mas daqui a uma semanita deverá iniciar a quimio...=S vamos lá ver.

Esta semana, para mim foi boa...recebi uma proposta ontem, ser assistente convidada na Faculdade de Med de Lx. Para mim é excelente...

Mas infelizmente não consigo patrocinios, há empresas que ainda não sabem que se apresentarem despesas com patrocinios, poderiam pagar menos nas Finanças...=( este país!!! E eu a precisar de 20 000 € para fazer investigação. Sniff Sniff....

Vou ver a Mammy, amanhã virá para casa.

****

paula machado disse...

olá a todos

Salvador espero que continue com a mesma força de sempre

um bom fim de semana para todos

muitos beijinhos do tamanho do Mundo

Andre Moa disse...

Hoje a torneira já apresentou alguma resistência à pressão da canalização. Estou a melhorar. Obrigado pelo vosso estímulo, pelo vosso testemunho, pelos vossos cuidados.
Abreijos
Abdré Moa

Unknown disse...

OLÁ CATEDRAL
OLÁ SALVADOR
Bom dia para todos e que este domingo de sol seja um dia feliz.
Salvador que tudo esteja a correr pelo melhor e continuaçâo de umas boas férias.
André, que bom o fluxo estar a normalizar ,um abraço.
Bom e porque está na hora das torraditas da manhã (se alguem quizer ainda se arranja hehehe) tenho que acabar este comentário ,por isso chau
um abraçâo
jorge henriques

Lisa disse...

Boa noite a todos!

Alguém falou em torradinhas?!?!
Jorge, por acaso, hoje o meu pequeno almoço foi à beira mar... e claro que não puderam faltar as torradinhas.
Fico feliz por o ver por aqui.

André, estava a ver que não!!!... ainda bem que a sua barriguita ganhou juízo!!!

Pedro, já tenho saudadinhas. Volte rápido.

A todos os que estam a passar por uma fase menos boa, que nunca lhes falte a coragem e a força de vencer.

Beijinhos para todos
Fiquem bem.

E(Lisa)bete

Lisa disse...

Bem..."estão" e não "estam"...já estou com sono.

Beijinhos

Lisa

Anónimo disse...

Olá Salvador

Continuação de boas férias...o importante é que esteja tudo bem consigo...

André... ainda bem que a torneira está a perder a pressão, desejo que esta semana seja bem melhor.
Laura como está a sua Mamy?
já tentei ir a sua casa mas não consegui entrar, em relação ao seu patrocino tente a Bial aqui no Porto o Administrador é muito receptivo a esses patrocinios...

Jorge que triste fiquei só vim agora perdi as torradas da manhã!!!

Beijos a todos

São Nunes

Andre Moa disse...

Só pra dizer que ontem, depois de ter deixado o meu comentário, a tripa revoltou-se de novo. Até às três da manhã foi um tal corropio. Tive que emborcar, por três vezes uma Loperamida. Mas a coisa estancou. Hoje posso afirmar que a torrente está a ficar dentro dos caudais aceitáveis.
Folgo muito por ver por aqui o amigo Jorge Henriques, o que eu tomo como sinal positivo. Também comi torradinhas, mas não das suas, até porque os nossos horários bloguistas estão desfazados. O amigo Jorge labora de manhã; cá o moi (o Moa) obra mais à noite. Para todas vós, caras amigas, os meus agradecimentos pelo cuidado e carinho que nos vão transmitindo. E que força nos dais!
Abreijos.
André Moa

Explicações Inteligentes disse...

Olá... Buenos Dias...

Pois, incrivelmente farmaceuticas tentei poucas, até porque têm andado em restruturação ultimamente e das duas uma, não recebem para patrocinios ou põem muitos entraves.

=( Enfim...isto a vida dos patrocinios é um bocadinho ingrata.

A Mammy, está em casa...acabou a radioterapia, está em recuperação das mazelas...bem más diga-se de passagem. Quarta tem uns exames e a consulta do plano de quimioterapia para a outra semana que vem começar. =S Deus queira que seja melhor...que a radioterapia.

Obrigada por perguntar São. **Beijinho**

Cum catano, André...isso parece-me manhoso né? Uma pessoa nem está recuperada e já anda outra vez a caminho da amiga "sanita"...força****

Jorge, boa recuperação...

***Bom diaaaa....again...(mas agora é para ir embora....)***

SQMA disse...

Olá a todos!

Voltei, o que é bom acaba depressa...

Vejo que o André esteve com uns desarranjos, mas que tudo se compôs, mas mesmo assim deixou sempre cá uma palavra amiga. Obrigada André por ser um exemplo para todos nós. Irei visitá-lo no seu cantinho agora que voltei ao activo, prometo!

E o nosso amigo Jorge, mais um guerreiro, é muito bom ver que essa recuperação está a correr pelo melhor. E essas torradas? Adoro torradas....

A todos deixo, um grande Abraço e o desejo que todos os vossos dias sejam de luz.

Beijinhos
Dani

P.S.: Um abraço especial ao Salvador.

Andre Moa disse...

A todos vós, companheir(a)os na dor e no estoicismo com que a enfrentamos, cientes de que a união faz a força (e nós unidos como estamos formamos uma força capaz de derrubar montanhas, quanto mais uns simples cancros) o meu profundo agradecimento e toda a minha amizade e solidariedade.
Última hora: A tripa parece estar a começar a estabilizar. Hoje de manhã ainda apanhei um susto, mas o resto do dia correu sem precipitações. A gravidez é que nem tanto. O enjoa é tal, que até parece que vêm aí gémeos. Se calhar são gazes indecisos, sem saber se hão-de sair por baixo ou por cima. Como agora, mais careca na cabeça do que nas nádegas,devo estar com cara de CCCCCCCCCCUUUUU,
os desgraçados devem ter ficado confusos. Mas a seu tempo, lá hão-de encontrar a saída certa.
Abreijos.

Explicações Inteligentes disse...

Ai cum catano, mato-me a rir com as suas palavras André!!!!

Credo...com calma que vai ficar tudo estável com a sua tripa...cuidado para não desaparecer! =) Comer..beber cházinho, as ditas torradinhas...

***

Lisa disse...

Bom dia a todos!

Alguém viu por ai a nossa locomotiva preguiçosa?
Desculpe-me Pedro, eu sei que está de férias, mas as saudadinhas...

André, o amigo está a ficar cá com um humor!!! Tenho que me preparar psicologicamente, antes de cá vir, se não, pareço uma tolinha a rir-me para o PC.
Fico feliz que a tripa esteja a ganhar juízo. Mas esses enjoos, já chegam para o aborrecer (sei do que falo).

Jorge, vou passar já na sua casa, mas deixo-lhe aqui um beijinho, também.

Laura, muita força para a mammy.

A todos, um bom dia, seja ele de trabalho ou de descanso.

Um Abraço apertadinho para todos.

Lisa

Mrs. Sea disse...

Vou comentar mais uma vez aqui... porque o que me traz aqui é um pedido muito muito importante para o meu Bro!
Ao fim de 6 sessões intensas de QT e de 4 meses desde o dia em que soubemos da existência de um bicho maldito no fémur esquerdo do meu irmão, soubemos hoje que amanhã fará uma ressonância magnética e um TAC!

Queria pedir-vos com todo o meu coração, porque sei que vêm todos aqui diariamente conversar um pedacinho uns com os outros, por favor, unam as vossas energias positivas às minhas e a todos aqueles que querem bem o meu maninho para que os resultados dos exames de amanhã sejam positivos, ou melhor, mais que positivos! Que o tumor que está no seu osso tenha reduzido bastante o seu tamanho, que ele esteja mais morto que vivo, para que o meu maninho seja operado brevemente e para evitar que tenha que fazer mais sessões de QT dolorosas...

Peço-vos isso com toda a minha amizade e cumplicidade por todos aqueles que sofrem ou que já sofreram, porque acreditem, o meu irmão é das "pedras" mais preciosas que tenho na vida! É como se fossemos um só!

Vamos unir-nos em energias positivas em torno dele com um único objectivo: a sua cura total sem volta!

Obrigada a todos aqueles que de uma forma ou de outra me têm apoiado e me irão apoiar nesta corrente de solidariedade que vos peço! Porque quantos mais formos unidos mais força teremos contra aquele bicho maldito!

Bjins para todos

Explicações Inteligentes disse...

Algo é importante...o nome do seu irmão...qual é? Eu gosto de pensar nas pessoas pelo seu nome Próprio.

:) Vou acender uma velinha banita e vou pensar nele, assim como pensarei na minha Mammy.

***Força***

Mrs. Sea disse...

André! O nome do meu irmão é André!

Bjins e obrigada!

Andre Moa disse...

Cara mrs. Sea,
toda a minha energia vai estar voltada para si e para o seu André.
Às outras queridas amigas e aos caros amigos, peço o mesmo. Não pensem em mim nos próximos dias. Agora é o André da Sea que mais precisa. Cá o Moa (o moi) hoje até passou um dia porreirínho. Comecei a levantar a dieta,ontem e hoje já não tive diarreia, e até os enjoos me largaram. Até quinta-feira a coisa vai ficar boa. Depois de nova bomba na sala de chuto é que se verá, mas tudo vai correr pelo melhor. Tenho a certeza. E com o seu André, cara Sea, vai correr tudo como deseja, como todos desejamos.
Beijinhos
André Moa

sofia disse...

Olá ,boa noite.

Voltei já estou por cá,desejo que se realize os vossos sonhos e desejos o mais breve possivel.
Fiquem bem.
Cláudia Sofia T.

Lisa disse...

Boa noite a todos!

Hoje, as minhas Orações vão em especial para o André, o Bro da Mrs Sea.
Que os resultados dos exames, sejam os desejados.

Abração para todos

Lisa

Branca disse...

Bom dia amigos,

Sempre disse que voltaria aqui quando se justificasse ou houvesse alguma situação mais urgente.
Hoje volto pela Vera (Mrs. Sea) e pelo seu irmão André.
Cliquem na Mrs. Sea e vão ao seu blog porque a data dos exames foi alterada para amanhã.
De qualquer forma hoje e amanhã todos estarão com o teu irmão Vera, haverá mais tempo para que todas as forças se unam à volta dele e tal como já disse tenho a certeza que tudo vai estar como desejam.
Um beijo enorme para a Vera e um beijo enorme para o André Moa, pela sua enorme e comovente generosidade. Espero que realmente esteja melhor. Que essa próxina quimio corra bem.
Para si vai um abraço muito especial, tem sido um resistente, corajoso e guerreiro sem tréguas contra esse maldito mal.
De uma forma muito especial, porque ambos sabemos o que pensamos, quero dizer-lhe de todo o coração: Que Deus o abençoe.
Beijinhos
Branca

Andre Moa disse...

Cara mrs. Sea,
vim aqui para lhe desejar muita coragem e esperança, bem como ao seu irmão,mãe e restantes familiares e, pelo caminho, saber notícias sobre o estado do André que, não é ainda conclusivo, mas animador pelo menos é.
Força, muita força, com muita força, que a selecção da solidariedade continua coesa, unida e com vontade firme de vencer.
Beijinhos
André Moa

Mrs. Sea disse...

Venho aqui agradecer a todos por se terem unido em função das melhoras do meu irmão! Ele fez ontem um TAC ao torax e à perna e uma ressonância magnética! As novidades não são conclusivas, uma vez que os médicos terão de analisar os exames com os efectuados no início, mas disseram-nos que o osteossarcoma do meu mano continua localizado, ou seja, sem metásteses [o que é óptimo] e teve ligeiras melhorias!

Tudo isso devo a Deus, ao Sr. Santo Cristo dos Milagres e todos os santos que invoquei e também à vossa força, à vossa fé e à nossa união! Por isso, obrigada por tudo!

Bjins...

ATT: Quando souber de mais algo transmitirei!

Explicações Inteligentes disse...

Por isso é que cá estamos...ainda bem que está localizado, ou seja sem metasteses...

Bjinhos e força...

Explicações Inteligentes disse...

Olá pexoali banito...

Bem...não sei se me doi mais a mim ou se doi mais á minha Mammy, começou hoje a quimioterapia...=S

Teve das 9h30 até ás 13h30 na sala de enfim...acho que é chuto né, que alguns de vós chama...

Espero que a reacção, ou seja os efeitos não sejam assim tão maus, que dê pelo menos para ela descansar melhor do que nos ultimos dias.

Tenho assim uma sensação esquisita no meu estomago...um apertão.

Beijinhos a todos.

Andre Moa disse...

Boa noite, caras e lindas amigas; boa noite, caros e "feios" amigos.
Hoje lá fui eu, a meio da manhã, apanhar o tal antídoto, a tal injecção na barriga. Como o enfermeiro se predispôs a dar-ma, aproveitei logo para dizer que preferia deslocar-me ao hospital, apresentando como desculpa esfarrapada, para não ser eu a injectar-me, que, assim, me obrigava a sair de casa, a circular. E isto também é verdade. Preciso de agir, de circular, já que circular é viver. Os efeitos colaterais aumentaram, o que me parece aceitável. Confirma-se, pois, que continuo grávido, a avaliar pelos enjoos e náuseas, que voltaram em força. Questão de dias, espero. Quanto ao mais, vai tudo correndo sobre rodas.
Abreijos para todos.

Anónimo disse...

OAT:

Dez meses decorridos passaram 24 Horas sem que alguém deixa-se aqui um comentário,tudo acaba nesta vida.

Um beijo a todos

Um muito especial para o Salvador que ele esteja bem é o que eu desejo

São Nunes

Explicações Inteligentes disse...

Boas tardesss...sim porque são domingos diferentes tendo em conta que somos tantas pessoas a viver o mesmo espaço de tempo...ehehehe...tou muito filosofica.

Bem, passei por aqui para vos dizer que a Mammy incrivelmente neste segundo dia, pareceu-me bastante bem, por enquanto não tem enjoos e não tem dores de maior...até cozinha e dorme a noite toda!!!

Para mim, desculpem-me...a ignorancia, mas não é suposto até ao 4o dia após a quimio as pessoas terem alguns efeitos adversos??

È que uma coisa é estudar o que acontece e saber por alto, outra é ver...e sentir com as pessoas que amamos.

Bjitos***

paula machado disse...

olá a todos

que DEUS e NOSSA SENHORA esteja convosco que eu continuo a orar por vós

que o Salvador esteja bem

uma boa semana e tudo de bom

beijinhos do tamanho do Mundo

Anónimo disse...

Olá a todos

Laurinha ainda bem que a sua Mamy está a reagir bem á Quimio, em relação á pergunta que faz é muito relativo,isto de quimio não é chapa 5, cada caso é um caso,as reações não são sempre as mesmas,que bom estar a correr bem,um dia de cada vez isso é o mais importante.

Beijinhos

São Nunes

Mrs. Sea disse...

Laurinha,

Infelizmente eu sei o que isso é, esse apertão! :( Mas temos de A-C-R-E-D-I-T-A-A sempre! Termuita fé que tudo vai correr bem! E como correu bem com o meu mano, também irá correr bem com a tua mummy!

Bjins e força!

Mrs. Sea disse...

André Moa,

Espero que tudo corra bem... Esse estado de gravidez vai passar, acredite!

Bjins e melhoras!

Mrs. Sea disse...

Laurinha,

É como a São diz... cada caso é um caso... Cada tratamento é um tratamento. Por exemplo o meu irmão faz 2: um líquido vermelho e outro transparente! o vermelho ele aguenta bem, apenas enjoando nos últimos dias; o outro é que é dose... Por norma enjoa logo no 1º dia e fica assim até ao final do tratamento... Depois vomita muito também... :( E normalmente nesse tratamento costuma ficar no hospital 2 semanas para regulariar os valores, porque ficam todos alterados...
A sua mãe deve ser diferente também... digo eu... porque cada caso é um caso e as reacções são bem diferentes de pessoa para pessoa!

Bjins e melhoras...

Explicações Inteligentes disse...

Oláaaaa gente banita!!! =)

Txi tanta gente a dar-me colinhoooo!!!

Areyy...=D Pois entendi perfeitamente, até mesmo em diagnóstico é diferente, imagino em tratamentos...nada é linear...

Eu sou fã nº1 da Minha Mammy...eehhehe

Ontem passou muito bem o dia, hoje já está mais cansada..vai-se levando...

Beijinhosss***

Andre Moa disse...

Gente amiga, que me é tão cara: Vou daqui a pouco até perto de Sesimbra, para ver se descanso um poouco e gozo uns momentos de tranquilidade, em família. Com o Luís Tiago, é evidente, sempre por perto. Está um traquinas muito bem disposto e palrador. Um senhor, com os seus quase dois anos e meio de existência.
Estarei em Lisboa quarta-feira à noite, para na quinta ir à sala de chuto e na sexta à acupunctura. Regresso a Sesimbra na sexta à tarde onde penso permanecer até quarta-feira. E assim sucessivamente, durante este mês de Setembro. Às quartas e quintas, em princípio, virei até aqui para vos ouvir, matar saudades vossas e deixar um pequeno recado. Para além de um ou outro capítulo de o Diário de um Paciente. Continuação de saúde, confiança e força para todos.
Abreijos.
André Moa

Unknown disse...

Hoje, dia 2 de Setembro, assisti a parte de uma entrevista com o Salvador, na Sic Mulher. Depois de consultar o Blog apercebi-me da grandiosidade da Catedral, da beleza interior dos seus construtores e da coragem e vontade de viver do seu arquiteto!
Para todos eles o meu apreço e para ti, Salvador, o que é ganhar uma pequena batalha, depois de já teres ganho tantas guerras? Força!!!

Anavida

Anónimo disse...

OAT e
Querida Laurinha, como já disseram cada quimio é uma quimio e cada pessoa é uma pessoa...q'a ganda cliché!!!mas evite q a mummy vá para a cozinha. Sabe q às vezes os cheiros ajudam a desencadear os enjoos.Pergunte à emfermeira q administra o tratamento quais sao os efeitos mais comuns.Eu sei q, por vezes, pode ficar inibida por ser médica e apetecer-lhe perguntar coisas idiotas ou óbvias, mas n se acanhe pq este pessoal sabe q qd nos toca a nós ou aos nossos tornamo-nos as pessoas mais estupidas e burras à face da terra.Pensamos c/ o coraçao
e a razão é muitas vezes esquecida...
Fale com eles/as e,por vezes,até nos dão umas "receitinhas" jeitosas, nutritivas q evitam os enjoos, como a nossa querida Luisinha que é enfermeira no hospital da universidade de coimbra.
E se, por acaso, a mummy tiver um incómodo mais...intenso,fale com o medico. Pode ser uma reacçao alergica.
Muita calma,Laurinha!A sua mãe vai sair desta com a sua ajuda.
ISA

Explicações Inteligentes disse...

Buenos dias...

Oh Isa, conseguiu-me esboçar um valente sorriso hoje.

E logo amanhã que eu faço 25 aninhos....Arey! A minha melhor prenda é mesmo essa...que a Mammy fique curadíssima e de preferência bem melhor do que estava antes...ehehehe

Ontem a mãe foi á consulta de radioterapia e a médica disse: "pronto está limpinha...na cabeça". O que para mim, foi excelente..uma etapa já está estável.

Agora é mesmo a Quimio, mas correu bem a 1a sessão...daqui a 2 semanitas leva a 2a...vamos lá ver.

Interessante é vê-la a comer vegetais, saladas e muita fruta. Excelente!!!

Obrigada pelo apoio...=)

Andre Moa disse...

Caríssima(o)s,
apesar das muitas saudades que já sentia de vós e dos vossos miminhos, a verdade é que ontem, quarta-feira, não tive ganas de vir até aqui. Sentia-me muito alquebrado e com vómitos e náuseas como nunca. Hoje lá me arrastei até à sala de chuto. Estive toda a manhã e parte da tarde no hospital. À tarde em consulta, por ter uma inflamação na gorja; durante toda a manhã no tratamento com anti-corpos e outros antídotos. Era o que me estava a fazer falta. Fiquei mais arrebitado e muito menos grávido. Depois de uma noite de enxurrada, o dia foi mais ou menos calmo, apenas com uma descarga no começo da tarde. Amanhã lá vou eu retomar a acupunctura e penso vir aqui a meio da tarde para contar e ler as últimas, antes de regressar ao refúgio de férias. Espero que esta nova etapa de vacanças corra um tudo nada melhor. Espero. E se espero, lá terá que acontecer.

Parbéns à Laurinha, pelas óptimas notícias dos resultados da Mammy e pelas suas vinte e cinco primaveras. Eu tanbém já fiz vinte e cinco anos. Parabéns.
Abreijos.
André Moa

Anónimo disse...

OAT1!

André boas Férias, mas diabo que gravidez mais complicada foi arranjar!e essa canalização que não deixa de dar problemas, vamos lá a ver se com mais uns xutos se resolve...
Beijinhos

Laurinha

é bom que a Mamy côma frutas vegetais e saladas, mas sabe que tem que estar atenta aos valores do sangue, porque como deve saber neutropénicos,nem fruta de casca mole crua, nem saladas.

Muitos Parabens para o seu aniversário de amanhã

Beijinhos para si e para a sua Mamy


São

paula machado disse...

olá a todos

olá Salvador espero que se encontre bem

Laurinha muitos parabéns e que este dia se repita por muitos anos junto daqueles que ama especialmente a sua querida Mãe

que DEUS e NOSSA SENHORA esteja com todos os que precisam

beijinhos do tamanho do Mundo

By myself disse...

São 3,20 da manhã e estu a vê-lo na sic mulher, apesar de já o ter visto em mais 2 situações que não sei precisar.
Devo dizer-lhe que rejuvenesce a cada programa.
Nota-se quea saúde está consigo.
Muitas felicidades e lots of health.

Um beijo

sofia disse...

BOA noite
continuo sem ter algum tipo de informação do estado de Salvador,esperando que na realidade que continue a passar bem os seus dias.
Já agora aproveito para desejar á menina Laurinha um dia muito feliz e os parabéns,foi com essa idade que fui mãe,para mim foram muio bons os 25 anos,desejo que a mãe tenha o sucesso esperado e o mais breve possivel.
André falamos lá em "casa".
Beijinhos
Sofia

Anónimo disse...

OAT
e MUITOS PARABÉNS À LAURINHA!
Laurinha, peço-lhe q não leve a mal pelo "pseudoconselhos" q eu outros catedralistas lhe deixamos aqui. Na realidade, sinto q estou a ensinar a missa ao vigário...
Aminha familia está a passar por um caso idêntico ao vosso; e tb temos uma pessoa,q não é médica, mas de farmácia; e por isso, calculo como seja consigo.
Creio q qd ouvimos o diagnóstico" cancro,protocolo:quimioterapia e radioterapia", ficamos atordoados,confunde-nos, turva-nos as ideias(mesmo a quem andou a queimar neurónios na faculdade c/ estes assuntos).
Isto é uma luta muito grande, mas não é nada q não se possa vencer...
É como...o boxe, por ex.para vencer o adversário é preciso estudá-lo, ver onde ele é mais fraco, ver os videos dos seus co mbates, treinar e...KO!
É por isso q nós perguntamos tudo, tudinho, pelo menos eu eo m/ primo,pois nada nos fica mal uma vez q não somos médics nem farmaceuticos. Às vezes, olham para mim como estivesse a perguntar a coisa mais estúpida do mundo.E estou, confesso!houve um dia q a médica respondeu-me:"isso não lhe interessa nada...São dados
médicos!" E riu-se.
E depois no hospital de Dia,´há q matar o tempo...e falar e especialmente ouvir. Dicas. Dicas de sopa de salsa,batidos de beterraba,saladas de bacalhau crú (parece q os salgados não provocam tanto enjôo como os doces), chupar uns rebuçados por causa das"mucosas", cortar o cabelo antes q ele caia, ou se possível rapá-lo pq se tiver 1/2 ou 1 cm qd cai ,pica imenso e faz comichão, mete-se por todo lado,usar uma escova de dentes macia para evitar sangramento das gengivas. Só coisas simples, q acabariamos por aprender ao fim de meia dúzia de dias...mas assim...já sabemos e poupa-nos alguns desconfortos. Também há sintomas q ouvimos e q felizmente não temos e há outros q nunca ouvimos e temos.Mas não é nada q n se possa ultrapassar.O caminho faz-se caminhando!

Ah! em relação a batidos , a Alda, uma outra guerreira e catedralista deixou aqui uma receita d'um batido purificador de sangue, q segundo ouvi dizer é bastante agradável. para n andar à procura, aqui vai:1 cenoura, 1 mçã reineta, beterraba qb,1 laranja,1 raminho de salsa...e bom apetite!

beijinhos, e mais uma vez muitos parabéns para si e para a sua mãe ,eu sempre achei q as mães tb merecem nestes dias tão especiais para elas,
tudo de bom para a s/ mammY e para si
ISA
PS já reparou nas horas?Acordei cedo, n consegui dormir mais

Explicações Inteligentes disse...

Boooommm Dia...=) Muitos miminhos!!!

ehehhee...Amei hoje de manhã, a minha Mammy dizer-me que fui o que de melhor lhe aconteceu na vida! Credo...esta terrorista (pensei eu)...=O

Até novas ordens (daqui a uns anões), tenho 5 desejos para cumprir...eheheh

...Beijokas...

Anónimo disse...

Vi hoje pelas 03:00 da manhã a repetição do programa "Mundo das Mulheres", que me prendeu e me tirou o sono pela força que demonstrou e pela gratidão relativamente a quem o apoiou.
Sem saber contribuiu para ter mais alguma força de viver, não por estar doente, mas pelas diversas contrariedadezinhas da vida que não têm qualquer valor.
Bem haja e por sua sugestão acho que vou criar um blogue para aliviar a alma, para partilhar!
Ana Sofia Peixoto

Branca disse...

Laurinha,
andei aqui à procura de um e-mail seu por tods os lados, mas nem e-mail, nem blog.
Assim, obrigou-me a vir cá, coisa que não faço há algum tempo, mas vou lendo sempre.
Então os meus parabéns, é só quatro meses e pouco mais velha que a minha filha, não a imaginava tão novinha.
Andei a bisbilhotar no seu perfil e acho que devia fazer o que diz a Ana Sofia que escreveu a seguir à menina, criar um blog.
Já viu todos os que foram criados a partir daqui?
Fiquei contente que tudo esteja a correr bem com a sua mãe.
Tenha um grande dia e seja sempre muito feliz.
Encontramo-nos por aí.
Beijinhos.
Branca

Explicações Inteligentes disse...

Olá Brancamar,

Incrivelmente tenho 1 blog, mas é direccionado para dar explicações. Ou seja não tem nada haver comigo directamente.

Mas tenho o meu spaces, do msn.
O meu mail pessoal que poderão enviar mails é ferreira.rodrigueslaura@gmail.com.

E o dito spaces é http://mynd69.spaces.live.com/.

Que é bastante personal...=)

Obrigada pelo carinho...

Graça Lopes disse...

Há muito tempo que passo por aqui em silêncio. Vou "vendo" os amigos que se mantêm fieis a este espaço que deixou de ser do Salvador para ser um espaço dos ESCOLHIDOS, como disse o nosso Salvador (Vocês são Únicos, escolhidos a dedo pelo Universo. Únicos.)
Hoje quebro o meu silêncio para dar um beijinho especial à Laurinha e fazer votos que todos os seus desejos se concretizem especialmente o que diz respeito à recuperação da sua mummy. Parabéns.
A todos os outros Catedralistas desejo muita saúde, força e alegria.
Abrejos

Lisa disse...

Boa tarde a todos!

Parabéns à Laurinha!
Um resto de dia muito especial para ti!
Que a indisposição da mammy passe rápido.

Salvador, espero que esta ausência de noticias seja sinónimo de boas notícias.

Bom fim de semana

Beijinho para todos

Lisa

Jose Tomaz Mello Breyner disse...

Meu Deus...

Regresso de férias e...já não conheço ninguém aqui

Um abraço muito apertado a todos que aqui andam e as melhoras. Vou juntá-los a todos nas minhas orações. Força para todos.

Um abraço

Zé Tomaz

P.S. Afinal ainda vejo aqui a QUERIDA Branca Mar e a Careca Loira que tb é do meu tempo.

Andre Moa disse...

Mais um dia carregado.
Acupunctura, umas voltinhas necessárias, hospital, regresso a casa, yoga ibérico, tudo a recuperar. Eis senão quando, a rolha salta e tem sido um corropio de bica aberta. Lá tive que meter novo batoque (comprimidos atrás de comprimidos, para ver se a diarreia estanca. Sol de pouca dura? Espero bem que não. Água mole em pedra dura tanto dá até que fura.
Num jogo de resistência, ganha a maior persistência. Persistência é comigo. Vou vencer o inimigo.
Abreijos
André Moa

Branca disse...

Claro que vai vencer o inimigo André.
Não tenho dúvidas disso.
Um beijo grande para si.
Branca

To e Li disse...

Olá a todos!!!

Vim para dar os parabéns atrasados a Laurinha, desculpe, mais vale tarde do que nunca, desejo que a sua Mãe se encontre bem.

Fiquei feliz de ver aqui o José Tomaz Mello fez lembrar a antiga Catedral, obrigada...

para todos os que que aqui vêm tudo de bom

Beijinhos
Linda

Anónimo disse...

Mas que grande lição de vida.
Tive uma amiga que passou pelo mesmo e que encarou a doença com força e naturalidade, infelizmente não saiu vitoriosa. Com ela aprendi a dar o verdadeiro valor aos pequenos problemas a dar mais valor à vida.
Gosto muito de pessoas com a vossa energia embora me façam sentir, por vezes, um pouco medíocre por não aproveitarmos sempre o melhor que a vida me dá.
Obrigada pela disponibilidade em partilhar estes momentos da sua vida que me ajudam a crescer e ser uma pessoa melhor.
Força e parabéns.

Beij Luísa

Anónimo disse...

Um beijo de Gratidão...

Unknown disse...

Olá Salvador embora nâo tendo noticias suas espero (e faço força para isso) que se encontre bem na companhia de quem o faz feliz .
Que este domingo soalheiro seja motivador de um estado de espirito positivo e que conduza ao caminho da cura para todos aqueles que se encontrem menos bem.ACREDITAR ACREDITAR SEMPRE
BEIJOS E ABRAÇOS
jorge henriques

Andre Moa disse...

Novidades, amigos, não tenho. Ainda há pouco um amigo me dizia que o nosso corpo é uma fábrica de fazer caca. Se assim é, a minha fábrica está em plena e contínua laboração. Há dias que não faz outra coisa, dia e noite. Isto é que vai uma crise! Tirando isso e o enjoo. está tudo a correr sobre cama. Daí que ainda me mantenha por Lisboa e com alguma relutância em partir para o paraíso terreal. Já agora, o que vou eu fazer para o paraíso, com esta merdice desatada? Não vou encher o paraíso de moscas... Para quê? Mas a filhota e o neto pesam muito no outro prato da balança, pelo que sou capaz de ir até lá, regressando na quarta-feira. Não digo nada para não falhar. Se não vier aqui amanhã é porque atravessei a ponte e me encontrarei na outra margem.
Abreijos
André Moa

Jose Tomaz Mello Breyner disse...

Gostava de partilhar com todos este video. Pensar que aconteceu há pouco mais de 1 mês é arrepiante verdade?

http://www.youtube.com/watch?v=0D4MAG8E7jI&feature=related

Anónimo disse...

Boa noite...
Tenho acompanhado a catedral no anonimato e tenho-a visto crescer a olhos vistos e tornar-se num grande movimento de "AMOR", é bom existir algo assim...um porto de abrigo e segurança onde buscamos o calor que derrete o frio das nossas realidades, dos corredores de hospital, o desalento no final de mais um dia de tratamentos!!Penso que não será demais dizer que a Catedral de todos nós já é uma grande FAMÍLIA com um objectivo em comum : o de derrotarmos qualquer sentimento negativo e estados de espírito desanimados...aqui respira-se positivismo...choramos todos juntos para no momento seguinte festejarmos a vida e é assim que tem de ser...para todos nós!Acompanho-vos, confesso por via das circunstâncias, desde que ao meu Pai foi diagnosticado um carcinoma sarcomatoide na bexiga.
Depois da cirurgia, da quimio e da radio e de tudo o que já tão sobejamente conhecem...não havia nada a fazer...mas como não costumo entregar os pontos assim tão fácilmente e muito menos tratando-se do meu querido Pai...resolvi pesquisar muito, muito e depois de relatórios para hospitais de todo a parte inclusive para a India...cheguei a um tratamento que gostaria de partilhar com a comunidade e que considero ser de facto como muitos já a apelidaram : "o teu Deus..!!"-bem , não será bem assim, mas já curou milhares de pessoas no mundo inteiro e é o "upgrade" do tratamento que o nosso Amigo Salvador já efectuou: o tal Gamma Knife...
O CyberKnife apresenta-se na linha da frente na luta contra diversos tipos de cancro. Trata-se de uma tecnologia relativamente recente aprovada há poucos anos pela FDA, não existe em Portugal mas é disponibilizada pelo Hospital Ruber Internacional em Madrid representada pelo magnífico Doutor García Alejo Hernandez. Também conhecida por radiocirurgia robotizada, este equipamento que já se encontra em utilização há praticamente 10 anos nos EUA, só recentemente chegou a alguns países da Europa e a Espanha em meados do ano passado. O meu Pai chegou de Madrid no Sábado e os médicos estão optimistas, temos que aguardar para ver os resultados, no entanto basta uma pesquisa pelo www.cksociety.org/ ou www.accuray.com/ ou www.youtube.com/watch?v=3gH2zjTfojo ou www.ruberinternacional.es/ para ficarem com uma idéia do que estou a falar. Em Janeiro de 2008 tinham tratado 300 pacientes em Madrid - 75% ficaram CURADOS.O paciente mais famoso tratado com CyberKnife é o actor Patrick Swayze que conseguiu vencer um cancro do pancreas. Em Portugal a nossa realidade é bem diferente e por aquilo que tive oportunidade de constatar (infelizmente)não dispomos de grande informação acerca deste magnífico equipamento, talvez não por falta de vontade mas porque os nossos médicos ainda que munidos de muito boa vontade não dispõem dos meios hospitalares necessários para se interessarem por estas novas tecnologias que entretanto vão sendo postas ao dispor dos doentes.
Os preços não são exageradamente caros para os eventuais benefícios que o tratamento pode ter...afinal é excelente para tumores inoperaveis, doentes que até já não possam levar mais radiação encontram aqui a resposta ás suas preces (foi o caso do meu Pai.
Este é um tratamento não invasivo, com uma precisão milimetrica e com um potencial fantástico - é como uma cyber cirurgia (daí o nome cyber knife) - só visto!!
Vale a pena submeter o relatório médico directamente para o Ruber e solicitar uma opinião médica para se saber se o tumor em questão é tratavel por CyberKnife. A resposta chega daí a um ou dois dias e em menos de um mês o meu Pai está tratado e a aguardar por resultados. A ver vamos...
É verdade, já me esquecia ... e sem contra indicações...perfeito não?
Não podia deixar de partilhar esta experiência com todos aqueles que sem o saberem de uma forma ou de outra me têm ajudado nos meus momentos mais em baixo e me mostraram de novo a luz..espero com esta contribuição poder também ajudar alguém...
Obrigado a todos!

Anónimo disse...

Olá a todos e votos de saúde e coragem.
Passo de vez enquando para ver como estão.
Desta vez não resisti a deixar um comentário e desde já perdoem-me se ofender alguém. Não é essa a minha intenção até porque respeito muito todas as convicções e fé de cada um.
Fui ao youtube ver o filme que o José Tomás indicou, relativas a umas "aparições" no dia 2 de Agosto.
Chamar-lhe-ia "crónica de uma aparição anunciada" considerando as máquinas fotográficas e de filmar que se fixaram num rosto de uma mulher que nada transmite ; nada que não esteja acessível a uma actriz mediana , a algum "show off" e quem sabe a alguma manipulação.
Arrepiante?Não.
Patético? Um pouco.

Fé nos homens, na ciência, na bondade, no amor, na partilha, na solidariedade,na força interior de cada um e de todos os que se unem em torno de um objectivo superior.
Fé na ...FÉ ! Nunca em filmes do youtube...

Com frontalidade mas muito respeito por todos os que partilham outra opinião.

Muita saúde e coragem para todos os que lutam contra a doença que matou o meu sobrinho aos 29 anos de idade.

1 abraço.
Ninguém

Explicações Inteligentes disse...

Olá bom dia Srª Fernada Mesquita,

Poderia dar-me algum contacto de um dos médicos que seguiu em Madrid a terapeutica cirurgica do seu pai?

Vou propor um acordo ou protocolo Ibérico entre os dois Hospitais, Amadora-Sintra e esse a fim dos doentes serem encaminhados directamente para lá. Acho muito bem que divulgue...afinal é mesmo assim que tem de ser.

Obrigada...

Andre Moa disse...

Dias e dias de latrina aberta, parece que a sentina esvaziou, a fossa ficou purificada. Há três dias que não sai nada. Espero que a roda não tenha desandado. Que agora a tripa não fique por demais embatocada. O que vale é que o médico já me receitou comprimidos para que sim e para que não. Se sim, IMODIUM para arrolhar; se não, PRIMPÉRAN para desanuviar
Que alívio! Até já engordei cem gramas. Duas noites de descanso razoável, menos correrias para a sanita, outro descanso, outra qualidade de vida.
Ontem abandonei o paraíso por dois dias, para poder estar hoje, pontualmente, na sala de chuto. Estive no hospital das nove da manhã às três e meia da tarde. Esta maratona terminou com uma consulta do médico de oncologia que marcou análises completas para o dia catorze de Outubro e nova consulta para 16 de Outubro a fim de se fazer o ponto da situação. Será o primeiro grande teste desta segunda fase de susto e de aflição. A esperança mantém-se em alta. Estou profundamente convicto que os factores serão muito positivos. Pelo menos animadores, capazes de acenderem uma luzinha, ainda que bruxuleante, no fundo deste túnel comprido e árduo de percorrer.
Amanhã, mais uma sessão de acupunctura. A meio da tarde, ala para a outra margem, que lá é que se está bem. Em contacto estreito com a natureza e as traquinices do netinho, que me está a insuflar vida até mais não. Grande ajuda a do Luís Tiago. Como a de todos os amigos que se têm manifestado e mesmo daqueles que não se têm manifestado tanto, mas que, sei, estão a torcer pela vitória cá do rapaz contra este Golias temível mas não inabalável.
O irmão Ernesto, amigo do peito desde a infância, fez-me há pouco a grata surpresa de me ler ao telefone, três poemas meus do livro Tabuaço Dour(o)ado – cantada a dois – de que é co-autor. Disse-os tão bem, tão bem, com tal sentimento, que me fez chorar o raio do rapaz, inveterado septuagenário que teimosamente reafirma ter parado na idade aos quarenta. Por vezes, até parece que tem menos do que os que assume. Ai, esta eterna juventude dos poetas!

Explicações Inteligentes disse...

Oláaa Boa tardeee....

André, se pudesse caminhava consigo de mão dada pela praia...só para poder transferir as minhas energias para sí, com a brisa do mar a fazer de filtro...=P Sim que não quero passar as minhas partes menos boas...que toda a gente tem.

Força...estou consigo, nem que seja em pensamento...

***

Anónimo disse...

OAT:

Que boas noticias André,mas é mais que evidente que esse golias não o vence,esta dificil batalha só tem um vencedor e ele chama-se ANDRE

Beijinhos um excelente fim de semana junto do netinho

Laurinha como tem passado a MAMY ?

Beijo

São Nunes

Explicações Inteligentes disse...

Olá São...:)

A Mammy tem passado bem, um bocadinho aborrecida...está ainda a recuparar da cirurgia á cabeça. Mas está óptima, nem 2 meses fez...só a visão é que ainda está super sensivel.

De resto, para a semana vai á consulta de Oncologia, fazer os primeiros exames depois da primeira sessão de QT.

Vamos ver...o que vai mostrar...=S
Depois fará a 2a sessão de QT.

Pronto é assim...

Beijinhos e Obrigada***

Anónimo disse...

Olá a todos,

Há um mês passei por aqui, e depois fui dar umas voltas. Agora fiquei envergonhada por não ter visto toda a atenção e carinho que me deram, em especial o André Moa, a Paula, a Elisabete, a Branca, a Mrs Sea e ...que me perdoem.

Andei mais ocupada em busca de trabalho que seja compatível comigo. Não está fácil.

André, espero que a sua tripa o deixe mais confortável, pelo menos não lhe tolhe o humor.
Pois sou de Coimbra, sim. O meu sarcoma é sinovial monofásico fusicelular...i.e. é um parvalhão que já me estragou um pulmão e reapareceu no ombro direito. Pulmão em Janeiro de 2007, ombro em Fevereiro de 2008. Só à segunda fiz QT para eliminar um foco no mediastino e consolidar a cirurgia que temi me levasse o braço. Lá andei a fazer ciclos artísticos de enjoa/desenjoa entre Março e Julho. Agora estou a deixar crescer o cabelo.

Entretanto, lá vou vendo se descubro o fertas de emprego e se aprendo a lidar com os dez kgs que engordei por me mexer menos. Tal como escrevi antes...aterrei num universo estranho. Ainda estou a aprender.

Tenho um blog, mas é coisa de gente doida. Perdoem-me a lentidão nas minhas respostas, mas são bemvindos no blog e no meu endereço sicbartolo@gmail.com.

Beijinhos de muita força a todos vós, sois tantos que nem sei por onde começar. As melhoras, as melhoras, as melhoras e muita vontade de ficar bem. Comigo tem resultado.

Um enooooorme abraço da Susana Bártolo

Explicações Inteligentes disse...

Olá...Gente Banita desaparecida...

=)

Como é que estao? Não recebo noticias vossas...será que está toda a gente de férias?

***Deem noticias***

Andre Moa disse...

Caras e caros amigos,
Regressei à capital, ao ram-ram do quotidiano. O que foi doce acabou-se. A saúde tem-se aguentado nas tamanquinhas. Os intestinos também. Três dias mal, três dias bem, hoje foi assim-assim. Amanhã lá volto eu à sala de chuto. Primeiro, análises para ver como está o organismo a reagir. A seguir, se tudo estiver dentro dos parâmetros exigidos, nova dose de químio injectável. Os dedos das mãos é que estão gretados e doem-me para caramba. Até isto me impede de escrever como desejo. Mas temos que dar tempo ao tempo, não é verdade? E adaptarmo-nos às circunstâncias. O Luís Tiago está óptimo e manda beijinhos para as suas fãs.
Abreijos.
André Moa

Para si, cara sofredora xanfrada (?), o meu especial abraço de hoje.
Bjs.
André Moa

Anónimo disse...

Boa tarde

Estou a estranhar a sua ausência, aconteceu alguma coisa? Beijinhos

Anónimo disse...

Salvadoor.....
Heloo.........
Salvador.como está ?? ! ?
Salvador ,volte cá só pa dar uma palavrinha mais.tá?
Tenho o seu mail mas não quero incomodar.
Só queria saber como vai voçê.
Beijo muito grande.
Célia

Liliana disse...

Olá mais uma vez...
A última foi a 16 de Agosto, depois veio a mastectomia, o tempo de internamento, a dolorosa recuperação. A par, as visitas, os telefonemas e o meu blog.

E eis que resolvi voltar cá.
Para grande surpresa pude ver os spots da Marina e da Alda.

Bem Hajam pelo carinho e disponibilidade que me ofereceram naquela altura e que eu desconhecia até este momento. Obrigado.

Porém, o destino é irónico. E há umas horas atrás, vagueado pela net descobri o blog da Marina, da Alda e da princesa Maria.

Deixei até um spot na Marina e na Paula Padinha - para a Maria - e prometo voltar ao da Alda para fazer o mesmo.

Não voltarei a estar tanto tempo ausente...
As melhoras para todos, coragem e força.

Para si salvador, um desejo de melhoras e um obrigado imenso por esta maravilhosa catedral.

Beijinhos

Liliana disse...

Meus Deus, reparei agora...esqueci-me da Elisabete. Espero que me desculpe, é do sono, já mal consigo ter os olhos abertos...e a cabeça já só pensa no vale de lençois...

Obrigado pela força e ânimo.
Irei contactá-las.

Mais uma vez um Bem Haja a todas.

Anónimo disse...

Olá Catedral,

A todos vós que aguentam, esperam, rezam, brincam e jogam neste universo que nos troca as voltas, desejo uma grande semana, cheia de realizações ao vosso gosto, além de muita saúde. Ao colegas com caruncho, desafio-vos a não ligar ao tempo cinzento que aí vem, alegria sempre (que possível, também temos direito a amuar). A quem nos acompanha, um grande xi-pulmão/coração. Não digam a ninguém, mas é por vós que nós os carunchosos continuamos a lutar.

Além de todos os novos amigos e colegas cujos blogs tento visitar, tenho de deixar uma especial saudação ao amigo André Moa e sua tripa maluca. E ao Jorge, à Elisabete, à Paula, à Branca, à Vera...e danada da anestesia que me deu cabo do meio neurónio.

Força e teimosia a todos vós. Jinhos

Liliana disse...

Boas noites a todos

Resolvi visitar-vos novamente e ainda bem que o fiz, porque dei conta que ontem, no meio de tanta soneira também não agradeci à Paula Simões.

Vou continuar a fazer visitas, mas mais cedo...

Tive igualmente a oportunidade de ver alguns dos vossos blogs. São todos tão corajosos e fortes de espírito...é bom ver exemplos positivos, faz-me pensar que estou no caminho certo.

As melhoras de todos. Beijinhos.

Unknown disse...

Força lutadores. Sempre em frente, eu também já passei por alguns contratempos, mas são passado.

Peço a todos que se disponibilizem a dar uma forcita mental a uma prima minha que necessita de um empurrão-zão para ficar mais uns tempos connosco. Estou certo que se todos chamar-mos pela T.V. ela nos ouvirá.
Muito obrigado

Anónimo disse...

Meu Caro Salvador,
Uma palavra de solidariedade de um ex-fumador para outro. Para mim não houve adesivos, só pastilhas elásticas, tentar não estar a comer a toda a hora (mesmo assim, mais 10 quilitos de largura) e reconstruir-me como uma identidade não fumadora. Passado um tempo pensa-se menos nisso, deixa-se de ter desejos. Mas, pelo menos para mim, não é como se nunca tivesse fumado. Ficou-me um terror de fumar, sei que não posso voltar pegar num cigarro ou seria a minha perdição. Mas não é dificil viver com isso.
Força caro primo, não desistas!
Quico

Anónimo disse...

Finalmente comprei o seu testemunho partilhado e vivido. Sei que há um tempo para tudo e também sem dúvida este foi o momento deste livro me escolher. Peguei nele ontem às 21h00 e só o deixei às 03 da matina. Não consegui parar. Obrigado, Salvador.
(Angela Bultmann)

Andre Moa disse...

Vou transcrever aqui o comentário que acabo de editar no meu blogue DIÁRIO DE UM PACIENTE, uma vez que vem aqui muito boa gente que ainda não se habituou a navegar pelas minhas águas bloguistas. E como quero bem a todos, aqui fica o comentário referido, com um grande abraço.
Minhas caras e caros amigos, vê-se bem que quem vê caras não vê corações. E a inversa também será verdade. A semana foi normal dentro da anormalidade dos meus dias presentes. A semana foi correndo entre correrias diarreicas e sustos de rolha demasiada, entre vómitos e náuseas, mas lá foi passando. O mais doloroso vem-me agora das mãos e dos pés, nomeadamente da ponta dos dedos das mãos, dolorosos, gretados, enfim, impróprios para enfrentarem as necessidades do dia-a-dia. Daí o ter escrito menos. Mas tem que ser mesmo assim: Para podermos esperar, confiada e sentidamente, pelos bons resultados que a químio nos empresta para abater o vírus invasor, há que sofrer com paciência e serenidade (ainda que com dores e abatimentos)as facetras nefastas que a própria químio nos reserva. É própria da químio eta dicotomia entre o bem e o mal que ela provoca, pelo que a nós, simples mortais, pouco ou nada mais nos resta que aguentar estoicamente as partes gagas, para podermos, no final, cantar as tão ansiadas aleleuias.
Hoje lá fui a mais uma sessão de anti-corpos e de anti-anti-corpos na sala de chuto. A seguir fiz um longuíssimo yoga ibérico, até porque passei a noite em corropio intestinal, ee estou aqui, de novo, preparado para as curvas.
Poderei, portanto concluír que estou bem, cara Marina. Obrigado pelo seu cuidado.
A lisonja, ainda que seja exagerada, numa mente criteriosa, em quem não busca honrarias, apenas procura dizer aberta e sinceramente o que sente, serve, como uma crítica construtiva, de estímulo. Foi o caso das vossas palavras encomiásticaas, caras Graça Lopes e Branca. Espero que venham a servir de estímulo para o Luís Tiago como serviram para o avô. Esta foto foi tirada quando ele ainda não tinha completado quatro meses de idade.
É pena que a foto tenha sido forçosamente reduzida, para poder ser inserida. Mas com lupa poderão ler o título da revista que , ambora tenha sido mera coincidência (de que só agora me apercebi, ao procurá-la nas minhas imagens para a inserir neste capítulo, escrito à época, dei por ela e achei piada)e que é este: LUTA DE GIGANTES. Claro que se referia ao futebolês, mas aí é que está a coincidência, se ligarmos o título, abstraíndo da origem, à luta de gigantes que todos nós (eu e vós) vimos travando com o raio do vírus cangerígeno.
Luta ao invasor, claro que estou a dar, e sem tréguas, cara Branca. Com a vossa preciosissima ajuda, sem dúvida. O que está a ser publicado no blogue foi escrito hà dois anos, durante a dura experiência, que, apesar de tudo, foi bem mais suave que a experiência actual. Se calhar porque já passou e esta está vivinha da costa,mesmo a saltar, não é?
Abreijos, minhas caras e o meu sentido e eterno bem-hajam.
André Moa

Explicações Inteligentes disse...

Olá, Bom dia...

Sinto-me cansadita, bastante...ando a stressar tanto, parece que as catecolaminas (adrenalina) fervilham dentro de mim, agora que já está tudo mais calminho na minha vida.

Às vezes penso, se calhar tambem preciso de ir á sala de chuto, só para me sentar numa das cadeiras e olhar á volta e ver a sorte que tenho de não ter de levar (não sabendo o dia de amanhã, vocês dão-me muita força para eu continuar com a research)quimioterapia.

A minha Mammy, já fez a 2a sessão de QT e reagiu muito bem...Yupi...=)

Daqui a umas semanas fará a 3a...vamos lá ver...com calma...=)

Deixo-vos uma dica: Nos meus estudos, descobri que os comprimidos e chá de Graviola estão a fazer milagres nas células cancerígenas (Efeito de Quimioterapia natural)...a Mammy já tá a tomar, o sistema imunitário melhorou signiticativamente.


Beijokas a todos...

P.S- André, esses dedos...se já o faz, continue..tente por creme gordo antes de ir dormir, mas bem bezuntados e se quiser vista umas luvas de plastico, durante o dia...
Vai ver a melhoria significativa. =)

Liliana disse...

Olá...
fui saber hoje o resultado da análise patológica da peça...infelismente não é muito favorável...

Parece que estou constantemente a perder batalhas...

Gostei de saber de vós.
As melhoras "Catedralenses"

Liliana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

No outro dia vi a sua entrevista om a Adelaide de Sousa e realmente é notavel a sua força, força essa que os meus dois pais não tiveram que faleceram os dois de cancro sendo a minha mãe a última no Natal de 2007. Mas deixo este post por outra razão viu o Dr. OZ falar de um fruto chamado Mangostão que tem propriedades anti-inflamatórias e anti-tumorais e anti-fungicas. Como sou muito curiosa fui investigar fui falar com alguém que tenho amigo cientista dos tais xantonas existentes no fruto que têm funções destrutivas dos radicais livres, e por sua vez reforçarem o sistema imunitário. Como andava com dores musculares e de cabeça e para os quais não havia causas aparentes porque me fizeram exames ao cerebro TACs e etcs e exames às costas. Os médicos onde fui era relaxantes musculares para tirar a dor ( que não tirava nada) era anti-depressivos fiquei farta disse basta e vai disto comecei a tomar o tal sumo de mangostão numa semana tenho outra cor, outra garra outra esperança. Salvador investigue, se calhar já conhece, mas este sumo ajuda a reforçar o sistema imunitário assim como a minimizar os efeitos da quimio e radioterapia. Eu também acredito no caminho espiritual mas se pudermos ajudar um bocadinho, não custa nada aquilo até é optimo de tomar e eu digo-lhe se numa semana eu já estou assim daqui a 3 meses retornei à infancia de certeza.
Boas melhoras e continue com essa força

Andre Moa disse...

Cara Liliana, força, muita força. Eu estou fraco, mas empresto-lhe metade das minhas forças anímicas que, essas, continuam em alta. A mesma receita para anónimo, assim como para todos quantos sofrem privações de vária ordem.
Cara Laurinha, obrigado pela receita. Já a pus em prática. Tem graça que já tinha usado luvas, mas temi que não deixassem respirar bem a pele. Hoje foram durante todo o dia a minha segunda pele. Parabéns pela boa reacção da Mammy.
Caríssimas, isto está a apertar, ou melhor, a desapertar. Há três dias que a diarreia aumentou, já não cedendo minimamente ao imodium (dose máxima diária recomendada - 6). Fui ao hospital e o oncologista mandou suspender a bela pomada duriense (a químio caseira) e prescreveu coca-cola. A diarreia estancou, mas fiquei prostrado. Com um cansaço e uma sonolência que só estou bem deitado e quase sempre a dormitar. Também não admira, pois que estive quarenta horas sem pregar olho Daí o nem ter vindo até aqui, a esta janela de ar fresco e amizade.
Hoje já estou um tudo nada melhor, embora muito debilitado. E são estas as grandes notícias do fim-de-semana.
Abreijos.
André Moa

Anónimo disse...

É uma pena ver este espaço a morrer.
O Salvador construiu um canal de comunicação espantoso que para alem de relatar o seu estado de saúde funcionou como apoio a inúmeras pessoas que estavam a passar por experiências semelhantes.
Só o Salvador pode revitalizar este espaço alimentando-o com as suas brilhantes intervenções.
A Catedral não merece morrer.

Anónimo disse...

Tal como o anónimo que me precede também eu penso que a Catedral não merecia morrer. Embora só por duas ou três vezes tenha deixado um post, vinha todos os dias várias vezes ler as novidades, e rezava e pensava em todos os que estavam a precisar de uma força naquele dia. Eu sei que muitos têm o seu próprio blog mas este espaço durante muito tempo funcionou como um centro de ajuda de força e de oração. Ninguém aqui chegou a precisar que não tivesse logo alguém a ajudar e a dar força.
Como diz o André Moa
"Abreijos" para todos
Ana

Andre Moa disse...

Caríssimos amigos,
estou com uma carraspana de todo o tamanho: constipado, a pingar do nariz, quase afónico, cabeça pesada, etc. Sintomas de gripe ligeira. As dores de dedos tem aumentado, mas em compensação, os intestinos estão a encarreirar. Há três dias que a coisa está mais ou menos controlada.
Hoje fui fazer análises e um TAC triplo - tórax, abdómen e zona pélvica. Soube ao fim do dia, por interposta pessoa (mas que não é uma pessoa qualquer, já que se trata do meu irmão) QUE ME VEIO DAR A NOTÍCIA DE QUE TINHA FALADO À TARDE COM O MÉDICO ONCOLOGISTA,e que este tinha já visto as análises e o TAC e disse que as notícias eram boas, que estava tudo a correr favoravelmente. Embora de forma lacónica e inconclusiva, não há dúvida que as notícias são reconfortantes e animadoras. Mas eu prefiro esperar pelo diagnóstico fundamentado. Até lá, continuo a aguardar sereno e confiante.
Abreijos para todos.
André Moa
P.S. - Comungo inteiramente do sentir dos anónimos que me antecederam. A verdade é que, sem a vontade expressa de dar continuidade ao blogue por parte do seu fundador, o seu destino está marcado. Felizmente que as pessoas estão pouco a pouco a transferir a sua colaboração, o seu interesse e a sua solidariedade para o blogue http://diariodeumpaciente.blogspot.com/ onde, livremente pode entrar e colaborar qualquer pessoa. Por mim, por respeito, consideração e saudade por esta Catedral continuo a vir aqui e a copiar os comentários que faço naquele. Mas,claro, apenas quando encontro comentários novos como hoje. Tem acontecido vir aqui dias seguidos e apenas deparo com o meu último comentário. Claro que nesse caso não escrevo nada, para não escrever de mim para mim nem escrever para o boneco.Quando terminar a publicação de O DIÁRIO DE UM PACIENTE vou tornar a uma ideia que há tempos lancei: fazer-se um blogue colectivo, um blogue que seja de todos e de ninguém. Andando e vendo.

António Inglês disse...

Meu caro Salvador

Andei bastante tempo calado mas a acompanhá-lo à distância ainda que o amigo pense que eu me chamaria José Gonçalves.
Penso que estará bem e acredito sinceramente que sim.
Adquiri o seu livro que guardo religiosamente.
Hoje vim apenas dizer-lhe que continuo a viajar em paralelo consigo por este caminho tortuoso da vida.
Eu deixei de fumar há seis anos e confesso-lhe que já não me afectam os amigos que fumam perto de mim.
Um abraço
António

Anónimo disse...

CC O DIÁRIO DE UM PACIENTE
Boa tarde
Eu sou a anónima Ana que ontem lamentou o final mais que anunciado do blogue do Salvador.
Só agora tive a oportuninade de ler a mensagem que o André Moa deixou a seguir à minha. Resolvi voltar para dar força à ideia que ele aqui deixou. Não sou nada dada a estas modernices de blogues e pior que isso não sei escrever, como tantas pessoas que ao longo destes últimos meses me habituei a ler. Mas sinto que faz muita falta um espaço onde as pessoas com problemas, sem problemas se encontrem e se ajudem. Se calhar já há e sou eu que não conheço. De qualquer modo só vim para apoiar a sua ideia André.
Uns abreijos para todos
Ana

jogador disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andre Moa disse...

Vim até aqui, à Catedral, conduzido pelo comentário da brancamar no meu blogue, para ler a mensagem que a Ju nos enviou por intermédio da sua filhota. Apreciei. Claro que todos lamentamos que a Catedral acabe, mas contra factos não há argumentos e o maior argumento é que há que respeitar os circunstancialismos e a vontade do seu proprietário. Daí que continue a pensar que nós, os mais assíduos e convencidos de que um blogue deste tipo faz falta a muita gente e pode constituir um refúgio e um refrigério para muitos, deveríamos construir um blogue colectivo, onde vários tivessem a chave de entrada e ali, ora como post, ora como comentário, pudéssemos trocar ideias, opiniões, sentimentos, experiências, vivências. Quando terminar a publicação de o diário de um paciente e me sentir com dez reis de saúde vou afincadamente lutar por isso. Valeu? Até lá, coragem, força, persistência, amizade, solidariedade, tudo de bom.
Abreijos.
André Moa

Explicações Inteligentes disse...

Bommm diaaa gente pouquinha mas banita...ehehehhe

Pois, tenho estado ausente mas é por boas causas. A Mammy foi fazer analises e estão super hiper boas...:P

Amanhã faz a 3a Sessão de QT e Domingo irá fazer um TAC com Contraste para ver como anda o nódulo no pulmão. Deus queira...que desapareça tudo mesmo, puff...=)

Já sei André que está prestes a receber noticias boas do meu colega ONCOLOGISTA. E ainda bem...

Espero que as mãos estejam melhores, apesar de ter lido que estão na mesma como a lesma, o que me faz pensar que talvez precise de algo mais que as luvinhas e o creme.

Vamos lá ver, tranquilidade...e calminha é o segredo do "négocio". ehehehe...

A conversa de acabar o Blogue..e nhanha...já tivemos á uns tempos atrás...=)

Inté,

***

Andre Moa disse...

Confirmam-se as notícias que apontam para uma melhoria acentuada e animadora do meu estado de saúde. O maroto do cancro regrediu, estamos no bom caminho, há que continuar a lutar com denodo e confiança. É o que continuarei a fazer, nem que a voz me doa. Voz que está a clarear, ainda que continue com timbre de garrafão.
De uma maneira geral, apesar de na avaliação do parênquima pulmonar se observar persistência de algumas imagens nodulares atribuíveis a depósitos secundários, os nódulos regrediram. Um, que media anteriormente 12x9, mede agora 10x6; outro reduziu de 10x8,5 para 8x5, um terceiro passou de 7 para 5,5. Outros mantiveram as mesmas medidas, já antes, penso, pouco relevantes. Em conclusão: “mantém-se aspecto de envolvimento secundário a nível pulmonar, embora com ligeira redução nas dimensões dos nódulos observados, comparativamente com o exame prévio de 02-07-2008. Nódulo da supra-renal esquerda de dimensões mantidas. Não há evidência de recidiva loco-regional, nem sinais seguros de disseminação peritoneal”.
Por sua vez, no capítulo da imunologia, o factor CEA (antigénio cancinoembrionário) que em Maio de 2007 se situava em 2,02 e deu em galgar assustadoramente (Dezembro-7,08; Fevereiro-13,34; Abril-20,78; Junho-25,01), apresenta agora o simpático e reconfortante valor de 4,22, entre o ideal: até 3,5 para o não fumador que sou vai para trinta e dois anos; até 5,3 para o fumador que infelizmente fui durante dezassete anos.
Não obstante outros parâmetros ainda se situarem acima do que deviam ou abaixo do aceitável, a verdade é que o abaixamento não é significativo, pelo que pude continuar com a quimioterapia. Depois das análises e da consulta, entrei na sala de chuto onde permaneci até às 13,30 horas em tratamentos injectáveis, culminando com a dose de químio. Trouxe químio em comprimidos para os próximos quinze dias, tendo o oncologista baixado a dose, em função do peso actual, para mil e trezentos gramas, continuando a fazer duas doses por dia.
Tudo isto me fez recrudescer na determinação de vencer. Com a ajuda dos familiares e amigos, naturalmente, pois que a união faz a força. Unidos venceremos. Eu e todos os que estão a sofrer na carne e no espírito os malefícios do cancro.

Anónimo disse...

Olá Salvador, onde quer que esteja, mas que esteja bem é o que mais desejo!
Olá a todos os outros que ainda andam por aqui. (os poucos)
em especial ao André Moa, embora em silêncio passo aqui todos os dias,fico muito feliz com as boas noticias que nos dá hoje, acredite que tenho por si uma admiração imensa,é sem duvida uma pessoa com uma força sem limites ,faça o favor de continuar assim
.Á filhota da Ju um beijo bem grande e outro para a MAMY tenho rezado por ela, para que tenha muita força,
Para a Laurinha e sua Mamy um beijo, é sem duvida uma filha fantástica.
Quanto ao blog é triste ver como está abandonado,aqui conheci pessoas fantásticas Virtuais e algumas tive o grande prazer de conhecer pessoalmente,sei que quase todos têm o seu cantinho mas este era o nosso e o de tantos que aqui procuram o conforto de uma palavra amiga,felizmente não faço parte do grupo que luta contra o feroz inimigo,tenho muita saude e sou uma pessoa muito feliz,e é por isso mesmo que tentei sempre estar aqui presente no pouco tempo disponivél que tenho,continuo por aqui para ler os que ainda aqui vêm e se puder ajudar em algo estou ao dispor. Um beijo a Todos
São Nunes

Branca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Explicações Inteligentes disse...

Olá gente banita...de novo á vida! =)

A Mammy neste momento deve estar a preparar-se para levar mais uma sessão de Quimio de 6 horitas seguidas. Mas as análises deram muito boas, os neutrófilos (células que fazem permitem que o nosso corpo reaja contra um agente patogénico) tão estáveis (ou seja estas células não estão a reagir contra nada, o que nos dá a ideia que as ditas células cancerígenas não estão activas) e as plaquetas (células que permitem a cicatrização rápida da pele) tambem.

Só as dores musculares é que são tramadas. Mas nada que ginastica e massagens não melhorem.

Obrigada São pelos seus Beijinhos.

André, já é bom sinal terem reduzido, quer dizer que estamos a apanhar as células em fases de desenvolvimento (meiose e mitose) indicadas. Entende??

Consoante o tipo de QT (quimioterapia)e o tipo de células cancerígenas, elas são apanhadas em determinadas fases que faz com que morram.
A partir daí, ficam a faltar as mais maturas, que morrem naturalmente porque embora estejam a durar mais tempo, em comparação com as nossas normais, estas morrem precocemente, porque não é o ambiente propício para elas.

Espero ter dito algo que elucide um bocadinho o funcionamento de ataque dos tratamentos.

Brancamar, quais espaços? Os meus pessoais?

Aqui fica, para poder conhecer-me melhor...

http://mynd69.spaces.live.com/

Se tem MSN é mais fácil aceder ao Space.

Beijokas e um Bom Diaaa.

Viver na Sombra da Vida - A Ciência Oncológica disse...

Boa tarde,

Esta mensagem tem como remetente um grupo de jovens alunos do 12º ano da escola António Carvalho Figueiredo, Loures. Antes de referirmos o assunto que nos leva a digitar-lhe esta mensagem, queremos desejar-lhe a maior sorte do mundo e mostrar-lhe o nosso profundo respeito e solidariedade para com o sucedido.
Como já deve ter reparado, tivemos conhecimento da sua história através do depoimento que prestou a nível televisivo. O seu caso suscitou-nos um certo "interesse", pois insere-se no tema do projecto que estamos a desenvolver a nível da disciplina de Área de projecto, ONCOLOGIA.Gostaríamos, por essa razão, de poder contactar mais facilmente consigo (telemóvel, telefone, e-mail), de modo a trocar algumas informações consigo e, quem sabe, caso haja disponibilidade para o efeito, entrevistá-lo. Gostaríamos de aprofundar os nossos conhecimentos e de outros jovens acerca do cancro e, para isso, desejamos contar com o seu contributo pessoal. A entrevista em si, ainda não está bem estruturada, contudo iria basear-se na forma como a doença afectou a sua vida, a nível psicológico e físico e a dos seus familiares/amigos que o apoiaram, referidos nas suas mensagens ao longo do blog.
Deixamos aqui os nossos e-mails para um eventual contacto. Mais uma vez desejamos-lhe boa sorte e que tudo lhe corra de feição :). Luís & Gustavo.
luis_carvalho1991@hotmail.com
gustavo_sac8@hotmail.com

E-mail do nosso projecto: grupo.jovens@live.com.pt

ABRAÇOS.

Ps: Pode responder para qualquer um dos e-mails.

Andre Moa disse...

Basta uma luzinha de esperança para suportarmos os inconvenientes que se vão registando no cone sombra que acompanha sempre a claridade. Agora que as notícias são animadoras, toda a concentração se dirigiu para o verso, passando a secundaríssimo o reverso da medalha: enjoos, vómitos, diarreias, acnes, feridas, dedos entumecidos e doridos, tudo o que vale a pena sentir e sofrer, pois que sem eles, já que aos tratamentos estão associados, não haveria progresso no debelar do mal que nos aflige. A luz da esperança dealbou e toda a choraminguice acabou. Não há tempo a perder com os colaterais, para podermos estar cem por cento atentos ao principal.
Abreijos
André Moa

Graça Lopes disse...

Hoje não resisti a quebrar o silêncio com que costumo passar por aqui. Faz quatro meses que senti nesta catedral toda a força que me ajudou a superar e aceitar os momentos difíceis que passei.
Não é falta de gratidão mas antes o aceitar a vontade do Salvador em por um ponto final neste blog. Porque não vingou a ideia da continuação na Bendita Catedral prometida e anunciada?
Na falta dela, é claro que será sempre este o nosso espaço de encontro. Uns em silêncio e outros teimando em quebrar o silêncio, cá continuamos todos.
Aproveito então para deixar uma mensagem de esperança a todos os que sofrem e a palavra de ordem que mesmo não sendo da minha autoria, assino em baixo:
ACREDITAR, ACREDITAR, ACREDITAR.
Abreijos

Explicações Inteligentes disse...

Bommm diaaaa....

Pois é, é verdade sim senhora..o dito silêncio.

Não concordei com o encerrar, pois este foi um caminho que Salvador percorreu em tempos e concerteza fez-lhe bem, ou seja participou na reabilitação e superação da doença em sí....

Por isso mesmo acredito que como assim foi para o Salvador (crucial), tambem será para outras pessoas que estejam neste momento a sofrer com este tipo de entraves na vida.

Isto é só uma opinião...simples e crua...

=)

Tks...

Beijokasss***

Anónimo disse...

Olá Salvador falo aqui de Peniche já com saudades de o ver no seu blog, beijocas grandes desta amiga.

Margarida

Anónimo disse...

Amigo Salvador,

Há muito que não temos noticias suas e gostava de saber como está o seu estado de saúde.
Houve evoluções desde o seu ultimo post?
Espero que esteja tudo optimo.

Um abraços

João

Duploele disse...

admiro.o
Fique com Deus.

Rui Moio disse...

Olá Salvador e outros colegas

Uma grande amiga minha precisa de vós e eu queria saber se posso dar a ela o endereço do vosso blogue.
Repentinamente ela soube que tem um cancro da mama. Vai começar com um tratamento de quimioterapia.
Eu pedi-lhe para não perder a esperança e falei-lhe deste vosso blogue. Fiquei de lhe dar o endereço. Que faço?
Ajudem-me, por favor.

Antecipadamente grato
Rui

Andre Moa disse...

Dias duros estes últimos. Dos mais difíceis. Náuseas, vómitos, fastio de morte, cansaço de morte. Só a esperança continuou a bruxulear no fundo do túnel. Daí esta minha ausência de dias, sem traça para aqui vir sequer ler-vos e responder-vos, conversar um pouco convosco, ainda que à distância, aindaque descompassadamente. Hoje tive consulta. O médico teve por bem adicionar às drogas que hoje tomei na sala de chuto mais uma para as náuseas e os enjoos. Já começou a fazer algum efeito, daí a minha presença aqui e agora, mas espero que melhore ainda mais um pouco o meu estado físico.
Quanto ao estado psíquico, embora açoutado pelo físico, continua em alta, graças à vossa amizade, aos vossos elogios, à vossa boa disposição, à vossa força solidária.Do que sou, fazei de mim o que quiserdes, caros amigos, inclusivé coleccionar-me a fronha. Então amanhã ou depois vai sair uma cá do je, nos anos sessenta (suponho que na passagem do ano de 1963/1964), que não vos digo nada! Tinha acabado a guerra e lá fui eu comemorar da pior forma: cigarros e gin tónico. Em Luanda.
Abreijos
André Moa

PS: Caro Rui Moio. Claro que sim. Pode e deve dar este blogue à sua amiga, se considera, como eu considero, que a poderá ajudar a passar melhor pela situação que se lhe depara e que é tão parecida a tantos que por aqui passaram, e que por cá se mantêm.
Um abraço solidário para a sua amiga. Um abração para si, que é amigo.

Branca disse...

Rui Moio,

Claro que deve dar este endereço à sua amiga, a partir daqui ela conhecerá outras pessoas que acabaram de passar pela mesma situação e já venceram essa batalha. Traga-a cá, a porta está aberta e há braços amigos para a receberem.
Beijinhos para ela.
Outro para si.
Branca

P.S. André cá estou, já o li lá no seu sítio, não vou dizer-lhe "muita força" porque já a tem e a madrugada vai alta, já durmo em cima das letras, amanhã voltarei.

Rui Moio disse...

Obrigado a todos pela pronta resposta que me deram.
Desejo que continuem com a força e o espírito de solidariedade que demonstram
Beijos e abraços
Rui

Explicações Inteligentes disse...

Bommm diaaa Gente banitaaa....

Um especial...André força...:)

Rui, dê este contacto sim...porque o estado de espirito nesta altura é extremamente importante...


***

Anónimo disse...

oh gente boa,

É bom ver que mesmo sem o Salvador este espaço continua vivo e util a muita gente.
Os testemunhos do Andre são de uma coragem impressionante e ainda há pessoas de coração aberto prontas a dar apoio a quem precisa.
Penso que a troca de experiencias é um grande apoio para quem está a travar uma luta contra os velhos inimigos.... é o grande sentido desta nova catederal.

parabens a todos!

João

Unknown disse...

Caro Salvador
Caros amigos

Salvador espero que esteja tudo bem consigo .

Arranje um tempinho e dê-nos a alegria de voltar a ler um novo "POST" seu . ok?

Hoje passo para vos dizer que com a vossa ajuda , do trabalho dos batas brancas e tambem claro, do meu trabalho conseguimos acabar com a "bixarada grande " agora só falta acabar com as possiveis "bixezas " que possam andar perdidas e por essa razao vou á consulta de oncologia para saber qual é o trabalhito que vem a seguir .
Queria fazer um apelo aos resistentes , aqueles (as) que continuam a passar pela Catedral mas nâo têm deixado rasto que o façam . Pois nâo é verdade que estamos todos ansiosos por noticias em primeira mâo do nosso grande AMIGO SALVADOR ?
BEIJOS E ABRAÇOS
FIQUEM BEM
jorge

Anónimo disse...

OLá Salvador. Vi o programa na Tv onde esteve há uns tempos e decidi comprar o seu livro que comecei a ler no dia de ontem, como já eram horas tardias so li algumas páginas, mas que me tocaram profundamente! A sua força é simplesmente fantástica! A pagina 15 tocou-me de uma forma especial, com as palavras tão verdadeiras que lá estão escritas. Sabe Salvador eu acredeito muito em Deus e em Jesus Cristo e tenho a minha fé e força apenas neles e aprendi que Deus só permite que aconteçam certas coisas na nossa vida porque sabe que somos fortes o suficiente para as ultrapassar e vencer e com elas sermos mais humildes e ficarmos mais proximos Dele e sermos pessoas mais fortes. Porque quando tudo está bem nem nos lembramos que Deus existe mas quando estamos em baixo buscamos a Deus e por isso ficamos mais proximos Dele. Deus só quer o melhor para nós e por isso Deus está do seu lado para o abençoar e lhe dar a vitória.
Salvador, neste´s momentos Deus envia anjos ao nosso redor para não nos deixar esmorecer, e todas as pessoas que estão do seu lado são anjos que vieram para o amparar :D. Sabe neste momento também estou a passar por momentos muito dificeis na minha vida, mas sei que Deus está comigo e me vai dar força para vencer :) e sei que Deus me guiou para comprar o seu livro para que o seu exemplo me dê a força que tanto preciso, porque sem duvida o Salvador é um exemplo de força, fé e de vitoriria! O seu livro com toda a certeza vai-me ser uma grande ajuda!
Salvador ( um nome muito adequado a si :) )que Deus o abençoe abundantemente, em nome de Jesus!

Desejo-lhe tudo de bom!

P.S- cigarros vão para o lixo!

FORÇA!

Com amizade!
Su

Andre Moa disse...

Obriguei-me a passar por aqui, apenas para dizer que a coisa por estas bandas tem estado "preta", mas que continuo a lutar como um leão. Quero felicitar e mostrar o meu júbilo pelas melhoras substanciais do Jorge Henriques. Força, amigo!
Ontem e hoje sinto-me menos combalido e com um pouco de apetite. Tanto basta para que me nascesse uma alma nova.
Abreijos
André Moa

Branca disse...

Força André!
É com alguma comoção que me parece ver esta Catedral renascer um pouco e realmente muito se deve à força de Leão do nosso André Moa.
Continuo a ver pessoas chegarem de novo a esta Catedral, com tstemunhos impressionantes como o da Sue a quem espero que a vida sorria. Sonhe e acredite sempre Sue. É o segredo dos vencedores.
Beijinhos.
Branca

Explicações Inteligentes disse...

Bom dia gente banita...

Já lá vão uns diazitos, mas eu continuo por aqui a tentar dar noticias da Mammy. A Mammy vai fazer para a semana a 4a sessão de QT. Ela está a reagir muito bem, já fez um TAC para vermos como anda o nódulo no pulmão, espero que esteja a desaparecer...seria óptimo.

Vou passando, força André...

***

Anónimo disse...

Olá Salvador

Olá a todos

André fico sempre sem palavras quando leio o que aqui nos deixa ,é um exemplo de força, de querer, de acreditar, Deus o acompanhe sempre.

Laurinha não desiste da Catedral faz muito bem, tudo de bom para a sua MAMY ,vai correr tudo bem Deus está com ela

Jorge nem imagina como fiquei feliz com as suas noticias, e tambem por o ver aqui de novo.
Já tenho saudades das suas ementas.

Os que têm chegado a esta Catedral sejam muito bem vindos,sem duvida que aqui não lhes faltará uma palavra de carinho, ou não estivesse a nossa querida Branca de regresso!

Para todos os que escrevem mas também aos que passam em silêncio
um grande beijo

São

Unknown disse...

OLÁ BOM DIA DA PARTE DA TARDE

Caro SALVADOR
Caros Amigos

Passo apressado, para vos desejar um resto de um bom dia de Outono já com sabor a castanhas assadas.
Obrigado ANDRÉ e Sâo pelas vossas palavras.
Espero que o André e a mamy da Laurinha estejam melhor eu sei que têm trabalhado para isso portanto eu (nós) deste lado tambem estamos a torcer para que a (bixarada)vá para as urtigas hehehe
UM ABRAÇÂO E POR FAVOR FIQUEM BEM
jorge

Lisa disse...

Bom fim de semana para todos!!!

Que a força e determinação dos que se encontram em luta, nunca esmoreça!!!

Eu, embora mais ausente, continuo por aqui, e tenho-vos a todos nas minhas Orações.

Fiquem bem

Beijinhos

Lisa

Branca disse...

Olá amigos,

Então, espero que continuem todos com força nas lutas que vão travando pela vida fora.
Venho cá desejar-lhes um bom fim de semana e nunca desistam.
Deixo-vos beijinhos e muito carinho.
Vossa Branca

Explicações Inteligentes disse...

Olá boa tarde Pexoali,

Tenho andado desaparecida mas não é por mais nada, simplesmente tenho andado um bocadinho triste uma vez que a minha mammy tirou agora os dias para implicar. =P

Volta e meia passo-lhe cartão e sai discussão, com grande pena minha...

Enfim, as coisas que uma pessoa tem de passar para poder pôr boa alguem que gostamos.

ehehehe...Algumas pessoas que vêm aqui concerteza devem notar a alteração de humor, de agressividade...é perfeitamente natural, quimicos...certos tratamentos manhosos, que não são só para as ditas células/inimigos, mas tambem poderão ter estes efeitos secundários.

Com calma, que eu não a tenho tido, com tantas coisas em cima de mim, tento passar estas fases horrorosas...(até tenho evitado passar os fins de semana em casa)

Força para vocês, 6a em principio lá irei com a Dona Marota Refilona Mammy á 4a sessão de QT.

Espero que corra tudo optimamente bem.

Beijokas e passem bem.***

Anónimo disse...

Olá a todos

Laurinha Força e calma,sabe muito bem que a sua Mamy não é responsavél pelas birras, vai passar ,beijo para as duas

André como está ? não gosto dos seus silêncios!!! tudo de bom

Beijo

São

Branca disse...

Olá Salvador,
Olá amigos,

São, tirou-me as palavras da boca, as que queria dizer à Laurinha e porque também não gosto dos silêncios do André. Aliás vim cá mais cedo e pretendia seguir para o blog dele, mas perdi-me por outros e vou já a caminho. No fim de semana paseei-me por aqui para ver o André, mas o maroto foi passear para outro lado e não avisou os amigos da Catedral.
Vou visitá-lo e volto amanhã.
Tenham uma boa noite.
beijinhos
Branca

Andre Moa disse...

Olá, cara Branca e demais amigos!
Depois da tempestade vem a bonança. Passei uns dias muito tumultuosos, mas nestes últimostenho gozado de uma certa calmia. Também não admira. É a minha semana de descanso, como costumo dizer, de folga, sem químio caseira.Na quinta-feira é que será de novo a Grande Quinta-Feira: a das análises, a da químio injectável, com os anticortos e anti-anticorpos do costume, a da retomaa da químio caseira, culminando com a vacina na sexta-feira, para espevitar a produção dos glóbulos sanguíneos. Depois disto é que costumo ficar prostrado por uns dias. Mas este é o prémio a pagar pelo seguro que estes tratamentos todos garantem na luta contra o cancro.É doloroso, mas procuro aceitar tudo isto como compensação da eficácia da químio na dizimação do bicharoco que estranhamente se entranhou em nós. O que importa é que o mal eteja a ceder ante as fortes investidas desta guerra química que se trava no silêncio e na penumbra dos meus bofes. Na quinta-feira também vou ter consulta. Que irá dizer e prescrever o médico? Julgo que ainda será cedo para voltar a fazer exames para testar o estado actual da situação. Aguardo serenamente. Até lá, folguemos o melhor que sabemos e podemos. As pontas dos dedos é que continuam muito dolorosas e a pele das mãos muito ressequida. Mas este é o reverso da medalha, por isso há que aguentar de cara alegre o sofrimento e os contratempos.
Abreijos.
André Moa

Explicações Inteligentes disse...

Bom dia Gente banita...

André foi óptimo poder lê-lo, tenho realmente pena que a nossa mezinha das luvas e hidratante não tenho dado assim tanto resultado..ohhhh =(

Ontem mais uma vez fui á consulta de Oncologia da Mammy e ficamos a saber que o nódulo está estável, não aumentou supostamente nem diminuiu. O que fez ficar um bocadinho intrigada. Porque depois estive a falar com a Oncologista e ela disse que as análises estão boas, os marcadores estão baixos. O que me indica (a mim) que a doença está estavel, o próprio nódulo poderá estar ali, mas as células estão mortas. Puff não sei...não consiga ver sem uma biópsia ou sem uma PET (marca as celulas que produzem glicose...logo se marcásse, é porque estavam vivas). Por isso depois da proxima sessão de quimio, na 6a é o que provavelmente iremos fazer, uns exames.

Preferia que o nódulo tivesse desaparecido...=x

Agora assustei-me com os gânglios, os ditos...as amigdalas...estão inchadas...a Mammy tambem está constipada (quando fez o TAC estava bastante), talvez seja por causa disso...vamos ver tambem.

Ai ai a minha vida...aliás a nossa...=P (de todos nós)

Beijinhos e força! Qualquer duvida estou aqui...

Branca disse...

Olá Salvador,

Continuando a desejar-lhe o melhor, com muita amizade, ouso ocupar eta sua casa para deixar um abraço a estes dois últimos amigos.
Ao André, embora tal como prometi da última vez já tenha ido ao seu sítio e já lhe tenha dito tudo o que desejava àcerca da sua coragem e da forçla com que sei que ele vai vencer tudo isto.
À Laurinha também muita força e um beijinho porque apesar de novinha tem sabido enfrentar este problema da mãe com muita coragem, para além de andarmos a aprender umas coisitas com os seus conhecimentos médicos. Nós damos a parte psicológica, ela dá-nos a matéria prima, eh!eh!eh!
Desculpe a graça Laurinha, mas a vida, neste caso a doença levada com humor é mais fácil de levar.
Espero que tudo continue bem para si, para a mãe e para o nosso André muita luz e muita esperança para os exames que vai fazer amanhã.
Um abraço.
Vossa Branca

Explicações Inteligentes disse...

Bom diaaaa...=)

Ora essa Brancamar, espectáculo!! Gosto de pessoas com humor...=P Pode ser, dou a matéria prima necessária, no problem...

Hoje estou de volta do IGC (Instituto Gulbenkian da Ciência), registos e não sei quê...Seca!

Força André para amanhã...***

Beijinhos!

Andre Moa disse...

Entrei na semana maior. Hoje quinta-feira, lá fui eu à sala de chuto para o tratamento integral. Cheguei às oito e meia e saí de lá às catorze e trinta minutos. O médico baixou a dose de não sei que produto dos muitos que tomo, para abrandar os efeitos diarreicos. Com este truque, disse ele, pode ser que a diarreia abrande. Não adiantou mais nada. Os dedos continuam numa lástima. Amanhã volto para apanhar a vacina. É a sexta-feira maior. A seguir virá, como de costume, a semana mais dolorosa do ciclo. A não ser que o abaixamento prescrito me regularize um tanto os intestinos. Agora me apercebo que não trouxe químio para casa. Deve tratar-se de um esquecimento do enfermeiro e meu, que não a reclamei. Como amanhã volto ao hospital, a ver se não me esqueço de lembrar. É que eu já não posso passar por muito mais tempo sem a pomada caseira, pois o que importa, acima de todo o sofrimento, é matar o bicho. Né? Eheheheheeheh!
Depois foi almoçar com gosto (retomei o apetite) e bater uma boa sesta. Acordei fresco que nem uma alface. Este yoga ibérico é mesmo retemperador! Agora vim aqui de fugida para vos deixar um olá fresquinho. Daqui a pouco será a janta e depois xixi e cama. Até amanhã. Uma boa noite para todos.
Abreijos.
André Moa

P.S. - Tem razão a Branca. A Mammy precisa de muita força e solidariedade, mas a filha precisa de muita mais, quanto mais não seja para poder transmiti-la â mãe. Força, Laurinha! Força Mamy! Aqui vos deixo toda a que me sobra para o que der e vier.
Beijos mil.
André Moa

Anónimo disse...

Olá Salvador
Olá Catedral

Grande André, essa batalha contra o bicharoco vai ser ganha pela sua enorme força e boa disposição. Nunca antes "ouvi" ninguém descrever com tanta simplicidade algo que suponho ser muito difícil de ultrapassar. Eu não sofri do mal diarreico, caro André, inchei e cresci para todos os lados, o que também é diferente.
Muita genica para amanhã, e que venham muitos mais "amanhãs" para todos.
Beijinho à Laurinha (vou lendo), é preciso muita pachorra para nos aturar quando estamos zangados com o nosso musgo.

Andre Moa disse...

Depois do tratamento completo de ontem, hoje fui apanhar a vacina para provocar o desenvolvimento dos glóbulos. Estão a querer voltar os enjoos, mas por enquanto são suportáveis. O mais doloroso, por agora são as pontas dos dedos. Mas também nada que não se vá suportando.
Abreijos
André Moa

Anónimo disse...

Bom dia Catedral

Mais um dia que passo por aqui e não há novidades. Esperava que todos os que neste blogue encontraram uma força suplementar em determinada altura das suas vidas, não o deixassem morrer, mas só o André com a sua persistência o tem alimentado. Eu tenho a certeza de que continua a haver muita gente boa que continua a necessitar da vossa ajuda.

Um abraço para todos
Ana

Anónimo disse...

Olá Salvador,
Vejo que há muito não escreve no blog! Veja se aparece :) Felicidades!

Unknown disse...

Olá Salvador
Olá Catedral

Carissimos que esteja tudo a correr pelo melhor é o que eu desejo . Amigo André,pois pelo que me conta está na semana em que o yoga ibérico é necessário pois ioga com ele hehehe
Antes de sair quero deixar-vos a ementa do lanche cá do rapaz , isto porque sei que há por ai quem nâo resista ao cheiro e vem logo fazer comentário ,espero que desta vez apareça hehehe
Entâo é assim : um chá de Porto Formoso acompanhado por umas torradinhas barradas com manteiga dos Açores e no final um doce de ameixa para acabar com a xicara ..
Estâo convidados ...
Um Abraçâo
jorge

TulipaAzul disse...

Olá Salvador,
Por varias vezes tentei contacta-lo aqui pelo blog, mas nao sei pk as mensagens não ficaram registadas... Espero que esteja todo bem, uma vez que já há uns meses não escreve nada... Fico a aguardar uma resposta...
Beijos
TulipaAzul :)

Andre Moa disse...

Cara(o)s amigos, que bom é ver-vos por aqui e ler as vossas belas mensagens. Muto reconfortante. Hoje, quinta-feira fui a novo tratamento e fiquei melhor. Claro, coadjuvado pelo almoço, um bom yoga ibérico e um bom sumo de beterraba.
E um bom efeito de meia dúzia de imodiuns e uns bons copos de coca-cola.
E viva o novo presidente dos USA.
O mundo rejubilou e eu com o mundo. Que as nossas espectativas não sejam muito defraudadas. As máquinas burocrática, militar, económica, religiosa, estão muito bem implantadas para permitirem grandes veleidades a um presidente inovador. Mas aguardemos com confiança e esperança. Aguardemos que o cancro social definhe, tal como os cancros individuais que nos vão afligindo.
Abreijos
Ãndré Moa

Branca disse...

Olá SAlvador,
Olá Catedral,

Vim ver como vão estes meninos por aqui. Já venho de ler o André no seu blog, mas sei que é aqui que ele persiste com esperança, qual comandante sempre ao leme da navegação e até nos deixa os seus palpitesa políticos. Concordo com tudo, desculpe mas já estou mais para lá que para cá e só posso concordar porque já não consigo desenvolver, talvez amanhã.
Jorge, como afinal me portei mal e ainda por aqui ando nas visitas, o melhor que posso fazer é aproveitar o seu chá e as torradinhas e cama já...
Essa do não resistir ao cheiro não sei se era comigo, mas realmente gosto muito de chá, eh!eh!eh!
E para as meninas, particularmente a Ana, acho muito bem o que diz, mas gostamos muito de a ver cá, passe mais vezes para a conhecermos e saber porque veio e para nos ajudar a manter esse espírito de que fala.
Beijos a todos.
Branca

Explicações Inteligentes disse...

Bom ddiaaa...gente bonita!!

Venho cá trazermos noticias da Mammy e minhas claro...ehehehe

è assim, pelos vistos o dito nódulo está a brincar connosco, porque nem aumenta nem diminuí...enfim...

A mammy já vai para a 5a sessão de QT e cá esperamos os resultados, as analises estão um espectaculo...tomem Graviola (comprimidos) é anti-cancerígeno...penso que será disso.

Agora quanto a mim, cá estou no IGC (Gulbenkian em Oeiras), qualquer coisa...venham cá dar-me uma beijoka, só estou de manhã.

beijinhos!

Andre Moa disse...

Cara(o)s amiga(o)s,
acabo de ter uns dias para esquecer. Só me apetecia cama. Nem para ir à mesa me levantei. Hoje estou um tudo nada menos em baixo, daí o ter vindo aqui, a correr, para vos deixar um abraço.
André Moa

Anónimo disse...

Olá Catedral
Olá André

Se ajudar um pouco a passar esse mau estar, caro André, faça o favor de olhar para a nuvem que lhe aparecer no horizonte amanhã pelo meio-dia. Nós também vamos olhar. Esse gesto é só mais um, mas decerto que vamos ser muitos a fazê-lo. E estamos a torcer por si, para que tenha sempre vontade de aguentar as tormentas. Venha daí o bem humor, arma valente contra mofos e musgos bolorentos que não interessa ter.
Um grande abraço de força

Explicações Inteligentes disse...

Bom dia André, (07h26) turnos malucos dá nestes comentários...ehehehe

Até a mim apetece passar dias na cama...a engonhar, a engonhar...imagino vocês que o camião parece que vos "passou por cima"..upaupa

Espero que agora que está tudo recomposto, comecemos com o sorriso do dia. =)

A Mammy cá continua, passou mais uma vez bem á 4a quimio, mas teve de ir fazer um exame ao Fígado, havia uns valores que indicavam aumento de massa (poderá ser da medicação e espero bem que seja)...=s

Beijokas***

António Inglês disse...

Caro amigo Salvador

Passo para lhe deixar um abraço ao fim de tanto tempo e ainda bem que assim é pois é bom sinal.
Vejo que está a conseguir deixar de fumar o que eu já consegui há cinco anos atrás.
Creio que se lembrará de mim, ou não e nem isso é importante, mas na altura eu postava como José Gonçalves, e continuo a tê-lo como exemplo que vou dando a quem precisa, nomeadamente eu próprio.
Um abraço e uma boa semana
António

Anónimo disse...

Boa tarde Catedral

Venho aqui saber de si André. Como passa com esse arreliador mal estar dos últimos dias? Espero que melhor. Dê-nos notícias suas assim que puder.

Um abraço
Ana

Andre Moa disse...

Boa tarde.
Quinta-Feira, manhã de chuto. Finalmente, sinto uma certa calmia. Passou o mau tempo no (c)anal. Até qaundo é que não sei bem. A verdade é que hoje começa a semana do defeso. Sem químio caseira, o estado físico melhora substancialmente. Espero, pois, uma semana calma. tranquila e com o astral bem puxado lá para riba. A nuvem sugerida pela "Bela xanfrada" para mim foi demasiado passageira. Nem dei por ela. Não admira. Estive estes dias sem abrir sequer o computador, daí que nem dei pelo convite. Mas vocês foram mais que suficientes para puxar por ela, pela nuvem, de forma a que a nuvem puxasse bem por mim. Ainda que a posteriori, cá estou eu na mesma onda, na mesma nuvem, convosco, para bem de todos quantos sofrem, de todos
quanto esperam, confiam e oferecem o seu sacrifício, a sua privação, para bem de todos quantos padecem deste mal ainda assustador.Desde e deoutros males. Estou convosco, como vós estivestes comigo. Estamos com todos. Os dedos é que estão numa lástima - dedos, sabugo das unhas, mãos em geral). Não posso tocar piano (também não faz mal, que não sei), nem escrever muito no computador. Mas continuo convosco. Até à consumação dos séculos. Dos meus séculos.
Abreijos
André Moa

Unknown disse...

Caro Salvador
Caros Amigos

Salvador espero que esteja tudo a correr pelo melhor e estamos todos esperando por noticias suas em primeira mão, ok?
André como é que isso está ,esta semana vai melhor, força amigo diga-nos coisas.
Caros Catedralistas quero vos confessar que estou com saudades da CATEDRAL de há um tempo atraz. A Catedral foi não só para mim como para tantos outros um espaço onde para alem de ser um porto de abrigo onde se retemperava forças para a luta diária contra a "bixarada" era tambem um espaço onde no meu caso tive o previlégio de conhecer gente boa .
Quando aqui cheguei encontrava-me numa situaçâo muito dificil e devo dizer-vos que foram todos voces que me deram força para ultrapassar uma das piores fases da minha vida ,hoje estou bem e possivelmente dentro em breve irei voltar ao meu trabalho .
A vossa ajuda o meu médico do IPO e depois toda uma equipa que me operou no Curry Cabral assim como familia e amigos contribuiram para que cá o je aqui continue a passar e a escrever as suas ruminações hehehe.
POR ESTAS E OUTRAS RAZÕES AMIGOS NÃO FIQUEM SILENCIOSOS QUERO OUVIR A VOSSA VOZ, FICO Á VOSSA ESPERA COM AS TORRADITAS E O CHAZITO AGORA NÃO DEIXEM ARREFECER A XICARA TÁ BOM?
UM ABRAÇO E BEIJOCAS
jorge

Anónimo disse...

Olá Catedral,
Olá André,

(companheiro de canais avariados),espero que todos tenham a força necessária a prosseguir a luta contra a bixarada e carunchos.A parte da nuvem não faz mal, lá vamos dando luta por turnos. Eu vou de novo para o spa no início de dezembro, pois tenho "bolas" no meu pulmão que sobra. Até já consigo cheirar a comida do IPO e ouvir as rodinahs do carro dos tabuleiros :-D Que saudades de passar dias em pijama, ena ena.
O Jorge lembra-me a minha tara por torradas, que espero continuar a alimentar.
Muitos beijos a todos os passantes e habitantes deste blog. Bora lá à chapada aos bolores, ok?

Anónimo disse...

Olá Salvador
Espero que continue bem, com a mesma força e coragem de sempre.

Olá André é admiravél, mesmo com os dedos numa lástima não deixa de nos brindar com a sua presença,bem haja e então uma boa semana de descanso
Querida Xanfrada isso é que é ter um olfato apurado!tudo de bom para si tambem.
Jorge que bom vê-lo por aqui de novo, eu não podia deixar arrefecer o chá e então as torradinhas tal como eu gosto com muito manteiga, imperdivél.
Eu tambem tenho saudades da Catedral era o ponto de encontro de tanta gente fantástica.

Uma dessas pessoas é sem duvida o nosso Observador, que amanhã irá receber noticias que espero sejam as melhores do MUNDO desejo-lhe isso de todo o coração,e como era bom ter a Catedral em peso numa corrente positiva!
Para ele hoje um abraço bem especial.

Laurinha beijo para si e sua MAMMY

São

Carecaloira disse...

Pronto, hoje não resisti!!
Passo muitas vezes mas não escrevo, hoje vinha da minha hidroginástica e dou-me com as torradas e o chá do Jorge, não resisti.
Tenho muita pena que este espaço esteja assim, foi aqui que ganhei forças para combater o meu inimigo e conheci amigos para toda a vida, mas se tem de ser assim... tenho muitas saudades dos outros tempos.
As melhoras de quem precisa e um beijo bem grande para todos.

Marina


PS: Acreditar, acreditar, acreditar

Anónimo disse...

Olá Catedral,

Fico sempre muito feliz quando vejo o número de comentários aumentado. Que bom todos terem saudades da antiga Catedral onde muitos encontraram força suplementar para enfrentar os seus bichos ou até só os seus problemas. Para mim é uma muito melhor vir aqui e saber de todos sem ter de andar a saltitar de blogue em blogue...desculpem se calhar é egoismo.
Um abraço
Ana

Andre Moa disse...

Caro Jorge Henriques e demais amigos, boa noite.
Entrei na semana de repouso e, de facto, sinto-me razoavelmente bem. Boa disposição, menos dores e outra força. Aliás, a boa disposição começou já ontem, ainda na sala de chuto. Em conversa com os enfermeiros e uma doente ao meu lado, falou-se em fado de Coimbra. Escorregando-me a boca para a verdade, adiantei que tinha sido um razoável cantor de fados de Coimbra e tinha feito na juventude muitas serenatas. Para exemplificar, lá trauteei parte de um que dediquei à dona Isabel, a única mulher na sala, paciente como eu. E rematei com este desaforo: "E esta hein? Eu aqui a curtir um cancro nos bofes e a deitar pelos bofes fora uma cantoria! Isto é que é qualidade de vida". E assim dei um pontapé à depressão e comecei em cheio esta semana de recuperação. Para a semana haverá mais uma dose cavalar de químio e adredes.O que não deixa de ser bom sinal. Mostra que estou a resistir e a aguentar o tratamento, direitinho, direitinho.
Bom fim-de-semana para todos
André Moa

sofia disse...

Olá viva!!

E, há tanto tempo que não escrevo por aqui!
Mas como muito boa gente admiro todos que por aqui passam e muito.
Como já foi escrito por muitos este espaço que em outros dias foi vivido com emoção por os que sofrem ou não de saude é um espaço que tinha a capacidade de fazer companhia...distrair conhecer outras realidades.
No meu caso que até vêr sou saudável fazia-me bem em relação a traquinlizar uma ansiedade que sinto por motivos que em comparação a muitos de vós não deviam de me angustiar mas é mais forte do que eu,têm dias!!
Desejo que todos consigam viver os vossos dias com a melhor qualidade de vida,vou esforçar-me por isso,ao seja ao estar a escrever estas palavras já é um bom principio.
Nestas ultimas semanas não vos tenho escrito mas leio as vossas palavras com o maior gosto.
Sintam-se abraçados.
Fiquem bem.
Sofia.

Unknown disse...

Caro Salvador

CAROS Amigos

Carissimos (as) em primeiro lugar espero que estejam bem e uma boa doménica é que eu desejo a todos vós.
Olá André ,São, Marina,"xanfrada",Sofia ,Ana, Laurinha,Branca e pessoal restante continuem a passar por estas bandas que eu gosto de vos " ver" e de ouvir então se for um faducho das bandas de Coimbra ainda melhor hehehe
Bom façam o favor de ficar bem e façam tambem por isso e é claro acreditem que é possivel porque é mesmo possivel......
abraços
jorge

Andre Moa disse...

Cara(o)s amiga(o)s,
estou a passar um dia excepcional. De incómodo só os dedos e as mãos. Os intestinos desde ontem à noitinha que não funcionam, o que é uma boa notícia para os tempos que correm. Dormi muito bem. Apenas me levantei às quatro e trinta da madrugada para urinar , fazendo novo sono até às nove da manhã. Há meses que não tinha uma noite tão sossegada. Apetite também vai havendo, pelo que estou satisfeito com esta minha performance de fim-de-semana. Espero que me mantenha em forma, pelo menos até à próxima quinta-feira, a Quinta-Feira maior.
Abreijos
André Moa

Carecaloira disse...

Boa noite Catedral,

ainda bem que o "nosso" André se aguenta firme, gostei de ler tão boas noticias.
Pena é não haver noticias do "nosso amigo" Salvador.

Boa semana para todos
Beijinho
Marina

Branca disse...

Olá Salvador,
Olá Catedral,

Que bom encontrar tanta gente por aqui, sobretudo os que não têm blog e não posso contactar de outra forma.
Os amigos que por aqui passaram em más fases e que agora estão bem, como a nossa Marina e o Jorge e todos os outros que apesar das maleitas são uns valentes, como o André e a Xanfrada.
Gostei tanto de ver aqui a Sofia, de quem já não sabia há uns tempos e a São, sempre atenta.
E para a Laurinha um grande abraço pela forma como se tem aguentado a acompanhar a sua Mammy. As melhoras para ela.
Depois de ver o movimento que por aqui vai vou mais descansada e levo uma torradinha daquelas que o Jorge faz e uma xícara de chá, um bom calmante natural para me deitar logo de seguida.
Para o André boas nuvens para a próxima semana, nós cá estaremos com a Susanita (xanfrada) a olhar para elas.
Mil beijinhos para todos.
Branca

Teresa disse...

OLÁ SALVADOR,

Deixo-lhe um Enorme Abraço, esperando que continue a ser o Salvador de sempre: UM LUTADOR.

Passo muitas vezes... vou lendo e sabendo como correm os vossos tratamentos, como continuam lutando, cada um à sua maneira, contra o Inimigo.

André, obrigada por ter continuado a escrever e pela coragem que nos inspira a todos;

Jorge, fico tão contente por saber que está bem;

Marina, gostei tanto de te "ver" por aqui.

Branca,a eterna força e amizade que dedica a todos e que vejo espalhada em vários blogs;

Laurinha, grande filha!

E todos os que têm mantido a Catedral nestes últimos meses um ENORME OBRIGADA!

Beijos.

Explicações Inteligentes disse...

Oláaaa Boa tarde gente Banita!!!

Pois cá estou eu..assim a modos que cansada do fim de semana, que passei com grande calma e pacificidade.

Esta semana para mim e para a famelga será um bocadinho atribulada e cheia de ansiedade (talvez por causa disso a minha reacção de fim de semana)...

A Laurinha está a comprar casa..espero que consiga, com esta crise anda tudo esquisito...

E tambem, esta semana a Mammy irá saber um resultado de uma ECO que fez ao Fígado...nas ultimas analises houve alguns valores alterados e decidiu-se fazer este exame por precaução e para vermos se eram os efeitos 2os da medicação...Espero que sim!!

Bem, vou dando noticias...Espero que estejam todos bem...

Mil Beijinhos!

Branca disse...

Olá Salvador,

Continuando a desejar tudo de bom para si, força para todas as batalhas, cá volto para saudar mais regressos.
Teresa, muito me alegrou vê-la por aqui, com essa marca de referência, ao lado do seu belo baby, pois como não tem blog não é fácil saber de si.
A sua força também é indispensável.
Como a Catedral fica mais bonita com o vossos rostos e os vossos comentários. Quando o André voltar vai ficar radiante.
Beijinhos para todos.
Branca

Anónimo disse...

Caro Salvador,gostava que me indica-se o contacto da clinica de medicina quantica onde fez tratamentos. Tenho um problema grave e gostava de associar os beneficos dessa medicina á medicina tradicional.O meu endereço de email é isauraazevedo@hotmail.com
espero que veja este comentário, não sei de que outra maneira possa contacta-lo.
um abraço e parabéns pela sua coragem

Isaura

Andre Moa disse...

Cara(o)s amiga(o)s,
como é salutar e compensador ver de novo a Catedral a fervilhar de solidariedade e assiduidade.
Finalmente, umas tréguas. Acabo de passar três dias com muito razoável estado físico e ainda melhor estado de alma. Três dias como já não vivia há quatro meses.Desde que comecei o tratamento.Passei o dia à beira mar, proeza que já havia feito na passada segunda-feira e hoje repeti com gosto. Tempo magnífico, local aprazível e resguardado, mar chão, fiz uma boa caminhada e boas leituras sentado numa esplanada. Isto é que é qualidade de vida. Amanhã lá vou eu entrar num novo ciclo. Vamos lá ver como me vou comportar. Espero que benzinho. O que for se verá. Até lá, boa disposição e abreijos para todos.
André Moa

Explicações Inteligentes disse...

Bom diaaa Gente Banita...=)

Cá estou eu, após uma consulta de quase tive um enfarte...

Correu tudo bem, a Mammy vai continuar com a Quimio, 6a feira irá fazer a 5a sessão. Os gânglios cervicais estão a começar a diminuir e as analises estavam optimas, as melhores de todas. =) O que me faz sorrir...ehehehee

Hoje estive a tratar das unhas dela, porque estão a escamar...estou a por "casco de cavalo" um produto brasileiro que fortalece bastante (na verdade eu tambem uso...hihihihihi) e protege.

O dito nódulo do pulmão é que não desaparece nem diminui, poxas...mas não tem nada de novo! E ainda bem...o exame ao fígado, foi só para vermos umas alterações de GFP das analises anteriores, um indicador de volume. Mas está tudo bem...

André aproveite esse momentos...ehehehe já que teve esse momento apenas á 4 mezitos atras...aproveite..ehehehe!

Beijinhos força...e saúde!

***

Jose Tomaz Mello Breyner disse...

Olá a Todos

Trancrevo artigo do DN

A CATEDRAL


Maria José Nogueira Pinto
Jurista

Há cerca de dez anos, em Madrid, veio parar-me às mãos o livro de Vallejo- -Nágera A Porta da Esperança. O autor - médico, escritor, pintor - era uma personalidade nos meios sociais e culturais espanhóis pelo seu multifacetismo, levado a cabo com a perfeição de que só os muito dotados são capazes. O tema - o testemunho dos seus últimos meses de vida - pareceu-me tão terrível como fascinante, tão insólito como despudorado. A razão do livro, que nada teve a ver com autocompaixão ou exibicionismo, radicou nos milhares de pedidos que Vallejo-Nágera recebeu para perpetuar por escrito um testemunho audiovisual após a intervenção num programa televisivo em que explicou a sua situação de condenado à morte por uma doença oncológica incurável e fulminante e de como esse facto era, para ele, a abertura da porta da esperança. E como já não conseguia fisicamente escrever desafiou José Luis Olaizola (ambos foram prémios Planeta) para o ajudar.

Uns anos depois li, com igual curiosidade e emoção, o livro de José Maria Cabral O Desafio da Normalidade - impressões do fim da vida. Tal como Vallejo-Nágera, também ele médico e condenado pela mesma doença, uma previsão de pouco tempo de vida e idêntica dose de esperança. Ao longo do livro, sem qualquer pose perante a morte, sem recorrer à facilidade de nos impressionar, aos que não temos prazo certo nesta coisa de estarmos vivos e de aparente saúde, narra, apenas, este desafio - o de viver normalmente a vida face a uma morte iminente - e de como ele pode, afinal, ser ganho.

Agora tenho nas mãos a Catedral. Um livro em que Salvador Vaz da Silva (47 anos) regista um percurso de seis meses, o tempo de vida máximo que lhe foi diagnosticado. Uma viagem no espaço aberto e sem limites da blogosfera que rapidamente se transformou numa caminhada colectiva, à qual se foram juntando pessoas de todos os géneros e pelas mais diversas razões. Afinidades, curiosidade, partilha formaram um exército na defesa do exercício puro da esperança, contra toda a racionalidade de um diagnóstico abrupto e fatal. Sem falsos pudores, na linguagem expressiva e sincopada dos bloguistas, com a irreverência de uma juventude ainda tão próxima e uma ternura que só o mais íntimo da condição humana consegue desvendar, o livro relata o dia-a-dia desse combate desigual, numa incessante troca de mensagens, formando uma rede de apoio e resistência, de dar e receber.

Salvador Vaz da Silva tornou-se um arquipélago para o qual foi convergindo esta multidão de navegadores - os "catedralistas" - prontos a partilhar a sua luta e, através dela, chegar ao fundo de si mesmos, num processo reflexivo próprio e individual sobre o sentido da vida e a consciência da morte que são constantemente empurrados, pela cultura dominante, para os recantos mais obscuros.

Viver habitualmente o fim da vida e fazer-lhe face é comer a morte, com dentadas pequenas, como se fosse uma bolacha. Um processo difícil: o homem sempre rejeitou a ideia do sofrimento e morte como a evidência mais terrível da sua precariedade e vulnerabilidade. E, nas últimas décadas, a melhoria das condições de vida, o progresso científico e técnico e uma excessiva e mal digerida informação criaram a expectativa de uma longevidade sem limites definidos.

Mas sendo certo que aquilo que distingue o homem dos outros seres vivos, aquilo que representa real dimensão do seu drama e da sua grandeza é o conhecimento da vida e da morte, do princípio do fim, só pode ser perverso este exercício colectivo de ilusão que nos reduz a uma semi-humanidade, nos desarma da força e da esperança, nos priva da nossa quota-parte de luta.

As livrarias estão cheias de livros que ensinam as pessoas a manter-se jovens, a fazer dietas milagrosas, a fazer amigos, a convencer o patrão ou os eleitores das suas capacidades, a realizar negócios fabulosos, ou mesmo a ter sucesso. Estes três homens, porém, produziram livros que nos ensinam a acreditar. Vale a pena lê- -los, pois representam uma porta para a nossa transcendência, tantas vezes esquecida, e para a esperança, tantas vezes recusada.|

Andre Moa disse...

Começo por agradecer o testemunho de força e esperança que a Laurinha nos transmite, e ao José Tomaz Mello Breyner a transcrição do reconfortante artigo da Maria josé Nogueira Pinto no DN.
Hoje foi, par mim, mais uma Quinta-Feira Maior. Químio injectável, mil e um antídotos e anti-corpos, dia de um reparador yoga ibérico (dormi uma longa sesta) recomeço da químio caseira...
Mas está tudo nos conformes e espero que para bem do organismo, a médio prazo. Como devo (devemos) viver o dia-a-dia, posso concluir que este primeiro dia deste novo ciclo correu bem. Benzinho, muito razoavelmente, foi bom. A esperança leva-me a suspirar, a desejar, a lutar por dias bonzinhos, um atrás do outro, Assim farei. E com este propósito, estou disposto a enfrentar os dias menos bons, para que o Grande dia Bom chegue o mais rapidamente possível. Amen.
Abreijos
André Moa

Unknown disse...

Caro SALVADOR

Caros AMIGOS

Olá amigo André, fico contente por estar a sentir-se bem ,um bom fim de semana .
Olá carissimo José Tomaz de Mello Breyner que surpresa, espero que continue a deixar rasto está bem? hehe
Fiquem bem
Abraços
jorge

Anónimo disse...

Olá Salvador

Olá Amigos

Como fico feliz por ver que lentamente esta Catedral da Amizade vai ficando cada dia mais visitada,faz falta sem dúvida o grande obreiro,mas cada um de vós é também muito importante.
André fico muito feliz por se encontrar (bem)mais uma vez o meu muito obrigada por nunca ter desistido de aqui nos vir dar noticias,bom fim de semana.

Laurinha que boas noticias! Beijinhos.

Olá Sofia seja bem vinda,beijo para si e para a sua boneca linda.



bom fim de semana para todos .

Beijinhos São

Branca disse...

Olá Salvador,
Olá amigos,

Como gostei de os ler a todos e de matar saudades do Zé Tomaz.
Lindo texto que nos deixou, obrigada pela partilha.
Espero que esteja tudo bem consigo e família.
Fico feliz por o André e a mãe da Laurinha estarem melhores.
Um beijinho para todos.
Branca

Anónimo disse...

Olá a todos,
Gostaria de ter novidades sobre o Salvador!!! Alguem pode ajudar???

Beijinhos a todos.

Su

«O mais antigo ‹Mais antiga   601 – 800 de 865   Mais recente› Mais recente»